Call de abertura 30/Abr/2015: Vai ser difícil atingir a meta do superávit primário deste ano

33 thoughts on “Call de abertura 30/Abr/2015: Vai ser difícil atingir a meta do superávit primário deste ano

  1. Eu, não entendo!

    Podem utilizar o modelo economêtrico que queiram… mas o que a SELIC tem a ver com preço administrado (gasolina, tarifas transporte, energia, etc.) e preço de tomate, cenoura, carne, etc. ? (causas da nossa inflacao)

    De que adianta a inflação se estabilizar no patamar de preços tão altos quanto o cume monte everest ?

    Esse país é uma ZONA!

    1o. Com recessão, Banco Central deveria baixar!!! os juros, e não aumentá-los

    2o. O preço internos dos derivados de petroleo aumentam quando lá fora o preço da commodity cai; e vice-versa.

    Não seria mais fácil, prático, lógico seguir o caminho natural dos preços do que ficar marretando prego em angú com essas políticas anti-cíclicas ?

  2. O Brasil tem produzido vexames mundiais recentemente – Petrobrás,Eike,extinção dos Brics,adoção da brincadeira paleokeynesiana do multiplicador/acelerador com pimenta marxista…Mais um ia entrando nessa lista: a saída do clube dos Inflation Targeters(uma perda de credibilidade de 1,1% ainda nos segura no clube ,com tartarugas ninjas).

  3. "Eu, não entendo!"

    Já eu não separo o sujeito do verbo…

    "Podem utilizar o modelo economêtrico que queiram… mas o que a SELIC tem a ver com preço administrado (gasolina, tarifas transporte, energia, etc.) e preço de tomate, cenoura, carne, etc. ? (causas da nossa inflacao)"

    Eu não sei o que seria "economêtrico", mas o IPCA sem preços administrados e sem alimentos, "causas da inflacao segundo o autor do comentário cretino" está em 6,64%, Em português, embora os preços administrados pressionem a inflação, há muito mais além deles também pressionando.

    Impressionante como qualquer um se acha no direito de dar opinião sem perder 30 segundos para olhar os dados. Sai deste corpo que não te pertence, chutador!

  4. O Pochman apresentou um argumento interessante no Globonews Painel:A India tem um deficit público de 8% do pib,e o deficit não atrapalha o crescimento.

  5. "O Pochman apresentou um argumento interessante no Globonews Painel:A India tem um deficit público de 8% do pib,e o deficit não atrapalha o crescimento."

    Argumento cretino. Qual a poupança da Índia? Qual o nível de investimento na Índia? Quais são as estimativas de aumento da produtividade na Índia? Isto só para começar…

  6. Alex,

    Certa vez voce mencionou que a elasticidade renda das importacoes no Brasil é alta porque somos um pais fechado. No entanto, isso é uma tautologia que deriva da definicao de elasticidade renda, que depende negativamente do share das importacoes no PIB.

    Nao da para afirmar que o Brasil teria uma elasticidade menor caso se abrisse mais porque a derivada das importacoes em relacao a renda nao é independente do share das importacoes. Se o Brasil se abrir, essa derivada pode aumentar e compensar o aumento de share, elevando (e nao reduzindo a elasticidade renda).

    No seu livro com o Giambiagi voce repete o mesmo erro, e contam uma historinha de dois paises, um aberto e outro fechado, mas com a derivada do consumo em relacao ao investimento dada. Aí nao vale…

    É a mesma coisa de ter uma economia fechada e sem governo e falar que dado o PIB, quanto menor o consumo, maior o investimento. É tautologia. Seu argumento falta intuiçao economica para colar…

    O que acha? Acho essa uma discussao fundamental…

    Abs
    Economista X

  7. O termo para a política de juros do BC usado pelo meus conterrâneos é "overshot", ou seja, esta indo com sede demais ao pote… o desemprego (aquele dos bons empregos de carteira assinada com salários razoáveis) está crescendo, a pizza do Lava-Jato continua no forno segurando investimentos, as privatizações oops parcerias estão paradas, nossa credibilidade baixa, dinheiro caro demais, BNDES quebrado, ou seja, com tanta coisa ruim não precisa mais subir os juros! A Dilma navega o Brasil como se fosse o Titanic…

  8. Perguntem ao campineiro se topa Raghuram no lugar do Tombini. O horizonte campineiro é o calote na burguesia financeira por isso o déficit não importa.

  9. "O que acha? Acho essa uma discussao fundamental…"

    Qualquer coisa pode ocorrer com a derivada das importações com relação à absorção (não do consumo com respeito ao investimento, mas tudo bem).

    Ocorre que não dá para imaginar que a elevada (consistentemente na casa de 2) elasticidade-renda (na verdade, absorção) das importações não caia quando a economia se torna mais aberta; se não for o caso, todo país que abrisse sua economia viveria crises permanentes de balanço de pagamentos ou pressões permanentes sobre a taxa real de câmbio.

    O efeito share domina o efeito derivada.

  10. "Por gentileza o senhor poderia defender o governo do PT?O senhor participou na construção do legado do presidente Lula."

    Mas eu defendo!

    A gestão do BC no período entre nov-03 e abr-06, por exemplo, foi impecável…

  11. Eu digo ser mais ousado,elogiar a gestão na Petrobras,elogiar as conquistas sociais.

    Eu defendo o PT porque ele e o partido da ética,e que mais ganhos sociais trouxe para o Brasil.

  12. "Eu digo ser mais ousado,elogiar a gestão na Petrobras,elogiar as conquistas sociais."

    Ah, isto.

    Claro: o recorde mundial em roubalheira é nosso! Pode hastear a bandeira e cantar o hino!

  13. "se não for o caso, todo país que abrisse sua economia viveria crises permanentes de balanço de pagamentos ou pressões permanentes sobre a taxa real de câmbio."

  14. "Nesses últimos 30 anos o PT foi o único partido ético que conseguiu combater a corrupção"

    E ainda botou na cadeia o Genoíno, o Dirceu, o Delúbio, o João Paulo, todos altos dirigentes do PSDB… Gente, será que eu me confundi?

  15. O pior cego é aquele que não quer enxergar; os programas de redistribuição de renda só foram possíveis graças aos esforços anteriores de estabilização da moeda. Saímos da falência do Estado para a pobreza, e o Lula saiu da pobreza para uma condição "menos pobre". Se a administração da coisa pública pelo PT fosse mais séria e competente os ganhos teriam sido mais expressivos. Que pena…

  16. Alex disse…

    Não, o Coelhinho da Páscoa dava para Papai Noel…

    Estou chocada!! Não imaginava que o Coelho da Páscoa (tão fofinho) pudesse ser tão velhaco!

  17. "Genuíno traiu o partido!!"

    Sem dúvida! Traidor! Deve, inclusive, ser por este motivo que cantam para ele "Guerreiro do Povo Brasileiro"…Opa, peraí gente, posso ter me confundido de novo…

  18. Anônimo Anônimo disse…

    Alex disse…

    Não, o Coelhinho da Páscoa dava para Papai Noel…

    Estou chocada!! Não imaginava que o Coelho da Páscoa (tão fofinho) pudesse ser tão velhaco!

    Alex disse…

    E Papai Noel zoófilo?

    como voce havia dito que era o coelho quem dava e não o papai noel quem "pegava", eu não havia pensado por esse ângulo.

  19. Alex disse…

    Não, o Coelhinho da Páscoa dava para Papai Noel…

    Estou chocada!! Não imaginava que o Coelho da Páscoa (tão fofinho) pudesse ser tão velhaco

    Alex disse…

    E Papai Noel zoófilo?

    Mas, de fato, faz muito mais sentido que Papai Noel, enquanto ser humano, seja o predador.
    Assim a grande conclusão a que eu chego é: como eu fui lerda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter