Esperança. Por Meraldo Zisman

Esperança?

MERALDO ZISMAN

…quando muitos dos que estamos aqui e agora — no presente do presente — perdem a esperança, é como se estivéssemos a enfraquecer o presente do futuro e com ele a nossa esperança, que sentimos ameaçada… 

Nestes tempos tão conturbados o brasileiro da classe média urbana, como eu, vive com medo e desesperança.

Costumamos dividir o tempo em três partes: passado, presente e futuro. Segundo Santo Agostinho, só temos a capacidade de perceber e avaliar o tempo no momento em que ele decorre; e afirma que nem o passado nem o futuro existem, mas apenas: — o presente do passado, — o presente do presente e — o presente do futuro. E finaliza: O presente do passado é a memória; o presente do presente é a intuição direta; o presente do futuro é a esperança.

Em síntese, quando muitos dos que estamos aqui e agora — no presente do presente — perdem a esperança, é como se estivéssemos a enfraquecer o presente do futuro e com ele a nossa esperança, que sentimos ameaçada. 

Esse é um sentimento de fácil compreensão: a esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero, uma forma de esperança negativa, quando já estamos tão mal que achamos não ser possível estarmos piores.

Neste presente do presente, como vamos exigir que o povo brasileiro tenha esperança no – presente do futuro?

Mas basta de filosofia e queixumes. Estamos na época das estatísticas e algoritmos. Vamos aos números.

A esperança é um bom café da manhã e um péssimo jantar…

Pesquisa de opinião pública realizada pela FGV/DAPP (Fundação Getúlio Vargas) aponta que a insatisfação dos brasileiros no atual contexto se reflete numa falta de confiança generalizada no presidente (83%), nos políticos (78%) e nos partidos (78%), expressa em todas as regiões, faixas etárias e de renda (2016).

No entanto, ainda considerando o contexto atual, a grande maioria dos respondentes (83%) ainda tem esperança no futuro do Brasil.  Mas não devemos esquecer que a nossa vida é breve e não permite longas esperas. A esperança é um bom café da manhã e um péssimo jantar.

O calendário das Eleições Presidenciais de 2018 no Brasil foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de novembro de 2015. O primeiro turno acontece no dia 2 de outubro de 2018 e o segundo turno (se houver) será no dia 30 de outubro. Até agora temos 19 pré-candidatos, segundo a mídia, São todos políticos conhecidos.

Aqui no Brasil o candidato tem que ser filiado a um partido político. Dificilmente pode acontecer no Brasil o que sucedeu na França que elegeu Emmanuel Macron, 39, um desconhecido do público francês. Ele havia lançado um novo movimento político, o En Marche! (Em Marcha), afiançando que não o partido não é um grupo de esquerda nem de direita.

Quatro meses depois, renunciou ao cargo de ministro da Economia e apregoou que concorreria à Presidência da França. Foi eleito e tem como um dos seus lemas como presidente da república francesa:

“Quero ser uma página de esperança e de confiança renovada”.

Tenho a esperança que um dia algo semelhante venha a acontecer no Brasil.

_____________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter