Bafafá na Justiça, na política, na economia, no planeta. Imprensa mira; Cacalo também

O ministro Marco Aurélio Mello, irresponsavelmente, ao  mandar soltar presos condenados em segunda instância,  o que soltaria, provavelmente, Lula, afrontou decisão do plenário do STF em 2016, a favor da prisão, e a do atual presidente do STF, que agendou a causa para ser julgada pelo plenário em abril de 2019. Ainda bem que Dias Toffoli cassou a decisão monocrática – ou monocretina? Tem sentido uma decisão dessa à boca do recesso do tribunal? Não bastam os bolsonaros para incendiar o país? Marco Aurélio vai ter de engolir a seco a batata que parece ter sempre na boca. O desastre que a decisão de Mello causaria transformaria o indulto de Natal de Temer, ainda em discussão no STF, em brincadeira de criança.

 O Supremo tem onze ministros ou são onze Supremos? Decisão monocrática não deveria ser tomada somente em casos de extrema gravidade e urgência?

 A Procuradoria-Geral da República denunciou o quase ex-presidente Temer em inquérito dos Portos. A partir de 1º de janeiro perderá o foro privilegiado, começará o ano de 2019 preocupado.

 A propósito da anunciada facada que o ministro Paulo Guedes pretende dar no Sistema S foi publicado n’O Globo e na Folha de S.Paulo, no dia 19, um artigo de que copio um trecho sintomático de como (não) funcionam as coisas neste país varonil: “Na imponente entrada do edifício da Associação Comercial do Rio de Janeiro, há dois grandes bustos. Um é o do Barão de Mauá, o patrono da indústria nacional. Ele faliu. O outro é o do Visconde de Cayru, o primeiro professor de “ciência econômica” do Brasil. Estudou em Coimbra (uma Harvard da época), mas aposentou-se aos 50 anos. Nunca deu uma aula e sua família pediu duas pensões ao Império. Filho de um mestre de obras, nunca produziu um prego.”. Acrescento que o nome do prédio em que funciona a Fiesp é  Edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, empresário incompetente, quebrou a Cobrasma e deu um golpe na praça, escondeu a situação em que se encontrava a empresa, o que resultou em enorme prejuízo para os acionistas.

 Para ler tudo: “Paulo Guedes mostrou a faca”. https://oglobo.globo.com/opiniao/paulo-guedes-mostrou-faca-23314873

 A Folha, além de o que está acima, publicou, na pág. A18, este: “A facada de Bolsonaro     no Sistema S”.  https://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2018/12/a-facada-de-bolsonaro-no-sistema-s.shtml

 O “Sistema S Affair” tem de ser tratado com muito cuidado, há, realmente, mau uso de parte do dinheiro, que se elimine isso e se mantenha a parte boa, que é grande e importante.

 No Estadão de hoje (20), está um artigo que resume tudo, a parte boa e a ruim do Sistema S. Que a facada corte só a ruim. “Lá vem facada”. https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,la-vem-facada,70002652683

 A TV Globo mostrou, ontem (19), com imagens feitas a partir de seu helicóptero, um caminhão sendo saqueado dentro de uma favela – comunidade, my eyes! adoçam o nome e não muda nada. A polícia chegou uma hora depois. Por que a PM, teoricamente mais bem preparada para assuntos que envolvem segurança, não consegue ser tão ágil? Se mandassem o helicóptero que tem para o local teria conseguido prender todos os bandidos.

                (CACALO KFOURI)

 ***************

Cartão de Boas-Festas para bolsonaro e seu ministro das Relações Exteriores

 

                                                        ***************

Na Folha

 Assembleia aprova direito de doente a recusar tratamento

 Obs.: – Tal como São Tomé, quero ver para crer  isto ser cumprido (não que eu queira ter de tomar a decisão!).

 Trump diz que derrotou Estado Islâmico na Síria e planeja retirar tropas

 Obs.: – Acha mesmo? Espere mais um tempinho e verá que não.

 Polícia encontra armas e dinheiro em fundo falso de armário de João de Deus

 Obs.: – Armas para quê, atirar nos espíritos maus? Fundo falso? Então, a falsidade não se resume no médium.

 Polícia faz busca e apreensão de computadores e dinheiro na sede da Ancine

Um dos servidores sobre os quais recai o mandado é o advogado Marcos Tavolari, ligado ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e que atua como secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual no MinC.

Obs.: – Epa, opa, mais um do time de Doria sob suspeita.

                                                          ***************

No UOL

 PF acha R$ 300 mil em dinheiro no apartamento de Kassab  

 Obs.: – Kassab declarou que pode explicar a origem da bufunfa. Geddel também tinha explicação pros R$ 52 milhões… Pra quem não anda nem com trezentão na carteira em tempos de cartão de débito e de crédito fica difícil entender o porquê de tanta grana em casa, causa  “espécie”, se é que me entendem…

 

Marco Aurélio determina votação aberta para escolha do presidente do Senado           

 Obs.: – Não é só o futebol que é uma caixinha de surpresas – no caso, agradável -, o ministro também é. Pouco antes tinha tomado uma decisão absurda. Renan, acho que é o prego que lhe faltava no caixão.

 Vivian Amorim revela que aceitaria sexo a 3 para não terminar namoro

 Obs.: – Mas seria com o namorado  e mais uma muié ou mais um homi?

 Ex-assessor de F. Bolsonaro alega crise de saúde e não depõe ao MP do Rio

 Obs.: – Ele se confundiu, é a saúde no Rio que está em crise, a dele é de cara de pau mesmo.

 Após fala polêmica, Ewald não comenta mais Oscar

 Na premiação máxima do cinema de 2018, Ewald Filho irritou internautas na hora de se referir à atriz trans Daniela Vega, estrela de Uma Mulher Fantástica. O crítico soltou: “Essa moça na verdade é um rapaz”.

(*) Bola pingando na área não dá pra não aproveitar, a polêmica não está na fala e sim no “falo”…

Obs.: – Cuma? Cadê a transfobia? Desde quando falar a verdade é fobia? Se continuarem a dar bola para as tais das redes (antis)sociais não sobrará pedra sobre pedra no mundo, seus frequentadores, apesar de posarem de certinhos, são extremamente preconceituosos e ignorantes. Delenda retiacula (!)

A PARTIR DE JUNHO

Secretário de Transportes de Osasco é morto a tiros

Obs.: – Está na capa do UOL. O que quer dizer isto, que o secretário foi morto em etapas, que o assassinato começou em junho?

Deputados eleitos trocam socos em evento de diplomação em Minas Gerais

Obs.: – Repeteco do ocorrido em São Paulo. É o prenúncio dos tempos bolsonarescos e ele nem assumiu ainda.

Embaixador francês rebate Bolsonaro sobre “vida insuportável” com migração

 O embaixador francês nos Estados Unidos, Gérard Araud, rebateu a afirmação do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de que a migração tornou “simplesmente insuportável” viver em algumas partes da França. Em um tuíte publicado nesta quarta-feira (19), Araud diz “63.880 homicídios no Brasil em 2017, 825 na França.

Obs.: – Nem precisa comentar.

Futuro ministro, Ricardo Salles é condenado em ação de improbidade  

Obs.: – E agora, jair?                             

                                                       ***************

No G1

 Lava Jato(*) critica decisão de Marco Aurélio: ‘Consagra a impunidade’

 (*) Aleluia, aleluia, sem hífen! Vai durar ou vão “corrigir” o acerto?

                                                        ***************

No ParanáPortal

 Autofagia é péssima para Supremo, diz Marco Aurélio sobre anulação de decisão

Obs.: – Autofagia não é nada perto de decisões ridículas, desrespeitosas ao presidente do  STF e totalmente  prepotentes. E, a maior suspeição, tendenciosa, pois o ministro sempre mostrou-se fanzoca de Lula.

                                                        ***************

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter