Oficinas do Diabo. Por Aylê-Salassiê Quintão

OFICINAS DO DIABO

AYLÊ-SALASSIÉ QUINTÃO

…Todos os 19 nomes que se apresentaram, até agora, para concorrer à Presidência da República estão enrolados em situações processuais, até Joaquim Barbosa, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, aquele mesmo que iniciou o processo de caça aos corruptos, pela compra de votos no Congresso. Ciro Gomes tem 70 processos….

Os primeiros sinais indicam que a campanha eleitoral de 2018 promete surpresas e, pelo que se sabe, o tal Ministério da Segurança Pública não vai poder pensar em apenas vigiar as urnas. “O bicho vai pegar…”, ponderou o amigo depois da terceira dose de uma caipirinha. Será complicado controlar as ações públicas de 35 partidos regulares e 60 outros com processo de registro no Superior Tribunal Eleitoral. Em período eleitoral todos estarão em atividade legal ou ilegal. Sem o dinheiro das empresas para gastar nas campanhas, essa centena de agremiações, os milhares  de candidatos e os milhões de cabos eleitorais vão fazer o diabo para ganhar visibilidade pública para seus representantes.

Eleições sempre aquecem as atividades partidárias e a indústria da comunicação, seja por meio da mídia paga ou a espontânea. Acionam as oficinas do diabo e os marqueteiros, sobretudo os inescrupulosos. Os candidatos mais pobres restringem-se a incomodar as pessoas nos mercados, nos bares, nas residências, fazendo discursos relâmpagos, distribuindo folhetos, sujando muros, postes e alambrados com cartazes e ativando irritantes alto falantes. Bolsos vazios e mentes desocupadas servem de combustível.

A natureza da política infla os egos narcisistas, de tal forma que se perde a noção da responsabilidade dos cargos pleiteados. Se pensasse melhor, muita gente não se candidataria. Outros, encontram nas eleições um campo fértil para propagar ideias ou contestar as dos outros. A alteridade passa longe. Os processados na Justiça buscam para si o tal foro privilegiado. Mais de 100 prefeitos no exercício das atividades estão neste caso. A maioria é candidata à reeleição. Todos os 19 nomes que se apresentaram, até agora, para concorrer à Presidência da República estão enrolados em situações processuais, até Joaquim Barbosa, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, aquele mesmo que iniciou o processo de caça aos corruptos, pela compra de votos no Congresso. Ciro Gomes tem 70 processos.

… Joseph Goebbels, o propagandista do nazismo, ensinava que uma mentira repetida muitas vezes transforma-se em verdade. Estranhamente, Stálin explicava que a morte de uma pessoa era dramática, mas de muitos apenas uma estatística. Falta pudor. Essa ausência leva naturalização das notícias falsas, do descompromisso público e, sobretudo, da falta de ética.

No fundo, nenhum candidato parece ter a intenção mesmo, de resolver problemas sociais ou nacionais. Querem se safar de alguma coisa ou tirar proveito privado do “Estado provedor”. Para se eleger, precisam ser conhecidos. As oficinas do diabo oferecem todo tipo de alternativas, como gerar fatos extravagantes, introduzir discursos fantasiosos, cautelosos, ameaçadores e até mentirosos contra os concorrentes. Alguns exacerbam-se nas leviandades, invertendo sentidos . Inverdades chegam a resultar em mortes.

O político esperto mesmo vai tirar partido da Lava Jato, transformando um processo ou uma prisão por corrupção – chegam a 180 só de parlamentares no âmbito federal – em condenação por razões políticas. Há quem acredite que basta intuir um bom argumento de inspiração jurídica e repeti-lo, como verdade, que ele chega a descuidada imaginação pública. A repetição pura e simples de uma falsidade dá-lhe credibilidade. Joseph Goebbels, o propagandista do nazismo, ensinava que uma mentira repetida muitas vezes transforma-se em verdade. Estranhamente, Stálin explicava que a morte de uma pessoa era dramática, mas de muitos apenas uma estatística. Falta pudor. Essa ausência leva naturalização das notícias falsas, do descompromisso público e, sobretudo, da falta de ética.

As manobras discursivas atingem o conteúdo, embaralham a visão da realidade afetando conceitos e jurisprudências. Na visita que fizeram ao ex-presidente preso por corrupção, em Curitiba, um grupo de senadores da República saiu de lá deslizando na verdade, ao dizer que ele estava numa “solitária”, um lugar isolado, úmido sem as mínimas condições primárias. Contrariando as informações da Polícia Federal, documentadas pela mídia, de que teria sido reservada para ele a melhor cela do presídio, em termos de salubridade, devido a sua condição de ex-presidente.

O fato me faz lembrar uma entrevista do sociólogo Rudá Ricci, em Belo Horizonte, numa reunião da Associação de Estudos de Pós Graduação em Sociologia, quando ele destacou que na disputa presidencial de 2014 , a candidata do PT mudara os paradigmas das campanhas eleitorais no Brasil, introduzindo a “inoculação” da imagem desfavorável dos adversários. Sem um repertório de promessas adequadas, ela se valeu da própria vida pregressa, transferindo para os concorrentes muitas das acusações que pesavam sobre si mesma, e os seguidores “carneirificados” repetiam-nas em todos os lugares, com jargões, faixas, cartazes, na internet e até com uma violência teatral contra o patrimônio público.

…Disseminada, uma inverdade contamina a opinião pública, produzindo resultados muito mais profundos que a simples propaganda direta na televisão, nos jornais, nas rádios e até nas mídias alternativas, ao entrar descaradamente pelo campo do cinismo e da falta de ética…

 Dois mil militantes digitais entravam no circuito para conduzir os agressivos discursos, que João Santana e Franklin Martins forjavam para contaminar o internauta. A informação e sua prévia interpretação espalhavam-se pelas redes sociais legitimando os fatos e falas dos correligionários, reinterpretadas por eles mesmos, e viralizadas.  Um boquirroto parlamentar federal provocado em plenário pelo discurso de uma deputada foi transformado repentinamente em estuprador. Um vice que substituiu constitucionalmente a presidente, impedida por manusear ilegalmente o orçamento público, tornou-se “golpista”.

Disseminada, uma inverdade contamina a opinião pública, produzindo resultados muito mais profundos que a simples propaganda direta na televisão, nos jornais, nas rádios e até nas mídias alternativas, ao entrar descaradamente pelo campo do cinismo e da falta de ética. Sem qualquer preocupação com a moralidade, remete cada eleitor aos ensinamentos retóricos de Aristóteles, às frustrações freudianas e às fantasias dos pregadores messiânicos.

A Justiça eleitoral precisará de mais agilidade e objetividade na condução do processo em 2018. Se tergiversar, uma boa parcela dos brasileiros vai eleger dezenas de candidatos que, logo a seguir, estarão prestando contas à Justiça. É curioso o fato de que todos eles alimentam a esperança de que o Supremo Tribunal Federal irá rever “a prisão em segunda instância”, para adotar a estratégia do “trânsito em julgado”. Parece que o bicho vai pegar mesmo. Em se tratando de transgressões com materialidade explícita, a força da Justiça vai exigir que o ministério da Segurança Pública saia do papel.

_______________________

Aylê-Salassié F. Quintão*Jornalista, professor, doutor em História Cultural. Vive em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter