Da juventude e da maturidade…Por Josué Machado

DA JUVENTUDE E DA MATURIDADE

ou

VIVA LA VIDA

Por Josué Machado

…pode-se dizer que a desculpa de não se expor dos que abandonaram a juventude é uma pequena tolice, porque todos os jovens, com alguma sorte, atingirão e maturidade…

Muitos que já passaram dos 40, 50, 60 anos ou além tendem a evitar biquínis ou roupas que lhes desvendem o corpo. É que se lembram dos tempos de feliz inconsciência da pele elástica dos 10, 15 ou 20 anos, em que nem sequer percebiam a glória da musculatura em expansão. Deixavam-se viver na irreflexão feliz da juventude.

É o que melhor fazem os jovens. Deixam-se viver numa certa cegueira eufórica que vão perdendo pelo caminho.

Consolo para ex-jovens? É possível.

No entanto, com algum otimismo, pode-se dizer que a desculpa de não se expor dos que abandonaram a juventude é uma pequena tolice, porque todos os jovens, com alguma sorte, atingirão e maturidade. De preferência, a maturidade extrema com suas vantagens e desvantagens. Sim, vantagens.

Porque nem tudo são perdas com o balanço sem volta dos anos que se vão. Ganham-se também rugas, talvez quilos, às vezes cabelos brancos, quando não a calvície, fora algum cansaço das coisas e da tolice ao redor.

Mas, também com sorte, ganha-se alguma experiência e sabedoria, se os genes e o juízo ajudarem.

O que se sabe é que os jovens, na maioria, pouco sabem sobre como se deve viver e o que fazer de melhor na juventude. Daí a frase algo perversa do Marquês de Maricá (1773-1848):

Os jovens podem, querem, mas não sabem; os velhos sabem, querem, mas não podem.”

Claro que se trata apenas de frase de efeito que não traduz verdade absoluta. Há jovens que podem, querem e sabem, e gente vivida que não sabe e não pode nem quer porque nunca soube. Mas há também os mui vividos e mui vividas que sabem, querem e continuam podendo quase tudo. Quase.

Não dá mais para nadar 100 metros em 15 segundos nem correr 10 km em uma hora ou jogar futebol duas horas, mas sabemos todos que nem tudo se resume a proezas musculares.

Portanto, liberdade para as borboletas, vivamos o esplendor da vida que flui e dane-se a torcida.

Nem que seja de leve.

_____________________

JOSUE 2Josué Rodrigues Silva Machado, jornalista, autor de “Manual da Falta de Estilo”, Best Seller, SP, 1995; e “Língua sem Vergonha”, Civilização Brasileira, RJ, 2011, livros de avaliação crítica e análise bem-humorada de textos torturados de jornais, revistas, TV, rádio e publicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter