Greves, independências, conflitos…E o hífen flutuante

 Terminou uma greve de funcionários dos Correios que durou 17 dias, o nome da parede deve ter sido “Só pra incomodar”, conseguiram ganhos pífios, prejudicaram os mais pobres, pois não têm conta-corrente em banco, não recebem as cobranças por e-mail, atrasam o pagamento ou têm de fazê-lo em casas lotéricas, que sempre são gratas aos grevistas tal é o aumento dos usuários. Finda a greve, prometem um mutirão para entregar a correspondência atrasada, até o momento, 8h30 do dia 10, não recebi nenhuma.

 O Estadão (9) publica nas págs. B1 e B3  extensa reportagem especial com o título “Degradação comercial”. O assunto tratado é o grande número de imóveis sem uso onde antes funcionavam lojas e escritórios. Estou na casa em que moro, no Alto da Lapa (SP), há quase 14 anos e nas proximidades existem dois imóveis que estão para alugar faz quase o mesmo tempo.

Em um passeio rápido pela região chega a assustar o número de imóveis com placas de “aluga-se”. É um claro sinal do capitalismo selvagem que vige no país, os proprietários, ao não negociar, indicam que  preferem ter despesas  com impostos e manutenção de seguranças para que os imóveis não sejam invadidos a negociar um valor de aluguel que seja aceitável em um momento de crise.

Hoje (10), também no Estadão, reportagem publicada nas págs. A19, A20 e A21 trata de Medicina mais humanizada, para que os médicos sejam mais sensíveis ao atender as pessoas. Parece incrível isso, não? Nós, com RG mais baixo, sempre consideramos que ao escolher ser médico a pessoa já demonstrou que tem o cuidado e a sensibilidade no trato como sinais evidentes. O tempora! O mores ! – exclamação de Cicero em “As Catilinárias”, “Ó tempos! Ó costumes!”. Uma observação: no latim clássico a única pontuação existente era o ponto final, também não existiam acentos, tudo isso foi acrescentado mais tarde.

 Será apresentado, hoje, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (piada do tamanho do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar) o parecer do relator sobre a denúncia contra Temer. Saber-se-á, então, se Temer logrou sucesso quando foi às compras.

  Está difícil apoiar Madri em relação à Catalunha, os contra de lá são saudosos do franquismo, muito parecidos com os que querem a volta dos militares ao poder por aqui, gente reacionária, sem memória  e/ou mal-informada (vai entender, bem informada não tem hífen…). De qualquer forma, a falta de bom senso catalão é cada vez mais evidente, o eventual novo país será órfão de pai e mãe, a União Europeia já avisou que não o reconhecerá.                                                 

 A pág. A3 da Folha de S.Paulo (9) é das mais lamentáveis de todos os tempos, não vou me arriscar a ofender meus parcos leitores publicando os nomes das autoras dos textos – e os respectivos títulos – que  fui obrigado a ler.

  O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, está em campanha eleitoral precoce novamente, TVs cheias de anúncios do Sistema S estrelados por ele.

 Por que será que existem tantos ex-globais envolvidos em falcatruas? Ciro José, Kleber Leite, J. Hawilla, Leonardo Gryner… Ah, esqueci de Dácio Campos, ex duas vezes, tenista e global.

 Se alguém fizer pesquisa no Google se é Dia da Criança ou das Crianças defrontar-se-á com uma “Música bem ritmada do afrodescendente em situação de falta de domínio mental”, vulgo “Samba do crioulo doido”, como a música era chamada antes dos tempos hipócritas do politicamente correto, tem no plural e no singular. Garanto que é Dia da Criança.

(CACALO KFOURI)

                                                           ***************

Eles riem, provavelmente de nós, que choramos…

                                                           ***************

No UOL

 Homem mata ex que o havia denunciado dentro de viatura

 Obs.: – Barrabás, que título preciso, hein? O cara denunciou-a dentro da viatura ou matou-a nela? A obra-prima está na capa do UOL. Já o título original não dá margem a dúvidas: “Mulher denuncia ex-companheiro e é assassinada dentro da viatura policial”. O UOL deve ter um escriba especialista em escrita com duplo sentido. Maior incompetência só mesmo a dos policiais, como põem denunciante e denunciado lado a lado???

Alvos da Lava Jato reforçam defesa de Aécio no Senado

 Obs.: – Gente previdente preocupada com o próprio futuro. A única preocupação que este pessoal não tem é com o país.

Dunga e Gilmar tentaram isolar seleção e atrasaram planejamento para 2018

Responsáveis pela seleção no período inicial das definições, o ex-técnico Dunga e o ex-coordenador Gilmar Rinaldi focaram a opção em apenas uma cidade e não priorizaram destinos apontados como ideais por outros profissionais. Quando os novos comandantes da seleção chegaram, a situação era problemática. Tite e o coordenador Edu Gaspar não queriam dar uma cara “fechada” à seleção brasileira. A ideia de “casa” na Copa era clara: um lugar bom para jogadores, familiares, estafe e até imprensa que cobrirá a equipe na Rússia.

Obs.: – Jornalistas, saiam do telefone e vão para a rua, aprofundem-se no tema, deve haver gato na tuba em relação à escolha anterior.

 5 motivos que tornam a Alemanha favorita ao penta na Copa do Mundo

 Obs.: – Que gracinha mais sem graça, não? Penta motivos que tornam a Alemanha favorita ao 5º na Copa do Mundo…

 Não quero que Moro me absolva, só que ele me peça desculpa, diz Lula

 Obs.: – Ele vai, “Lula, me desculpe, vou condená-lo pela segunda vez.”.

                                                           ***************

No Blog Olhar Olímpico

 Polícia de Genebra encontra ‘vários quilos’ de ouro em cofre de Nuzman

 A polícia de Genebra estourou nesta segunda-feira um cofre onde Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) guardava suas barras de ouro. De acordo com o jornal local Tribune de Genève, os policiais encontraram “vários quilos de ouro”. Ainda não é possível determinar, porém, se essas são as 16 barras, de um quilo cada, (não!!!)(*) declaradas por Nuzman à Receita Federal.

(*) Vixi santa, muda o nome, cara-pálida, para Cegueira Olímpica, ele escondeu, não declarou à Receita Federal, é um dos motivos para estar em cana.

 Obs.: – Viram só, seus maledicentes, quem disse que o COB não apoia os atletas e o esporte brasileiro? Nuzman sozinho conseguiu juntar mais ouro que os norte-americanos, russos (incluindo o tempo como soviéticos), alemães (juntando as de quando havia duas Alemanhas). Oh, injustiça!

                                                          ***************

No Blog do Josias

Doria se revela um político traidor

Obs.: – E um aprendiz de Bolsonaro. Não é o gestor que propalou na campanha, é um indigestor e, para piorar,  político da pior espécie. Ah, sem dúvida, é um viajor.

                                                          ***************

Na Folha

UNE processa Lollapalooza por suspeita de burlar (lei da meia entrada)(*)

(*) E a Folha burla as regras gramaticais, é meia-entrada, é só dar uma entrada inteira no Volp, está nele. E é claro, se o UOL estraga, na capa, títulos corretos, imagine se iria consertar um errado de nascença, publicou com o mesmo erro.

Nos EUA, deputado se apresenta como ‘ponto de inflexão’

 O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se apresentou à comunidade brasileira na Flórida (EUA) como a única alternativa para uma mudança de rumo do Brasil.

Obs.: – Seria mais preciso se dissesse que é um “ponto de deflexão” – (No Aurélio, deflexão (cs) [Do lat. deflexione.] Substantivo feminino. 1. Ato ou efeito de deflectir. 2. Movimento com que se abandona uma linha que se descrevia, para seguir outra.).

Fábrica de peças de caça fica na promessa

 Projeto defendido pelo PT nunca fez muito sentido tecnicamente; empresa Saab não comenta o assunto

Obs.: – O projeto não passa de mais uma cascata  “lulodilmesca” para justificar a escolha do avião sueco em detrimento de um caça muito melhor, o F/A-18, da Boeing.

Operação apura se Lula fez lobby por avião sueco

A Saab contratou um lobista próximo do ex-presidente para que o petista fizesse gestão em favor do Gripen junto a Dilma Rousseff (PT). A petista tinha escolhido o americano F/A- 18, mas a revelação de que fora espionada pelos EUA melou o negócio. Lula, enquanto presidente, havia favorecido os franceses ao longo da negociação.

Obs.: – Para bom entendedor, meia palavra bas

Vice dos EUA deixa jogo da NFL após protesto

Atletas se ajoelharam durante hino nacional

A reação do presidente ao protesto dos jogadores desagradou até esportistas simpáticos a Trump. O quarterback TomBrady, do New England Patriots, principal atleta da liga, mostrou solidariedade aos colegas. O mesmo para o dono da equipe, Robert Kraft, doador nas campanhas presidenciais do Partido Republicano.

Obs.: – Quem pensou que Trump não conseguiria unanimidade enganou-se, conseguiu, mas contra ele.

                                                          ***************

No Estadão conteúdo

 ‘Eu posso sair desse(*) país quando e como quero’, diz Battisti

 (*) Tá certo que um monte de jornalistas e outros que, obrigatoriamente, deveriam usar corretamente o vernáculo cometem o mesmo erro, mas já que aqui está abrigado, tente falar certo, é “neste” pais, o mesmo ao qual Lula se referia como sendo “neztpaís”.

                                                         ***************

No Estadão

Casa Branca reduz regulação ambiental de usinas elétricas e exalta uso do carvão

 Donald Trump inicia processo para desmantelar restrições adotadas por Barack Obama com objetivo de reduzir emissões de gases poluentes; presidente cumpre uma de suas principais promessas a eleitores de Estados mineradores, onde teve amplo apoio

Obs.: – A Casa Branca passará a ser a Casa Cinza.

 Vídeo polêmico causa novo estresse entre tucanos de SP

 Prefeito não consultou assessores e aliados antes de gravar sua resposta ao ex-governador Alberto Goldman pelo celular em Belém

A decisão do prefeito João Doria de publicar vídeo nas redes sociais em resposta a Alberto Goldman (PSDB), no qual diz que o ex-governador é “fracassado”, “improdutivo” e “vive de pijamas” em casa, foi considerada um erro por auxiliares e aliados do tucano. O temor é de que o material sirva de munição para adversários.

Obs.: – Bolsonarinho ou Trumpinho?

                                                          *************** 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter