Grandes erros nos textos e a saga dos hífens. Cacalo, na Mira

 Carlos Heitor Cony: “Eu sempre achei que existia muito idiota no mundo. E a internet veio provar que eu tinha razão.”.

 Na Folha de S.Paulo (10), pág. A2, “Currículos notáveis”, retrato do Brasil, infelizmente.  http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2018/01/1949252-curriculos-notaveis.shtml

 Também na Folha, mesma edição, pág. A10, “Fui aterrorizado, diz preso pelo chavismo”. E pensar que ainda há os que insistem em tratar Maduro como um democrata. A direita é mais honesta, sempre declarou que seus governos são ditatoriais:

https://br.noticias.yahoo.com/fui-aterrorizado-diz-preso-pelo-232400463.html

 (CACALO KFOURI)

***************

                                  A diferença entre “qualquer coisa” e jornalismo

 No Estadão

Acidente mata 2 e empresário é preso por suposto racha

Outros 6 ficaram feridos, entre eles 4 crianças; para juiz, velocidade estava acima da média e há indícios de crime

Obs.: – Outros quem, cara-pálida? Empresários?

Na Folha

Suspeito de racha mata 2 na Imigrantes

Mercedes em alta velocidade atingiu EcoSport com duas famílias que voltavam do litoral; motoristas estavam sem CNH

Vou colar o link para que seja possível comparar a pífia matéria do jornal, provavelmente feita por telefone, com a da Folha de S.Paulo, cujo link também publicarei. Nela, está patente o festival de irresponsabilidade no acidente, motoristas guiando com CNH cassada, crianças fora das cadeirinhas obrigatórias e adultos sem cinto de segurança. O Estadão, além da má informação, continuou no seu predileto jornalismo vaselina, a Folha foi assertiva no corpo da matéria.

Os links:

Estadão: http://digital.estadao.com.br/@cacalo_kfouri/csb_YGi4W5DEG0dGPNvq4uXQdwRsxDucN99v7ey5wMUdyhnZw5Y5tVQylfZ4dCfTAeHwjV6hg7BchViXLMSf4yalfA

Folha: http://www1.folha.uol.com.br/co…migrantes-em-sao-bernardo.shtml

Obs.: – Por que usam os radares somente para multar em vez de, também, fazer um levantamento da situação do veículo e condutor? Por que a polícia não vai atrás de quem tem a CNH cassada  e continua a dirigir? E, principalmente, por que não há policiamento, é a presença física do policial que inibe as infrações? Nos recentes feriados, viajei por rodovias federais e não vi um único policial, apesar das muitas matérias na TV sobre o reforço do policiamento – a mesma coisa vale para as estaduais, as patrulhas ficam paradas nos postos, não circulam. No Brasil, o infrator aposta na incompetência das autoridades, sabe que a possibilidade de ser pego é baixíssima.

                                                         ***************

No Blog do Ancelmo (Gois)

Os sem(-)(*)terra miúdos

Em maio, o pessoal do MST vai promover em Brasília o 1º Encontro Nacional dos Sem-Terrinhas(*).

(*) A turma apanha mesmo, não tem jeito. Preguiça de ir ao dicionário dá nisso. Sem-terra sem, também, algo que o identifique antes – trabalhador, criança, loira –  é com hífen e invariável, portanto, é sem-terrinha. No caso do título, a ordem dos tratores, ops!, fatores altera o produto, teria de ser os miúdos sem terra para não ter hífen. E também é invariável.

                                                          ***************

No UOL

Justiça nega recursos e mantém posse suspensa de Cristiane Brasil como ministra

Obs.: – Ainda resta o STF, agora é torcer pra não cair mãos de Gilmar, o Leniente, ou de Lewandowski, aquele que mantém solto o irmão de Garotinho e substituto de Cristiane Brasil no caso de conseguir assumir o Trabalho, Nelson Nahim, condenado a 12 anos de prisão por exploração sexual de menores.

Messi pediu para não mandar vídeos durante luta contra câncer, diz Abidal

Obs.: – Cá entre nós, teria sentido querer ver? Meu, tenha a santa paciência, nem seus pais gostariam de ver. “Oi, mamãe, olha que linda está a cicatriz…”.

 Adriano se reencontra com Vagner Love e relembra o “Império do Amor”

 Obs.: – Pobre Flamengo, é um tiro no escuro dos mais escuros, mais fácil ganhar na Megassena – segundo o (des)acordo ortográfico deve ser assim –  acumulada sozinho do que isso dar certo.

                                                           ***************

No Estadão

 ‘Carmen’ recebe novo final para evitar violência contra mulheres

 Em vez de ser morta (!!!!!!) facadas, personagem central mata agressor a tiros no final do espetáculo para se ‘modernizar’

(!!!!!!) Apesar de estarmos ainda na primeira quinzena de 2018, é o erro do ano, duvido que seja superado. Há facadas que, em um só golpe, fazem mais de uma vítima, e humana pode escapar, mas a gramatical é ferida mortalmente, a do caso. Ou será “há” do caso?

Não é mais a mesma. Carmen vai reagir no final italiano

Após mais de 140 anos sendo morta a facadas no palco, a heroína cigana da ópera Carmen recebe sua própria vingança em uma nova produção italiana, atirando em seu frustrado amante como alternativa.

Obs.: – Haverá também uma nova versão da Bíblia em que Adão será seduzido pela serpente e entregará o fruto proibido para Eva; e, na atualização de Romeu e Julieta, esta dará veneno para Romeu, fingirá que tomou e quando ele morrer sairá, saltitante, falando “Enganei um bobo na casca do ovo!”. Joana D’Arc, então, chutará as brasas que a envolveram e matará todos os que assistiam ao seu suplício. Viva, as mulheres estão empoderadas!

                                                            ***************

Na Folha

Del Nero ignora punição da Fifa e promete volta à CBF

Obs.: – Com as mais que prováveis presenças do presidente da República e do ministro do Esporte em sua posse.

                                                            ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter