Uma história de amor nos tempos da ditadura. Por Ivanisa Teitelroit Martins

Uma história de amor nos tempos da ditadura

Ivanisa Teitelroit Martins

…Tempos duros em que era preciso manter firmeza ideológica para não por em risco a vida de companheiros. Franklin confiou em mim a ponto de entregar sua vida em minhas mãos…

Quando conheci o Franklin, que se chamava Beto, num aparelho na rua Prado Júnior, no Rio de Janeiro, não sabia quem era ele. Ele se apaixonou por mim e 15 dias depois apareceu no meu apartamento em Laranjeiras e me mostrou fotos da família e do filho que nunca mais encontrou. Depois nos encontramos no antigo prédio da UNE, onde eu fazia um curso de teatro, além de fazer um mestrado em psicologia na PUC com bolsa de estudos.

… Somente eu conhecia seu endereço e seu paradeiro. Nem o comitê central do MR-8 o sabia. Paguei com a bolsa de estudos e continuei o mestrado até decidir morar com ele. Retomei meus estudos na PUC de São Paulo…

Beto me convidou para conhecer sua casa em São Paulo. Marcamos um ponto na Avenida São João. Ele me levou até o seu quarto em Vila Maria, num cortiço cheio de baratas, pulgas e carrapatos. Para tirá-lo de lá, aluguei um pequeno apartamento em Moema que só tinha um fogão, uma máquina de escrever Remington, um colchão no chão e um baú de vime onde ele guardava os documentos do MR-8 e me pedia para não abrir.

… Para chegar aos aparelhos éramos vendados e nos faziam “cabra-cega” para perdermos o sentido de direção. Sabíamos o mínimo possível para se fôssemos presos não ter o que dizer…

Somente eu conhecia seu endereço e seu paradeiro. Nem o comitê central do MR-8 o sabia. Paguei com a bolsa de estudos e continuei o mestrado até decidir morar com ele. Retomei meus estudos na PUC de São Paulo e dava aulas de Piaget e Wallon na FMU. Enquanto isso, militava. Para militar fui treinada em questões de segurança: chequeios e contra-chequeios e cobertura de pontos.

Militava na periferia na Lapa quando, junto com o PCB, fundamos o diretório do MDB. Fui assessora sindical para questões do movimento de mulheres com as companheiras operárias químicas, metalúrgicas e gráficas. Fiz junto com Franklin, em aparelhos, o jornal clandestino, com régua e compasso e mimeógrafo. Para chegar aos aparelhos éramos vendados e nos faziam “cabra-cega” para perdermos o sentido de direção. Sabíamos o mínimo possível para se fôssemos presos não ter o que dizer. Tempos duros em que era preciso manter firmeza ideológica para não por em risco a vida de companheiros. Franklin confiou em mim a ponto de entregar sua vida em minhas mãos.

Isso ninguém esquece.

____________

Ivanisa Teitelroit Martins, psicanalista, cientista social e gestora pública. Pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela UnB, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP, membro titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, mestre em planejamento e políticas sociais pela London School of Economics and Political Science, gestora do Ministério do Planejamento (aposentada), título de comendadora na categoria de profissional do ano por mérito social em 2017, publicado em 4 de agosto no D.O. do governo do Estado de São Paulo.

2 thoughts on “Uma história de amor nos tempos da ditadura. Por Ivanisa Teitelroit Martins

  1. Que sonho dos velhos tempos você me trouxe
    Tive dois companheiros que levamos para a Suécia, saíram de lá meio estranhos e um deles revoltado com o PC se transtornando revoltado difícil de entendê-lo
    Voltou confuso
    Com ódio de ter perdido a possibilidade de ser alguem
    Passou a ser um marceneiro, foi meu colega quando cursei engenhara de 60 a 64
    Faleceu recentemente muito triste
    Falava que foi destruído
    Perdeu a juventude
    Se arrependeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter