Persona: Jovens, Congresso, Civilização e mentira. Por Meraldo Zisman

PERSONA: JOVENS, CONGRESSO, CIVILIZAÇÃO e MENTIRA

(Tirem as Máscaras)

Meraldo Zisman

A persona também pode se referir à identidade de sexo, a um estágio de desenvolvimento, a um status social, a um emprego ou profissão. Ao longo da vida, muitas personas são usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo.

Resultado de imagem para guy fawkes

Persona, na psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961), é a face social que o indivíduo apresenta ao mundo” uma espécie de máscara projetada, por um lado para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro para dissimular a verdadeira natureza do indivíduo”.

A persona também pode se referir à identidade de sexo, a um estágio de desenvolvimento, a um status social, a um emprego ou profissão. Ao longo da vida, muitas personas são usadas e muitas podem ser combinadas a qualquer tempo.

Para o marketing, é a representação fictícia do consumidor ideal. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e as características demográficas dos consumidores. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações que poderão ser determinados por algoritmos.

Certamente os jovens sentem a insegurança vital e sabem/sentem que eles acabarão sendo as principais vítimas (como sempre foi/é/será?) das Guerras Contemporâneas, seja pelo agora denominado Marxismo Cultural ou pelo Liberalismo Econômico ou pelo novo deus atualizado: o Mercado.

Desta vez por falta de emprego, trabalho e oportunidades e não mais como buchas de canhão. É o que dizem por aí. Vamos ver! Talvez apareçam coisas ou pessoas que mudem tudo isso…

Nenhum jovem desacredita da razão de viver. Necessita apenas de pretextos para continuar a jornada. Haja vista o aumento de suicídios nessa faixa etária cujos componentes alguns – hipocritamente – bradam ser o futuro da Nação.

Resultado de imagem para guy fawkes

Jovens: tirem as máscaras!.

Assumam o que são e desejam para a vida – é a de vocês...

 

Mas, voltando à luta que dizem estar acontecendo, a tal briga entre os dois Poderes: Executivo X Legislativo. É tudo marotagem.
Qualquer que seja o resultado, no fim quem vai pagar o pato são os jovens.
O disfarce (máscaras) que foram usadas nas passeatas (em 2003 e agora menos frequentes) têm uma origem que a maioria da juventude desconhece. São personas criadas em homenagem ao soldado revolucionário inglês, Guy Fawkes (1570-1606), também conhecido como Guido Fawkes.
 A história é a seguinte: na Grã-Bretanha, quando o Rei Jaime I começou a perseguir e matar os católicos (o rei era protestante), Fawkes reagiu, no dia 05 de novembro de 1605, evento conhecido também como a Conspiração da Pólvora (por isso naquele pais soltam fogos de estrondo religiosamente nesta data).

O soldado Guido, preso ao colocar explosivos debaixo da Câmara dos Lordes, para destruí-la, comportou-se como herói. Dizem as más línguas que Fawkes foi o único homem a entrar no Parlamento sabendo o que iria fazer- tinha uma missão. Incendiar a Câmara dos Lordes!

Jovens: tirem as máscaras!. Assumam o que são e desejam para a vida – é a de vocês...

Nessa embriologia toda não é necessário disfarce. Mostrem suas caras. Acredito que muita gente vai tentar fazer de vocês escravos políticos. Cuidado. Não se deixem enganar pela mais nova mentira, a cibernética. A civilização e a cultura desenvolveram a arte da mentira com tamanha perfeição que todos nela acreditam, como se fosse verdade.

Jovens, tirem as máscaras!

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

 

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter