Paul Samuelson (1915-2009)

Morreu hoje Paul Samuelson, talvez o mais influente economista acadêmico de todos os tempos. Todos nós começamos a estudar economia usando seu livro de introdução à disciplina, e o mero fato de ter sido escrito originalmente em 1948 e (reeditado e atualizado, em parceria com Nordhaus) continuar em uso hoje em dia já diz muito sobre a qualidade do autor.

Quanto mais estudei, mais o nome de Samuelson apareceu. Suas contribuições nas áreas de microeconomia (toda Teoria da Preferência Revelada, para ficar só em um tópico), comércio (o Teorema Stolper Samuleson, cuja importância transcende a economia, mas atinge também a economia política do comércio internacional), finanças, macroeconomia foram fundamentais.

Acima de tudo, nos legou (ao lado de John Hicks), uma forma de lidar com a Teoria Econômica que moldou (e ainda molda) gerações de economistas.

Só tive oportunidade de vê-lo ao vivo uma vez em 1990. Mais tarde, quando ainda morava nos EUA, me lembro dele e Milton Friedman debatendo (o sistema de saúde americano, para vocês verem como certas coisas não saem de moda) na C-Span, como sempre defendendo opiniões opostas. A lucidez e e capacidade de ambos (os dois na casa dos 80 anos) era impressionante.

Tem gente que fará falta, mesmo tendo vivido mais de 90 anos.

P.S. Krugman faz um belo apanhado de algumas das contribuições de Samuelson. Dica do “A”.

17 thoughts on “Paul Samuelson (1915-2009)

  1. Justa homenagem. Ha alguns anos ja acompanhava o dito em artigos que eram reproduzidos no El Pais [da Espanha]. Cada artigo era carregado de tanta sabedoria e substancia que me encantei com economia mais ainda. Fara falta.

  2. Economist Paul Samuelson won a Nobel prize for his effort to bring mathematical analysis into economics. Nobel award citation said Samuelson "has done more than any other contemporary economist to raise the level of scientific analysis in economic theory."
    Interessante que não foi esta a visão que tive ao ler seu livro texto.
    Valeu a homenagem!

  3. O que dizer? Era um gênio. E gênios fazem falta. Nesse sentido, nossa profissão ficou mais pobre. É uma pena que a imprensa não tenha sequer tangenciado o fato, as usual.

    João Carlos Matos

  4. Paul Samuelson continuará inspirando os "Economistas" por muitas geração. A teoria econômica está recheada de suas contribuições.
    Valeu Alex. Abs.

  5. Ayn Rand foi mais importante que o Samuelson para o desenvolvimento da teoria econômica, assim como o Menudo é mais importante para a história do rock que o Led Zeppelin…

  6. Para mim também um excepcional economista. Mas no tocante à política econômica, o seu periodo como assessor econômico, lá no inicio da década de 60 foi lastimável.
    marco

  7. Ivo:

    Sem indentificação do autor da citação (você achou mesmo que eu não notaria a ausência de erros de português e o vocabulário sofisticado?) não vou publicar o comentário.

    Para um "liberal", roubo de propriedade intelectual não "cai" bem.

  8. "When I was in Econ 1, we actually used the infamous 1989 Samuelson text – the one that said, "the Soviet economy is proof that, contrary to what many skeptics had earlier believed, a socialist command economy can function and even thrive." So I was delighted when my colleague David Levy and his co-author Sandra Peart decided to put Samuelson's Sovietology under a microscope."
    Este é o início de um excelente post do Brian Kaplan sobre Ele…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter