Comemorar o quê? Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Comemorar o quê?

Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

…”Você talvez não tenha se dado conta mas ofendeu muito os seus apoiadores ao julgar o triplex no Guarujá ruim para você e sua família, comparando-o a uma unidade Minha Casa, Minha Vida. Essa deve ter doído muito nos infelizes moradores das pífias casinholas das quais você e seu governo tanto se gabavam”…

Artigo publicado originalmente no Blog de Ricardo Noblat, 14 de julho/ 2017
Lula, há uma enorme diferença entre concordar com a sentença do juiz Sergio Moro e sair por aí cantando, dançando e brindando com champanhe. Não comemoro.
Concordo inteiramente com a sentença e só lastimo o ritual que ainda teremos que enfrentar até ver esse assunto resolvido, quer dizer você enfim afastado da Política.
Você é incapaz de admitir os erros que cometeu, dentre eles colocar no Planalto aquela senhora que não soube nem governar, nem escolher um vice. Segundo você, todos erram, sobretudo a Justiça e os meios de comunicação, menos você e o PT.
No palavrório ontem (13 de julho) à tarde na sede do Instituto Lula, rotulado inadequadamente de entrevista, você pediu aos membros da Casa Grande que permitissem que um homem da Senzala voltasse a governar o país. Verdade, foi o que você pediu!
Estava me arrependendo do tempo que perdia ouvindo o seu discurso até esse momento. Foi então que vi que valeu à pena, pois deu para compreender o espetáculo deprimente da véspera, o piquenique na Mesa Diretora do Senado Federal.
Ô Lula, como é que você tem a audácia de fazer um pronunciamento como o de ontem à tarde com a Gleisi Hoffmann sentada ao seu lado? Você deu a essa moça o título de presidente do PT!  E estranha o PT estar perdendo tantos militantes?
Francamente, Lula, da ata que fundou o PT até hoje a decadência foi brutal, não foi não? Ou você imagina alguns dos signatários daquela ata pedindo marmita on delivery na Mesa Diretora do Senado Federal?

Você diz ainda que a única prova que existe é a prova da sua inocência. Prove isso, Lula. Prove e comprove!

Antes que eu me esqueça, você vê alguns dos fundadores do PT sequer admitindo que num momento assim grave como o da publicação da sentença do juiz Moro eles fossem ficar mais preocupados com a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras? Quando a própria construção do estádio do Corinthians faz parte da lista de propinas que as empreiteiras deram a você e ao PT?
O que você e seu advogado deviam perseguir era a condenação dos outros políticos já réus de processos para provar que não são só os da Senzala que vão presos, mas os da Casa Grande também. A começar pela presidente do PT que acha que “Sergio Moro é covarde por dar essa sentença a Lula”’.
Isso, sim, seria a atitude de um homem que, embora tenha errado, sabe que errou e não quer continuar errando.
Você talvez não tenha se dado conta mas ofendeu muito os seus apoiadores ao julgar o triplex no Guarujá ruim para você e sua família, comparando-o a uma unidade Minha Casa, Minha Vida. Essa deve ter doído muito nos infelizes moradores das pífias casinholas das quais você e seu governo tanto se gabavam.
Sabe, Lula, tirando o grupelho que estava na sede do PT ontem, o povo anda atento e sabe muito bem o quanto você se afastou da Senzala!
Reafirmo que concordo com a sentença do juiz Sergio Moro, por quem tenho enorme admiração. Mas não posso comemorar pois o nosso país está numa situação periclitante, econômica e moralmente muito fragilizado. E isso devemos ao PT.
Aproveite o tempo que você ainda tem para reformular seu partido e fazer com que ele se torne o partido popular que seus marqueteiros venderam para o povo brasileiro e para o mundo.
Você diz ainda que a única prova que existe é a prova da sua inocência. Prove isso, Lula. Prove e comprove!
Imagem abertura:
Lula e Gleisi Hoffmann na sede do Instituto Lula, 13 de julho, à tarde (Foto: Edilson Dantas/Agência Globo)

_______________________________________________________

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.
https://www.facebook.com/mhrrs e @mariahrrdesousa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter