Deu a louca no mundo. Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Deu a louca no mundo

Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

No nosso Gota, ou Lista de Janot, encontramos dois ex-presidentes da República, cinco governadores, vários ministros de Estado, não sei quantos senadores e deputados e outras altas personalidades da nossa vida política. Estarão listados por seu cargo e origem? Não, meu caro Leitor, mas sim pelo fio condutor que une o Brasil há muitos e muitos anos, a corrupção…

Artigo publicado originalmente no Blog de Ricardo Noblat, 17 de março/ 2017
A Lista do Janot (Foto: Charge de Sponholz / sponholz.arq.br)
A Lista do Janot (Foto: Charge de Sponholz / sponholz.arq.br)

Não sei se é por conta do aquecimento global. Talvez seja. Depois que eu li que não foi somente devido à chuva de cinzas expelidas pela lava do Vesúvio mas também por conta do calor brutal que se abateu sobre a bela cidade romana que os moradores de Pompeia morreram, passei a respeitar ainda mais a teoria dos danos que o aquecimento global traz ao nosso planeta.

Ao nosso planeta e às nossas mentes…

Ou não seria o aquecimento global que está mexendo com os corações e mentes dos habitantes da Terra?

Tem lógica o que a Turquia está tentando fazer com a Holanda? Ofender-se porque os holandeses não admitem que ministros turcos façam comícios nos Países Baixos? Eles que falem lá em suas cidades e que deixem os holandeses em paz.

E os americanos que resolveram arriscar na eleição de uma figura inacreditavelmente despreparada para comandar uma democracia? Um sujeito que acha que foi eleito o Luis XV dos EUA e que ainda não se deu conta que ele manda, mas nem tanto quanto pensava que poderia mandar?

Isso do lado de lá do Equador. Aqui em nossas plagas, o calor tem mexido com tanta coisa que nem sei por onde começar…

… tudo é ruim. Recebemos a Lista de Janot, claro, que mal comparando é o nosso Almanaque Gotha. Não me refiro ao Gotha original criado em 1763 que serve desde então como guia de referência da alta nobreza e das famílias reais europeias…

Escolho falar primeiro do depoimento-campanha do Lula na Justiça Federal de Brasília, anteontem. No qual ele se queixou amargamente do massacre que vem sofrendo. Sabe, Leitor, fiquei até com pena do coitado. É uma vida sofrida. Ganha tão pouco que se vale de doações de seus filhos para fechar o mês. Na verdade, ele nem sabe quanto ganha.

Passou os anos de governo sem ir a uma festa, um batizado, um jantar, um casamento, para que não o fotografassem e depois explorassem a fotografia.

Ele chega a agradecer ao juiz a oportunidade que tem de dizer tudo que tem entalado na garganta. Além de massacrado, pelo visto ele é silenciado. Ainda bem que terá muitos depoimentos pela frente. Vai poder dizer tudo que pensa…

Já a ex-presidente Dilma, em Genebra, na semana passada, fez a alegria dos suíços que estavam assistindo a um jornal na TV local. Como é extremamente arrogante e se acha a rainha da mandioca, resolveu falar em francês! Com certeza para la felicité de las personnes.

Será que era preciso agredir Voltaire para nos dizer que se las personnes recebessem oportunidades iguais o mundo melhoraria? E antes que eu me esqueça: por que ela não fala em português, sua língua natal? Não tem, em sua equipe, nenhum tradutor?

Mas nem tudo é ruim. Recebemos a Lista de Janot, claro, que mal comparando é o nosso Almanaque Gotha. Não me refiro ao Gotha original criado em 1763 que serve desde então como guia de referência da alta nobreza e das famílias reais europeias. Quero me referir ao Gota publicado em Londres desde 1998 e que “designa de uma forma mais simples e comum personalidades políticas, midiáticas ou culturais, conhecidas pela sua importância em termos da vida social ou de notoriedade (Wikipedia)”.

No nosso Gota, ou Lista de Janot, encontramos dois ex-presidentes da República, cinco governadores, vários ministros de Estado, não sei quantos senadores e deputados e outras altas personalidades da nossa vida política. Estarão listados por seu cargo e origem? Não, meu caro Leitor, mas sim pelo fio condutor que une o Brasil há muitos e muitos anos, a corrupção.

A criatividade dos brasileiros, no entanto, não sofre com o calor. Ao contrário, parece que o fogo alimenta as ideias de nossos políticos que antes dividiam o dinheiro que arrecadavam entre as empreiteiras em Caixas 1 e 2. Hoje, os Caixas andam dando filhotes: já há uns três ou quatro tipos…

Curioso, não é? A opinião pública aprova com entusiasmo a Lava Jato e a corrupção aumenta? Não, não é isso. Como lembrou nosso blogueiro Ricardo Noblat, “o que aumentou, e muito, foi a ousadia de corruptos e corruptores, assim como o volume de dinheiro em circulação proveniente do superfaturamento do preço de obras públicas” (Blog do Noblat, 13/3/2017).

A tal ponto que um dos mais eminentes listados, Luiz Inácio Lula da Silva, já está em plena campanha para as eleições presidenciais de 2018!

Acredite se quiser, Leitor.

_______________________________________________________

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.
https://www.facebook.com/mhrrs e @mariahrrdesousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter