Una renovación de toda la vida. Coluna Mário Marinho

Una renovación de toda la vida

COLUNA MÁRIO MARINHO

O título do alto desta coluna se refere exatamente à foto acima onde aparecem o craque Neymar e o presidente do Barcelona  Joseph Maria Bartomeu quando, em outubro de 2016, foi oficializada a renovação do contrato do jogador com o Clube.

A assinatura foi com a data do mês de junho e a validade do contrato era de cinco anos. De junho até o mês de outubro, foram várias as conversações entre o staff de Neymar e os cartolas do Barça.

Finalmente, chegaram aos números finais: a multa rescisória foi estipulada em 190 milhões de euros, com reajustes anuais que e levaria a 250 milhões até 2021, atingindo ao mesmo patamar del diós Messi.

A apaixonada imprensa espanhola saudou a renovação como sendo “una renovación de toda la vida.”

Como se vê, a vida é mais curta do que parece.

E como em toda separação litigiosa, as acusações sobram lado a lado.

O staff de Neymar avisou que ele não quer mais jogar pelo time por falta de pagamento de um bônus de carca de 96 milhões de reais.

Esse bônus foi previsto na renovação do contrato e, realmente, o Barcelona fez o pagamento somente em juízo.

A alegação do Barcelona é de que o bônus não deve ser pago porque o jogador está de saída para o futebol francês.

O staff alega que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. E coisa não estaria ligada com coisa.

Quando muito dinheiro começa a mudar de mãos tumultuadamente, sempre aparece alguém para querer tirar uma lasquinha.

Assim, o Santos já oficiou à Fifa que, como clube formador, tem direito a participação na negociação. O Peixe prevê colocar em seus cofres cerca de 40 milhões de reais.

Barcelona e PSG, inimigos num momento, já se unem e batem pé que não vão pagar nada. Imbroglio à vista.

Na Catalunha Neymar é tratado como o inimigo público número 1.

No Clube, as camisas número 11 do craque já foram recolhidas das lojas; cartazes e publicidades com o jogador também desapareceram.

O jornal Sport estampou em sua primeira página todo o ódio do torcedor:

Neymar indo PSG

Outros trouxeram manchetes do tipo: “Paga é vá”.

O pagamento também é problemático. Existe em vigor na Europa um acordo da Uefa para que seja praticado do fairplay financeiro. Ou seja: contra o abuso financeiro.

A quantia paga por Neymar, 820 milhões de reais, fere esse acordo.

Por isso, a Real Federação Espanhola não quis receber a grana.

O Barcelona, por sua vez, já recebeu.

Mas o processo contra o Paris Saint Germain pode ser aberto pela Uefa. E, aí, o que acontecerá?

Orientados por advogados espanhóis, os representantes de Neymar dizem que têm um plano B. Ou seja: um jeitinho.

E assim ficamos sabendo que não somos só nós, os brasileiros, os únicos a recorrer a um jeitinho quando a coisa aperta.

A outra discussão é a seguinte: Neymar acertou ao trocar o Barcelona pelo PSG?

De minha parte, dou todo o apoio ao Neymar.

Mercenário! Exclamarão alguns.

Profissional, respondo eu. Afinal de contas, vai entrar numa grana preta com novo milionário salário; imporá a si mesmo mais dedicação e mais esforço em campo para provar que acertou e chegar ao sonhado lugar de Melhor do Mundo.

Vá em frente, Neymar.

 _______________________________________

Gaviões nas nuvens

Esse Corinthians está mesmo impossível.

Jogou seu eficiente arroz com feijão costumeiro e volta do Mineirão com mais uma vitória, mantendo a liderança com distância binocular de seus seguidores. Os 2 a 0 aplicados no Atlético foram alcançados como remédios com doses pré definidas: uma dose no primeiro tempo, outra no segundo.

Mal terminou o jogo na noite desta quarta-feira, e o corintiano Márcio Cabral, lá de Cuiabá, já me enviou o vídeo acima. Nele, o Gavião foi transformado em imponente águia.

Elegante, ameaçadora, soberana, imponente como Zeus, o maior de todos os deuses, a águia alças voo carregando o escudo do Timão.

Foi uma ótima noite para o futebol paulista.

O Palmeiras sofreu um pouco, mas venceu o Botafogo: 2 a 1 e vai se aproximando do vice-líder.

O Santos, num jogo espetacular no Pacaembu, virou em cima do Mengão (vestido com horroroso uniforme amarelo) num jogo de muitos gols: 3 a 2.

O Grêmio espantou a zebra e despachou o Atlético GO.

Em Recife, onde o Fluminense empatou com o Sport, 2 a 2, o técnico Abel Braga, que perdeu o filho de 18 anos há cinco dias, recebeu comovente homenagem da torcida que o aplaudiu de pé.

Por um momento, o futebol não teve inimigos se enfrentando, mas, sim amigos se solidarizando.

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

1 thought on “Una renovación de toda la vida. Coluna Mário Marinho

  1. Recebi do amigo e companheiro Modesto Laruccia o texto abaixo que publico, aprovo e assino.

    fORMIDÁVEL SUA EXPOSIÇÃO SOBRE O ASSUNTO. PARABÉNS.
    Agora, gostaria que vc lesse o texto que mandei pro “estadão”, não falo sobre futebol.

    GROTESCA DEMONSTRAÇÃO DE\ HORRORES

    No último fim de dia, de quarta-feira, 02\8\2017, tivemos a votação, ao vivo, da Câmara dos Deputados sobre a permanência ou não da atual administração federal mas, não é sobre mérito do assunto que quero falar e sim como era feita a votação. Quem assistiu e ouviu, mesmo que tenha sido por alguns minutos, (eu não suportei mais de 10 ou 12 minutos…), deve ter notado que bastava a resposta SIM ou NÃO, pra contagem do escrutínio. Que desastre, que horror que se ouvia quando alguns dos deputados, queriam justificar seu voto, os discretos simplesmente davam o voto no monossílabo, sem nenhum compromisso. Mas, a maioria fazia questão de enaltecer sua posição e aí, vinha a verbosidade idiota da boca dos “ilustres funcionários público”, com salário exorbitante pra expor seu arrazoado cabeçalho de panfletos ordinários, abrindo os braços numa ridícula exposição de apelo aos indecisos ou defendendo seu voto.
    Pobre Câmara, pobre povo, pobre Brasil a contar com elementos que não passariam nem de pipoqueiros dos mais pobres e simples (sem ofender a classe, por favor), demonstrando o que mais chama a atenção da nação, quase 600 representantes do povo (sic) que não sabem o que falam, repetem seus discursos (sic) como se estivessem num comício de botequim ou sobre qualquer coreto, tirando do local nobre, a principal finalidade que é alegrar o povo.
    Qualquer um dos que expuseram a grotesca demonstração de horrores, se fossem candidatos a algum cargo numa empresa qualquer, seriam sumariamente reprovados, e VOCÊ sabe por que? PORQUE NUNCA TRABALHARAM NA VIDA, VAGABUNDOS COM UM EMPREGO ARRUMADO POR NÓS, ELEITORES OTÁRIOS.
    O que fizeram nos últimos 8 anos? Levaram o pais a bancarrota, acabaram com nossa economia, com nossa saúde, com nossas escolas, e COM NOSSA PACIÊNCIA. AMEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter