A bola está rolando. Coluna Mário Marinho

A bola está rolando

COLUNA MÁRIO MARINHO

Rodriguinho

Com a boa média de 3 gols por jogo, a bola do Brasileirão começou a rolar nesse fim de semana.
Nosso Brasileirão é um dos mais difíceis campeonatos nacionais do mundo.

Calma lá, meu amigo. Eu não disse um dos melhores, porém dos mais difíceis, dos mais disputados.

É possível apontar pelo menos 10 candidatos potenciais ao título.

Vamos falar de favoritos.

Minas comparece com Atlético e Cruzeiro, embora ambos tenham sido vencidos na primeira rodada (a honra mineira foi salva pelo valoroso América, meu Coelho, líder do Brasileirão).

 

Rio de Janeiro tem Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.

São Paulo aponta o campeão Corinthians, o Palmeiras, o Santos e o São Paulo (mais pela tradição do que pela competência atual).

Rio Grande do Sul tem a dupla Grêmio e Internacional.

Aí está uma dúzia de times com bom potencial.

É claro que podem surgir zebras tanto para conquistar o título como cair para a série B.

A primeira rodada teve a média de público de 13.955 pagantes, com mais de 100 mil torcedores assistindo aos primeiros oito jogos da rodada que será completada com mais dois nesta segunda-feira.

O maior público da rodada foi na vitória do Corinthians sobre o Fluminense, 28.777 pagantes. O menor, na vitória do Vasco sobre o Atlético: 6.349 pagantes.

No começo da temporada do ano passado, o Corinthians era apontado como a 4ª força do futebol paulista. Acabou campeão estadual e campeão brasileiro.

Começou bem a temporada do ano: já conquistou o título paulista.

Conquistou também bela vitória sobre o Fluminense, 2 a 1, com destaque para o potiguar Rodriguinho (foto ao alto da coluna), 30 anos de idade, que alcançou projeção nacional depois de duas ótimas temporadas no América mineiro.

Foi duas vezes convocado para a Seleção Brasileira, sem maiores chances, e volta a ter o seu nome falado agora que estamos a um mês da convocação definitiva do técnico Tite.

A lembrança de seu nome não se deve apenas aos dois gols marcados contra o Fluminense, mas aos oito já marcados este ano pelo Corinthians, mesmo sem ser o centroavante tradicional.

Jogando como meia, Rodriguinho marcou quatro gols nos últimos três jogos do Timão, contra o São Paulo, Palmeiras e, agora, Fluminense.

Está realmente num fase espetacular. Mas, embora o tempo seja curto, o caminho até à Seleção ainda é longo.

Muito embora perder para o Grêmio não seja humilhação para ninguém, não deixa de ser surpreendente a derrota do Cruzeiro para o Grêmio, no mesmo Mineirão onde foi campeão estadual há uma semana, numa bela vitória sobre o Atlético.

No Rio, o Vasco virou em cima do Galo mineiro que começou com belo gol do competente lateral Otero, no jogo de menor público da rodada.

O Atlético Paranaense não teve dó da Chapecoense: 5 a 1 no maior placar da rodada. Rodada que começou no sábado, com a vitória do Santos sobre o Ceará, 2 a 0.

Esses foram os vencedores da rodada que não apresentou grandes surpresas.

Vai mudar.
Vai mesmo?

Amanhã, terça-feira, é dia de eleição na Confederação Brasileira de Futebol.

Mas, a eleição só ocorrerá caso duas ações na Justiça que tentam impedir a sua realização não tenham sucesso.

Uma delas é do senador Romário e outra o Ministério Público do Rio de Janeiro.

Ambas alegam ilegalidade na mudança dos estatutos que reduziu o peso dos votos dos clubes e aumentou o peso das federações estaduais.

O candidato único é Rogério Caboclo, 45 anos, advogado e administrador de empresas.

É um nome relativamente nome no esporte, embora já esteja atuando junto à atual diretoria da CBF há pelo menos dois anos.

Seu sobrenome é bastante conhecido no futebol paulista. Rogério é filho de Carlos Caboclo que foi respeitado diretor de futebol do São Paulo nos anos 1970/80 e sempre teve forte atuação junto à Federação Paulista de Futebol.

Mas, segundo o esquisito estatuto da CBF, a eleição pode ser realizada até um ano antes da posse. Na prática, significa que Caboclo será eleito, mas Marco Polo del Nero continuará como o presidente.

Presidente que não viaja para o exterior, pois teme ser preso se sair do Brasil, já que teve seu nome envolvido em escândalos da Fifa.

Rogério Caboclo será o chefe da delegação brasileira na Copa da Rússia.

Matinée
dansante

Em sua sede social, no Jardim America, o Club Athletico Paulistano vae dar hoje uma “matinée dansante, comemorativa da grande vitória alcançada no Rio de Janeiro pelo “team de football” que, vencendo o Fluminense, conquistou o título de campeão brasileiro.

A velha e distincta sociedade á qual se filiam os melhores elementos da alta camada social verá, com certeza, seus lindos salões repletos e animados de uma estonteante alegria. A matinée de hoje, vae certamente, ser a “nota” do domingo.

Notícia publicada no Estadão do dia 14 de abril de 1918

Veja os gols da rodada ( E OS TAIS CAVALINHOS ) :

_______________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho – É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
 (DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS 
NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter