Surpresa: os aliados se ajudam e sem se preocupar com a eleição. Por Carlos Brickmann – Especial Eleições

Surpresa: os aliados se ajudam e sem se preocupar com a eleição

Por Carlos Brickmann – Especial Eleições 2018

… Neste mundo ecoxiita, onde quem produz tem de ser criticado o tempo todo, enquanto se busca um jeito de atrapalhar seu trabalho, sobrou para a deputada federal Tereza Cristina…

É fantástico: reportagem de uma revista favorável à agricultura familiar (como se houvesse alguém contra) revela que os terríveis empresários do agronegócio, embora concorrentes, têm objetivos comuns! E, ainda mais surpreendente, quando doam recursos para campanhas eleitorais, escolhem os receptores entre quem tem ideias semelhantes às suas, não contrárias!

Neste mundo ecoxiita, onde quem produz tem de ser criticado o tempo todo, enquanto se busca um jeito de atrapalhar seu trabalho, sobrou para a deputada federal Tereza Cristina, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, entidade que reúne 241 parlamentares, entre deputados e senadores (ela recebeu do site jornalístico independente Congresso em Foco o prêmio de Melhor Parlamentar na Defesa da Agropecuária brasileira).

Pois não é que um repórter que se imagina verde (e é: não por defender o meio ambiente, mas por não ter amadurecido ainda) decidiu, porque lhe deu vontade, de acusá-la de ser financiada “pelo poder do agrotóxico”. Bobagem: Tereza Cristina é engenheira-agrônoma formada em Viçosa, nasceu e foi criada em área rural, comandou a Secretaria da Agricultura em Mato Grosso do Sul por oito anos, presidiu a Famasul, Federação da Agricultura do Estado.

Ela sabe que os protetores agrícolas, ou fitossanitários, ou agrotóxicos, são importantes; sabe também que, usados em quantidade elevada ou mal aplicados, prejudicam não apenas a produção, mas a saúde financeira da agroindústria. Ela sabe que sua responsabilidade é conhecida– tanto que o título de Musa do Veneno, com o qual tentam diminuí-la, foi ela mesmo que, de brincadeira, inventou. Dinheiro? Ela tem, de família, e há muito tempo. Sua preocupação é outra: é atualizar as leis brasileiras, com quase 50 anos de idade, dos tempos em que o arado puxado por bois era ,o principal implemento agrícola do país (atrás dos bois iam os peões, com enxadas e sacos de sementes).

Foto: Tereza Cristina – deputada federal -Frente Parlamentar da Agropecuária

 

Quais os parâmetros da atualização das leis: o aumento dos lucros dos empresários rurais? Não: seriam os definidos por organismos técnicos, como Embrapa, Universidades, instituições especializadas.

A propósito, a deputada Tereza Cristina não está em busca de poder. Já nasceu sem se preocupar com isso: é tataraneta de Quintino Bocayuva, bisneta de Pedro Celestino Correa da Costa, governador do Mato Grosso, neta de Fernando Correa da Costa, prefeito de Campo Grande e duas vezes governador de Mato Grosso.

Ah, sim: a reportagem com criticas aos produtores rurais brasileiros foi escrita por um brasileiro para um jornal estrangeiro – por pura coincidência, claro, editado num país que concorre com o Brasil em produtos agropecuários de exportação.

————————————–

Carlos BrickmannJornalista

2 thoughts on “Surpresa: os aliados se ajudam e sem se preocupar com a eleição. Por Carlos Brickmann – Especial Eleições

  1. Parabéns Carlos
    É muito bom ver voce fazer a diferença analizando e cuidando para wue a verdade venha sempre como guia cuidando do Brasil e seus produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter