Ganho secundário.Por Meraldo Zisman

GANHO SECUNDÁRIO

Meraldo Zisman

…Essa mania de permanecermos olhando para o próprio umbigo é péssima. Permanecer olhando exclusivamente para essa reentrância abdominal é imaturidade para não dizer, criancice…

Ganho secundário é o termo usado na Psicologia e na Medicina para se referir a benefícios que um transtorno ou doença pode fornecer ao paciente e que possa justificar seu desejo em continuar doente.

A importância para o Brasil da Operação Lava Jato é indiscutível e trará outros benefícios além dos apregoados. Sou um esperançoso de que nosso país saia mais amadurecido dessa situação.

… nenhuma nação é uma ilha, completa em si própria; cada país faz parte de um conjunto de todo este pequeno planeta que habitamos.

Os depoimentos dos delatores da Lava Jato sobrevêm de ser o novo astro midiático. E os envolvidos, alguns deles, aparecem tão seguros e lampeiros que mais parecem âncoras da comunicação televisiva.  Tudo bem. Publiquem. Transmitam. Mostrem. Mas, lembrem-se de que o tempo de televisão é muito caro. Não se deve desperdiçá-lo com mono-assuntos.

Costumo afirmar que nenhuma nação é uma ilha, completa em si própria; cada país faz parte de um conjunto de todo este pequeno planeta que habitamos. Não devemos esquecer que, por maior que seja um estado-nação, ele está inserido no mundo, antes e depois da globalização. O que lamento, e acredito que não está devidamente destacado é o que está ocorrendo lá fora.

Essa mania de permanecermos olhando para o próprio umbigo é péssima. Permanecer olhando exclusivamente para essa reentrância abdominal é imaturidade para não dizer, criancice. Por que a mídia brasileira não aproveita a sensibilização da população com a Lava Jato e passa a ser uma fonte de maiores esclarecimentos do que está ocorrendo também lá fora, além de esperar por detonações e explosões de furo de reportagem, como no caso acontecido agora na França.

O brasileiro esquece ou não sabe que a importância do país poderá ser revertida também lutando contra o desconhecimento do povo envolvendo a política externa. As mudanças não são mais individuais, entre pessoas, e muito menos entre nações.

 Sem desejar dar uma de patriotada tupiniquim, enfatizo:

A Lava Jato poderá servir também para ser um grande empurrão para deixarmos de vez essa lenga-lenga de sermos o eterno país do futuro.

Ajudem o Brasil, senhores empresários da imprensa, independentemente de sua ideologia crescer. A tecnologia está aí para ajudar as pessoas, e a nossa mídia não faz vergonha, tecnicamente, a ninguém. Sem imprensa livre, honesta, soberana inexiste democracia. Reconhecer o óbvio é muito difícil e tornou-se chocantemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade (Albert Einstein).

 ____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter