Este jogo vai ser anulado. Coluna Mario Marinho

ESTE JOGO VAI SER ANULADO

COLUNA MÁRIO MARINHO

Terminada a rodada desse fim deste semana, já na noite de ontem, eu pensava na minha coluna desta segunda-feira e elegi o meu personagem: o VAR.

Afinal de contas, o auxiliar de Vídeo esteve presente de forma decisiva nos jogos Palmeiras 1 x 0 Botafogo; Bahia 3 x 2 Fluminense; Santos 0 x 0 Internacional e no clássico Corinthians 1 x 0 São Paulo.

Pensei num texto otimista, mostrando que o VAR foi aplicado sem grandes polêmicas, mudando ou confirmando as decisões do mortal árbitro de campo.

Só que não.

Logo pela manhã, vejo que o Botafogo quer anular seu jogo contra o lideríssimo Palmeiras baseado numa verdade histórica do futebol: o erro de direito.

Existem duas situações que muitas vezes se confundem: o erro de direito e o erro de fato.

A diferenciação pode ser vista neste exemplo, até mesmo simplório:

Erro de direito: um time entra em campo e joga com 12 jogadores.

Erro de fato: o juiz dá um gol sem que a bola tenha realmente ultrapassado a linha de fundo.

No primeiro caso, há um inquestionável erro de aplicação da lei que diz que o time só pode ter em campo no máximo 11 jogadores. Aplicação errada da lei: anulação do jogo.

No segundo caso, há a interpretação do árbitro de que a bola entrou. É questionável, mas trata-se de interpretação. Não dá anulação de jogo.

No caso do jogo do Palmeiras, é interessante observar – e provocará muita polêmica –que trata-se de uma situação em que o VAR foi aplicado corretamente, mas, de maneira incorreta.

Vamos lá.

O atacante Deyverson, do Palmeiras, caiu dentro da área, pediu pênalti e recebeu cartão amarelo aplicado pelo juiz Paulo Roberto Alves Júnior. O juiz entendeu que houve simulação por parte do jogador.

Só que, na sequência, o juiz é advertido pelo VAR de que algo de errado pode ter acontecido.

O juiz vai então até à lateral do campo, revê e analisa detidamente o lance. Volta para o campo, anula o cartão amarelo dado ao jogador palmeirense e marca pênalti contra o Botafogo.

A decisão foi correta.

Mas, nasceu de uma nulidade.

Ensina o Direito que atos nulos de pleno direito, não geram qualquer efeito, uma vez que nasceram com vício de ilegalidade.

E onde está a ilegalidade?

Como diria aquele conhecido comentarista de arbitragem, Arnaldo César Coelho, a regra é clara: o juiz só pode mudar a sua decisão antes do recomeço da partida.

No caso de Botafogo e Palmeiras, uma câmara de televisão mostra claramente o árbitro mandando o jogo seguir e a bola rolando dando início a nova jogada. Só depois ele para o jogo e vai conferir as imagens com o VAR.

Errado. Não pode.

Trata-se de flagrante erro de direito.

O Botafogo está absolutamente correto em exigir a anulação da partida e a realização de um novo jogo.

Mas vai dar discussão.

Veja  a reportagem e o lance.

https://youtu.be/P5k_i8VqgKw

Outras decisões

do VAR na rodada

No jogo Santos e Internacional, o atacante Rodrygo caiu dentro da área e o juiz, incontinente, apitou o pênalti.

Mas, com manda a nova lei, invocou o testemunho do VAR.

Imediatamente, anulou sua decisão.

O lance é um pouco confuso, mas a decisão do juiz foi acertada e até corroborada pelo próprio jogador santista, ao final do jogo, que disse em entrevista:

– Eu vi que não iria alcançar a bola e deixei o corpo para o zagueiro me acertar. Quer dizer: não dá para criticar o juiz por não ter marcado. Mas, se ele tivesse marcado, também não poderia ser criticado.

Antes, o VAR havia sido chamado para anular um gol do Internacional em que o atacante estava impedido.

Na vitória do Bahia sobre o Fluminense, 3 a 2, o VAR participou ativamente por duas vezes: no primeiro lance, na marcação do pênalti a favor do Bahia. Cobrado pênalti, o goleiro do Fluminense defendeu, mas o VAR acusou que ele se adiantou.

A cobrança foi repetida e o gol marcado.

No Corinthians 1 x 0 São Paulo, o juiz Flávio Rodrigues de Souza expulsou o atacante Hernanes, do São Paulo, por entender que ele havia agredido o jogador Sornoza, do Corinthians.

Chamado  VAR, como é obrigatório em casos de cartão vermelho, verificou-se que tal agressão não aconteceu e o árbitro anulou o cartão vermelho.

Enfim, o VAR foi a vedete do fim de semana.

Veja os gols do Fantástico.

https://youtu.be/UlQ2fVjOVtQ

———————————————————————————————————-

FOTO SOFIA MARINHO

Mário Marinho – É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

4 thoughts on “Este jogo vai ser anulado. Coluna Mario Marinho

  1. Oi Marinho, legal sua argumentação. Mas fica a pergunta: e o Palmeiras, que perdeu seus pontos sem ter culpa nenhuma, como fica?
    valeria zamboni

  2. Valéria,
    Você tem razão: o Palmeiras não tem nenhuma culpa no acontecimento.
    Porém, o gol nasceu de flagrante irregularidade.
    O caso vai para julgamento e, se tudo correr normalmente, haverá um novo jogo.
    Abração,
    Mário Marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter