Questão de semântica. Por Meraldo Zisman

QUESTÃO DE SEMÂNTICA

(Qual o significado do vocábulo fascista?)

Meraldo Zisman

… será que o profissional de imprensa ou o candidato à presidência da república em tela, conhecem o significado da palavra fascismo? Ambos parecem conhecê-lo, dado ao laconismo da resposta à pergunta.

A semântica concerne ao significado das palavras e não se deve comparar Fascismo com Nazismo. Não é a mesma coisa. Mas vamos ao fato que me deixou ainda mais confuso quanto ao significado de fascismo. O presidenciável Jair Bolsonaro e o jornalista Mario Sergio Conti criaram um problema semântico no decorrer da sabatina transmitida pela GloboNews na noite de sexta-feira, 03 de agosto de 2018.

Durante a quarta etapa (final do programa), na seção denominada pela produção de ‘pingue-pongue’, o jornalista Mario Sergio Conti perguntou ao entrevistado e candidato à presidência da república se ele seria fascista. A resposta do presidenciável foi monossilábica: não. E prosseguiu: fascista são aqueles que assim me chamam… Pela brevidade de ambas as partes, fiquei mais atrapalhado ainda, como eleitor. Portanto faço uma solicitação a ambos. Será que um deles – indagador e indagado – poderia me ajudar, por favor?

Creio já ser suficiente conviver com a ignorância generalizada do eleitorado, não importando seu estrato social ou econômico.

Nos dicionários consultados a definição de fascismo, fascista, neofascismo, antifascista, antifascismo ainda aumentou o meu “deus-me-acuda” de eleitor. Sei que exemplificar não é definir. Mesmo assim, cito alguns modelos de governo que receberam a designação de fascistas.

Portugal (nos tempos de Salazar) e várias ditaduras sul-americanas foram taxados de fascistas. O antissemitismo é tido como uma das marcas distintivas do fascismo; mas alguns movimentos fascistas não são antissemitas, enquanto os nazistas tinham como solução final o extermínio judaico e de outros grupos considerados degenerados, como os ciganos, aleijados e até crianças excepcionais.

O The Times de Londres (no período pré Segunda Guerra mundial) referia-se à União Soviética como “um país fascista”. Os comunistas acusaram os trotskistas, seguidores do socialista marxista Leon Trotsky (1879 — 1940, líder bolchevique assassinado na cidade do México a mando do Stalin) de fascistas.

Voltando ao programa da GloboNews, retorno à minha indagação sobre o significado de fascismo: será que o profissional de imprensa ou o candidato à presidência da república em tela, conhecem o significado da palavra fascismo? Ambos parecem conhecê-lo, dado ao laconismo da resposta à pergunta.

Tudo que posso conceber no momento é usar a palavra com certa medida de ponderação e não, como em geral se faz, degradá-la ao nível de uma obscenidade.

 

Atino que a confusão semântica entre fascismo e nazismo que ocorre entre a maioria dos brasileiros deve-se à semelhança entre os dois regimes quanto à sua grande popularidade entre os elementos da classe operária, pois ambos criavam medidas de apoio aos trabalhadores.

Conformo-me em permanecer na ignorância, apesar da adjetivação e derivações do termo fascismo: “simpatizante do fascismo”, “de tendência fascista” ou apenas “fascista”, que são imputados aos grupos de pessoas (eleitores) dos mais diversos matizes.

Tudo que posso conceber no momento é usar a palavra com certa medida de ponderação e não, como em geral se faz, degradá-la ao nível de uma obscenidade.

… Todo mundo está agora falando inglês; antigamente era bastante dizer: notícias falsas

Por sinal, passeando pelo dramaturgo romeno Eugene Ionesco (1912-1994) conhecido como criador do teatro do absurdo, lembrei-me de que os hábitos linguísticos são, na maioria das vezes, sintomas importantes de sentimentos não expressos.

Advirto a imprensa e os políticos: olhem mais para o Mundo e menos para os espelhos.  O político britânico Edmund Burke (1729-1797) afirmava em seus escritos ser a mídia o quarto poder. Qualquer cidadão de hoje conhece o papel que a mídia desempenha, conseguindo a todo o momento pressionar e ajudar na elucidação de fatos importantes. O eleitor deve ainda se acautelar quanto às Fake News.

Todo mundo está agora falando inglês; antigamente era bastante dizer: notícias falsas. Lembro a importância do jornalismo profissional como o mais perfeito preventivo/remédio contra fofocas ou fuxicos. Ele nunca deve ser um gerador de boatos.

Insisto: o que é Fascismo?


Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

 

2 thoughts on “Questão de semântica. Por Meraldo Zisman

  1. MUITO, MUITO BOM MESMO. BOM TER NOMEADO O CANDIDATO DA VEZ.
    EM TEMPOS DE ELIÇÃO (PARA NÃO DIZER SEMPRE), URGIMOS DE MAIS FONTES DE INFORMAÇÃO
    SOBRE AQUELES QUE NOS REPRESENTAM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, SENADO, SOBRETUDO,
    NAS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS E CÂMARA DE VEREADORES, AONDE A CARREIRA DOS POLÍTICOS “PARECE” INICIAR-SE.
    OBRIGADA, DR. MERALDO, POR MAIS ESSE BELO ARTIGO.

  2. Este artigo, para ser digno do seu conteúdo, deveria ter sido escrito todo em caixa alta! Realmente maiúsculo! E esclarecedor. PARABÉNS, Dr. MERALDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter