ESPECIAL ELEIÇÕES CHUMBO GORDO: Mentir dizendo a verdade. Por Carlos Brickmann

ESPECIAL ELEIÇÕES BRASIL – 2018


MENTIR DIZENDO A VERDADE

CARLOS BRICKMANN

…já se divulga que vários dirigentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, administradora do Museu, militam em partidos de esquerda. É verdade; e que é que isso tem a ver com o incêndio? Algum deles terá desviado verbas para seu partido? Ou terá sido nomeado exclusivamente pela militância, não por capacidade? Isso não é dito; mas induz-se o público a erro…

Um anúncio clássico da Folha de S.Paulo mostrava como é possível, com meias verdades, contar uma mentira completa. Estas eleições estão mostrando que, mesmo com verdades inteiras, é possível forjar mentiras e falsificar a realidade.

Um caso interessantíssimo acaba de ocorrer no Mato Grosso do Sul: um jornal publicou, em tom de espanto, que todos os sul-matogrossenses que voltaram a se candidatar agora tiveram patrimônio crescente, um de 25%, a maioria na faixa dos 50 a 70%, menos dois: o deputado federal Vander Loubet, do PT, réu na Operação Lava Jato pela acusação de ter recebido propina de cerca de R$ 1 milhão, e que teve o patrimônio reduzido em 65%, tadinho, de 2014 para cá; e a deputada federal Tereza Cristina, DEM, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, cuja declaração de bens registra aumento de quase 50.000%. “Evolução fantástica”, diz a reportagem.

O título e a abertura da matéria, que atingem o grosso dos leitores, são negativos. Apenas os leitores que enfrentarem o texto inteiro terão a informação completa…

O leitor é induzido a acreditar que a coisa é muito esquisita. Mas quem prosseguir na leitura verá o motivo do aumento: Tereza Cristina, de família rica, é casada com comunhão universal de bens e o patrimônio do casal está na declaração do marido. Na dela, constava apenas sua renda como secretária de Estado. De lá para cá, recebeu heranças de família. Isso está na reportagem, mas bem embaixo. O título e a abertura da matéria, que atingem o grosso dos leitores, são negativos. Apenas os leitores que enfrentarem o texto inteiro terão a informação completa.

…É um tipo perigoso de agressão ideológica. Coisas desse tipo fizeram os governos militares desistir de um excelente projeto de produção de etanol a partir da madeira, tocado pelo professor José Goldenberg,

Outro caso de notícia falsa construída com verdades é o do incêndio no Museu Nacional: ainda não se sabem nem as causas do fogo, mas já se divulga que vários dirigentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, administradora do Museu, militam em partidos de esquerda. É verdade; e que é que isso tem a ver com o incêndio? Algum deles terá desviado verbas para seu partido? Ou terá sido nomeado exclusivamente pela militância, não por capacidade? Isso não é dito; mas induz-se o público a erro.

É um tipo perigoso de agressão ideológica. Coisas desse tipo fizeram os governos militares desistir de um excelente projeto de produção de etanol a partir da madeira, tocado pelo professor José Goldenberg, porque o SNI acusava seu filho de ser comunista.

E o casal de  cientistas Victor e Ruth Nussenzweig, de tanta chateação ideológica, foram pesquisar a cura da malária naquele país onde os comunistas são tão apreciados, os Estados Unidos. O Brasil perdeu dois cientistas de renome mundial? Não, perdemos três: Michel, filho de Ruth e Victor, é professor na Rockefeller University, de Nova York e membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Verdade: Ruth e Victor Nussenzweig eram comunistas (e é possível que o sejam até hoje).

Será que as doentes de malária se importam com isso?

_____________________________
Carlos Brickmann

Carlos BrickmannJornalista e diretor do site Chumbo Gordo; um dos fundadores do Jornal da Tarde, ex-repórter especial e editor da Folha de S. Paulo e ex-editor-chefe da Folha da Tarde. Especialista em gerenciamento de crises e em marketing político, tendo participado de várias campanhas vitoriosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter