Quer melhorar a celulite? Por Josué Machado

QUER MELHORAR A CELULITE? 

Josué Machado

Na página dedicada à saúde e à beleza, o jornal publicou notícia que interessa principalmente às mulheres: celulite, inflamação do tecido conjuntivo ou, menos mal e mais frequente, gordura localizada no bumbum ou nas coxas.

(As mulheres parecem ignorar que a celulite pouco importa para a maioria dos homens. E não deveria importar a elas, a menos que se trate de inflamação aguda. Porque a superficial celulite não interfere na essência do ente misterioso que se oculta sob as formas femininas.Mas eis o que “revelou” a celulitosa notícia:

O endocrinologista Wilmar Accúrcio, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, diz que a melhora da celulite depende de uma série de técnicas associadas.”

Sim, “a melhora da celulite”, teria dito ele. Será possível que tenha mesmo falado em “melhora da celulite”?  Pois foi assim que o redator redatou.

Claro, a celulite bem tratada tende a melhorar: cresce, engorda, torna-se mais viçosa, rosada, encaroçada. Feliz, até. Por que não ficaria?

O celulital texto jornalístico indica que muitos profissionais da escrita se distraem com a essência da mensagem e o significado das palavras.

Embora a notícia diga o contrário, pode-se supor que ninguém quer que a celulite melhore e, sim, que seja disfarçada, reduzida, apagada, suprimida, eliminada, extirpada para sempre das sempre atraentes e misteriosas redondidades femininas.

 Ou não?

_________________________
JOSUE 2Josué Rodrigues Silva Machado, jornalista, autor de “Manual da Falta de Estilo”, Best Seller, SP, 1995; e “Língua sem Vergonha”, Civilização Brasileira, RJ, 2011, livros de avaliação crítica e análise bem-humorada de textos torturados de jornais, revistas, TV, rádio e publicidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter