Coincidência (ou não?)

Vocês podem se lembrar que neste post eu mencionei o Akerlof como meu economista preferido entre a turma de mais de 60 anos. Agora, seguindo outra dica do Mankiw li este perfil dele. Fica a sugestão.

Finance & Development, June 2011 – The Human Face of Economics

6 thoughts on “Coincidência (ou não?)

  1. O caminho da perdição ou da Perdigão.

    A confiança (fator psicológico) do empresariado pode ser afetada pela mudança na forma de se conduzir a política econômica? Ou melhor, o Governo Federal ao tornar a resposta da política econômica – metas inflacionárias – mais lenta pode, com isso, dado a perda de credibilidade do BC, afetar a confiança do empresário? A indexação é um sintoma da atual lentidão da política econômica? Estamos caminhando lentamente para uma estagflação econômica?
    Sim para todas as questões apresentadas. A medida que as expectativas inflacionárias e o sistema de metas – que foi feito para anular as expectativas inflacionárias crescentes – são desrespeitados verifica-se uma perda da credibilidade do BC, que é refletida na indexação de preços e salários, levando a uma queda da confiança do empresariado que imediatamente irá diminuir ou mesmo paralisar seus investimentos produtivos e, dessa forma, aumentar o desemprego na economia. Assim, estamos caminhado gradualmente para um estado estagflação econômica em que a única saída é a volta da política econômica ao sistema de metas inflacionárias original, sem meio termo, sem respostas lentas por parte da autoridade monetária (BC).
    Há alternativa para o Governo Federal? Não. A alternativa à política econômica em questão seria a proibição da indexação de preços e salários, se isso fosse possível, sem quebrar os contratos com as principais concessionárias de serviço público; deixando, dessa forma, ao mercado e à livre iniciativa a concessão de aumentos salariais de acordo com a produtividade do capital e trabalho, tornando a economia mais flexível.
    Ou melhor, o governo federal, no curto prazo, não tem alternativa e deve voltar atrás passando a considerar as metas inflacionárias como sua única opção. Não tem escolha. Ou assume de vez a política econômica gerada no governo Itamar Franco, ou passa a quebrar contratos da economia em geral ou deixa a mesma caminhar lentamente ao estado de estagflação econômica. As duas ultimas opções não são aconselháveis politicamente para o amadurecimento da democracia brasileira. Uma opção de mais longo prazo seria ou será a feitura de uma nova Carta Magna ou Constituição Federal Brasileira.
    Obrigado Alex, por alumiar minhas idéias. Vou tentar refinar um artigo sobre esse assunto.
    Lino.

  2. O caballero é sensato, humilde e sabe o que fala, marca do verdadeiro cientista social de ponta, diferentemente de 99% dos loucos furiosos sedentos de aplauso que circulam pelo egomaníaco meio academico.

  3. três headlines:

    >> JBS, com a ajudinha do BNDES, se metendo com celulose

    >> A onda agora é sugerir alocações para os recursos da reserva intl (lobby para mudar a legislação já começou)

    >> Caiu nosso the anchor =//

    Apollo Creed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter