A notícia. Por Meraldo Zisman

A notícia

Meraldo Zisman

Os profissionais do Marketing não têm grande pudicícia em abusar da boa-fé do público. E não vacilam em capturar e dirigir o tremendo desejo de consumo dos compradores…

O especialista competente reluta em abordar um assunto novo e específico, na sua área profissional.

A maioria das pessoas, excetuando as exceções de praxe, opinam sobre tudo ou quase tudo.  Da física quântica aos alimentos com glúten ou sem glúten.

Na realidade, é desnecessário e inútil fazer uma pesquisa sobre alimentos rotulados como com/sem glúten. Primeiro, porque o conhecimento sobre o perigo deste novo-antigo vilão alimentar deve certamente ser muito precário. Segundo, porque a ideia de que é perigoso já viralizou e virou ‘verdade’.

Os alimentos que preenchem as prateleiras dos supermercados e são portadores do rótulo de ‘sem glúten’ são hoje os preferidos pelo homem sapiens, pois o glúten virou um vilão esconjurado, embora tenha sido consumido pela humanidade desde  antes da Bíblia.

Quanto menos conhecemos um assunto, mais fácil é acreditar na consagração midiática.

Os profissionais do Marketing não têm grande pudicícia em abusar da boa-fé do público. E não vacilam em capturar e dirigir o tremendo desejo de consumo dos compradores.

Para me limitar ao meu ganha-pão de médico, costumei-me a atender, tratar e acompanhar os diversos tipos de diabete. Agora, estão anunciando que o velho BCG está curando ou melhorando a vida dos portadores dessa enfermidade. Vamos aos motivos por trás dessa ‘notícia’.

Leio na primeira página do meu provedor (UOL 20/3/2017) a manchete:

ATENÇÃO DIABÉTICO: Você Quer Descobrir os 4 Passos Simples para Dominar o Diabetes em 30 Dias?

Fico apreensivo com a proposta de que a injeção de BCG serve à cura da diabetes. O que poderá ser até verdadeiro, mas o canal de divulgação dessa novidade está errado e pode despertar falsas esperanças, o que é muito perigoso. A desesperança é terrível. Povodesesperançadofica doente.

Para início de conversa, aconselho ao leitor perguntar aos seus inúmeros amigos do Facebook o significado da sigla BCG, sem consultar Google e assemelhados nem pedir auxílio ou consultar terceiros robotizados. Depois, por gentileza, mandem-me o resultado. Obrigado.

Os jornalistas e todos os responsáveis pela Mídia que, para mim, como leigo, consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, cujo objetivo é transmitir informação e conteúdo variado através de uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar tal informação. E eles, como profissionais conscientes, deveriam saber que as faladas mídias sociais são, pelo geral, as suas principais fontes de informação.

…Devemos nos lembrar de que a diferença entre boato e notícia é que a notícia pode ser forjada…

Não os culpo, pois, somos todos humanos e temos dificuldade para lembrar como é não saber o que conhecemos bem. No entanto, compreendo que defender o leite das crianças é sagrado e para isso participam da mesma cadeia alimentar. E que seu público é o  leitor, televisivo e de todas e quaisquer plataformas midiáticas inventadas e por inventar.

 Baseado em estatísticas digo: — A grande maioria das notícias das “mídias sociais” tem origem nos profissionais da Imprensa.

“A gente pode dizer tranquilamente que, se não tem mídia, não tem mídia social”, afirma Luli Radfahrer, pesquisador da USP e colunista da Folha de São Paulo.

Os debates nas redes, diz ele, surgem da cobertura profissional, como repercussão ou crítica. Ele observa, porém, que o papel da imprensa não se encerra mais no publicar. E afirmar esse perito: “Não são mais donos do discurso; são quem inicia a conversa.”

Devemos nos lembrar de que a diferença entre boato e notícia é que a notícia pode ser forjada…

 Conferir: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1545424-jornalismo-profissional-domina-redes-sociais.shtml

 ____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter