Call de abertura 18/06/2015:Manutenção dos juros dos EUA dá ‘colher de chá’ para o Brasil

5 thoughts on “Call de abertura 18/06/2015:Manutenção dos juros dos EUA dá ‘colher de chá’ para o Brasil

  1. Alex, o Brasil já subiu 2,75 p.p. desde as eleições. Os EUA vem ameaçando subir (mas não sobem) a taxa de juros em 0,25 p.p.

    Aprendemos todos que o diferencial de juros é variável importante, embora não a única, para determinar a taxa de câmbio.

    Como pode tanto aumento no diferencial e o câmbio depreciar (ou não apreciar)?

    OK, existem outros fatores, tipo preços de commodities etc. Mas me impressiona ver a relativa pouca importância do diferencial de juro.

    O que acha?

    Bruna

  2. Não me surpreende. O trabalho que eu e a Tatiana Pinheiro fizemos há pouco menos de 5 anos sugeria que preços de commodities e o movimento global do dólar eram os principais determinantes da taxa de câmbio

    Não achei o texto original publicado, mas há um resumo no link abaixo com os principais resultados.

    Estimamos elasticidades na casa de -0,6 para preços de commodities (10% a mais no preços das commodities aprecia o real 6% face ao dólar) e +0,6 para o DXY (uma apreciação globla de 10% do dólar face às moedas do índice DXY aprecia o dólar face ao real em 6%). Já a semielasticidade com respeito ao diferencial de juros (swap360 vs Treasury de 1 ano) seria próxima a 1, i.e., 1% a mais de juro apreciaria o real 1% face ao dólar.

    http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/boletim/Economia_&_Tecnologia_Ano_07_Vol_Especial_2011.pdf

  3. O senhor tem alguma opinao formada a respeito se o uso do manual de soluções ajuda o aluno a compreender a materia,baseado na sua experiência como aluno e professor?

  4. Pois é, Alex. Achei muito bom teu artigo com tatiana, mas atualizando o mesmo com dados até agora, o mesmo resultado nao se encontra. Uma pena.

    Abs
    Gloria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter