Para tudo tem jeito. Por Meraldo Zisman

PARA TUDO TEM JEITO

Meraldo Zisman

… O meu conhecimento é de pessimista, mas minha vontade é de um otimista. Chega de pessimismo ou baixo astral e  não necessito me queixar, pois só os ingênuos possuem direito de se lamentar.  Há duas coisas que não se pode mudar nesta vida: pai e mãe…

Ao contrário do que muitos acreditam, nem todos os políticos são corruptos. Há e pode haver mais gente boa na política. Generalizações são sempre perigosas.     Se todo mundo não presta e o único certo é aquele que generaliza (Todo político é ladrão!) o ‘certinho’ termina por ficar paralisado, vai para casa, enclausura-se em si mesmo e nada faz. O mundo todo é desonesto, nada posso fazer.

 Associar desonestidade à corrupção virou mantra (estribilho) tântrico, instrumento para conduzir pensamentos negativistas. E não tem mesmo jeito, o mundo é todo imperfeito…

Pera ai!

Há desonestos em todos os setores da sociedade. Há médicos que molestam sexualmente as suas pacientes, há advogados que prestam serviços a criminosos, há policiais que cometem crimes, há padres que praticam pedofilia e há jornalistas que só opinam o que o patrão manda… Por que então não haveria políticos que roubam dinheiro público?

A tentativa de criminalizar toda a classe política é, em parte, da imprensa. E de uma parte da imprensa de propriedade de grupos econômicos que precisam justamente de uma classe política inescrupulosa, mal eleita, mal preparada e assim suscetível de ser corrompida e coagida por meio de ameaças de denúncias no noticiário. Esse seria um dos inúmeros fatores para a gestação de criminosos, de duplas corrupto-corruptor. Para escapar do acachapante fenômeno Lava Jato e de suas delações premiadas, desta vez pergunto: o que devemos/podemos fazer?

— Primeiro lembrar que o pessimista é apenas um otimista bem informado. Imagine se ele for  mal- informado.

Não sou do tipo de pessoa que afirma “depois da bonança vem a tempestade”; a quem me pergunta se sou pessimista ou otimista respondo:

 O meu conhecimento é de pessimista, mas minha vontade é de um otimista. Chega de pessimismo ou baixo astral e  não necessito me queixar, pois só os ingênuos possuem direito de se lamentar.  Há duas coisas que não se pode mudar nesta vida: pai e mãe que nos geraram e que um dia vou morrer. Para o resto tudo tem jeito e pode ser mudado.

Se todos os políticos forem demonizados, só haverá uma solução: o retorno à monarquia, cujos herdeiros estão disponíveis e prontos para assumir.

 ____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter