Links para o Painel da Globo News de 1/dez/2012

Primeira parte.

Segunda parte.

24 thoughts on “Links para o Painel da Globo News de 1/dez/2012

  1. Os investimentos acontecem em AMBIENTES que transmitam segurança ao capital (empreendedores e investidores) e expectativas positivas de lucros. este governo, apesar da boa vontade, transmite insegurança, instabilidade, resumindo, consegue amedrontar a todos. Sabemos que nosso crescimento (investimentos) é fruto de poupanças internas e externas (sem estas somos um país inviável). Esta turma que nos governa assustou o capital estrangeiro (em época de crise mundial). Não é uma Argentina nas mentiras, mas tenta esconder verdades e quando fala amedronta e trás instabilidades. O pior é que ainda critica naquilo que o mundo todo já não acredita mais. Não é uma Venezuela nem um Irã (para não dizer os hermanos e vizinhos argentinos, para quem somos obrigados a torcer a favor), mas passa uma mensagem dúbia se é a favor ou contra os absurdos destes governos. As críticas ao que deu certo, o tripé, sem esclarecer o que virá para substituir. As operações ultra duvidosas do BNDES. A instabilidade do setor petroleiro, do setor energia, a lentidão de tudo que depende do governo. Nada melhorou.

  2. Como percepção é tudo e você sempre morde a isca, vão acabar de pespegando de vez a fama de descontrolado.
    Quermesseiro é especialista em fazer tabelinha um com o outro.

  3. Como pôdes, brimo. Aquele senhor é tão caroável quanto o padre da paróquia. É o tio que qualquer criança queria ter: calmo, ponderado e "inofensivo". A tua rudeza além de imperdoável foi tua ruína.

  4. Esses desenvolvimentistas de jequice intelectual, nas sabias palavras do "O" não resistem ao debate com o Alexandre.

    O cara vem dizer que pq o outro trabalhou no BC e no mercado financeiro, isso o levará a ter uma visão pessimista é de uma tremenda tolice! Não tem nada a ver. Um simples aluno de economia que está em final de curso sabe disso, mas tem uns que insistem em não enxergar isso. Rsrs

    Cadê a Thinker Bell do Tombini?

  5. Alex,muito bom seus comentários na globo news,senti que voçe em alguns momentos segurou para não disser toda a verdade da maneira que imagina…mas valeu!!!

  6. Boa noite,
    achei sua participação muito boa, tomo a liberdade de destacar a polidez com a qual respondeu ao ataque infeliz e infantil do Lozardo, que tentou desqualificar sua opinião com a colocação “ex-BaCen e gente do mercado financeiro”. Bem, segundo ele não temos nada com o que nos preocupar, continuamos como o grande país do futuro, basta confiar um pouquinho mais nas promessas do governo.
    Por fim, ele ainda tenta desqualificar a opinião da Latif, no início do segundo bloco, com a “piadinha” que desaquecer o mercado de trabalho é bom para quem tem emprego garantido, como se ela não houvesse contextualizado a colocação dela em um ambiente de pleno emprego.
    Obviamente ela também está de parabéns pela elegância com a qual lidou com essa triste postura do Lozardo.

    Abs

    José Carneiro da Cunha

  7. Achei que vc, A.S., foi extremamente rude desnecessariamente com o Lozardo. É pq ele não quis revidar a sua grosseiria, eu fiquei pensando se fosse com o Prof. Carneiro (hahahahaha). O Carneiro tb é outro louco, briga até com a sombra dele! Afff, como diz meu pai, estuda tanto pra NADA! (kkkkkk)

    É impressionante como os 2 lados só sabem repetir as mesmas coisas! A única diferença é que a ala heterodoxa se vÊ dentro de um arcabouço teórico definido e polarizado. Agora a ala ortodoxa se vê como isenta de ideologia (obviamente sabendo que se liga à um pensamento estabelecido), mas ainda assim se vendo como os porta-vozes do bom senso e da verdade sem veu.
    E COMO VC OUSA FALAR EM HISTÓRIA MEU CARO? "A HISTÓRIA VAI SE REPETIR, OU ESTÁ SE REPETINDO" (ou algo do tipo…) For the love of God!
    Não estou fazendo nenhuma apologia ao governo nem às medidas heterodoxas, mas enquanto todos ficarem dentro da toca não haverá, de fato, um debate. Enquanto ninguem baixar a guarda, a agenda economica não trará mudanças fundamentais… Pô, até o Blanchard reconheceu isso! E esses economistas tupiniquins (cópia mal feita de Chigago) não entendem isso!

    O mundo é dinâmico, em constante mudança: pensá-lo, eternamente, dentro de apenas um viés não é burrice, mas é insuficiente para compreender todas suas determinações! Culpa da arrogância produzida e reproduzida nas universidades!

    Antes, portanto, de vocês criticarem os 'desenvolvimentistas' tentem ver que vocês sofrem do mesmo mal que eles!

    É impressionante, by the way, como seu blog é um ponto de encontro de economistas de várias tendências e como anima o debate.

    Todo bom economista é polêmico e briguento (não compartilho muito de tuas opiniões Alexandre, mas as acho fundamentais para animar o debate!)

    E não tome isso como um elogio, afinal, não simpatizo muito com sua pessoa.

    Att.
    NCP

  8. Eu simpatizo muito com as suas idéias econômicas (este espaço é para idéias acredito). O debatedor da FGV – SP (é bom destacar, pois a turma do Rio é muito mais racional e estudiosa), acredito que sem argumentos, iniciou ataques pessoais, fora de contexto, desonestos, de pessoas recalcadas, preconceituosas, pobres de conhecimentos (refugiam-se em chavões próprios de pessoas sem cultura acumulada). Esta turma normalmente não tem idéias nas quais acreditam, mais criticam, por não conseguirem defender com racionalidade o que não têm (idéias). A maioria nunca leu Keynes, Adam Smith, Milton Friedman (pararam em Samuelson). Fazem mal ao país e ao estudo da economia (apossaram-se do nome FGV. Não sei como a turma do Rio permitiu. Deve ser por faturarem mais.). Uma ressalva: o estudo de administração deve ser bom. É gritante a diferença de pensamento da turma da FGV Rio (racional) com a turma de SP (pensamento mágico).

  9. Alex,

    Acompanho o seu trabalho, concordo com a maior parte de suas observações, mas acho a forma como você examina economia muito árida. Na verdade, você é um cara extremamente técnico. Como deve ser.

    Minha questão é: será que na televisão seria o caso de mudar o discurso de forma a ser melhor compreendido?

    Nesse programa você fez colocações extremamente didáticas, como aquela do consumidor – contribuinte, mas achei que a Zeina souber colocar a coisa de forma mais simples.

    Digo isso tudo porque o discurso do Lozardo tem enorme apego, sendo difícil de ser derrubado.

    Abraços

  10. O cara quis te desqualificar (deu para perceber a sua justificada irritação). Ele mereceu seu tom mais duro.
    Toscas as análises do tipo "desde 2006 estamos realizando uma revolução na infraestrutura, PAC, BNDES, oil&gas, juros, câmbio, portos, o escambau, projetos de zilhões etc" quando confrontados com a realidade, o cara faz uma cara meio autista e repete o mantra.

  11. Psrabéns,

    Sua participação nos programas painel de economia tem nos permitido visualizar a realidade econômica que vivemos fora do mundo de marketing que somos bombardeados no dia a dia.

  12. Incrível que o Lozardo fizesse mestrado em economia na Columbia. Não entendo bem como ele chegou a completar os dois anos e agora consegue falar tanta besteira.
    Que agenda do governo que nada!
    Alex, muito bem debatido.

  13. É lamentavél, individuos como o Sr. Lozardo, que se vende como uma elite "safada" que temos, por cargos de consultoria nesse Governo Corrupto.
    Um povo e não uma Nação. Não temos passado e com certeza não teremos futuro com esses dirigentes e pessoas como o Sr. Lozardo que só está preocupado com si mesmo!!!
    Continue assim Alexandre,,, precisamos acordar essa sociedade anestesiada!

  14. "É impressionante como os 2 lados só sabem repetir as mesmas coisas! A única diferença é que a ala heterodoxa se vÊ dentro de um arcabouço teórico definido e polarizado. Agora a ala ortodoxa se vê como isenta de ideologia (obviamente sabendo que se liga à um pensamento estabelecido), mas ainda assim se vendo como os porta-vozes do bom senso e da verdade sem veu."

    O que eu acho bizonho, mas bizonho mesmo, é como os tais heterodoxos não sabem diferenciar economia de filosofia política. Como se entender o que é a taxa de juros tivesse algo que ver com vc ser de esquerda ou de direira… francamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter