O pacto biruta. Por Maria Helena RR de Sousa

O Pacto Biruta

Por Maria Helena RR de Sousa

Vou logo dizendo que duvido de quem duvida da situação do Adélio; para mim Adélio é louco e quem disso duvida, é, no mínimo, biruta.Alguns desses birutas são membros do Governo Federal. É só ler os jornais com cuidado e muita atenção…

(PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DO NOBLAT,  
VEJA ONLINE, 31 DE MAIO DE 2019)

O Adélio Bispo, depois de muitos exames, recebeu o atestado de insano. Sempre achei que esse seria o diagnóstico dado a um alucinado que no meio de uma multidão investiu contra o candidato Jair Bolsonaro e o esfaqueou. Mas não é que tem quem duvide da insanidade do infeliz? Quem você acha que é mais biruta, o Adélio ou quem duvida da sua terrível condição psicológica?

Vou logo dizendo que duvido de quem duvida da situação do Adélio; para mim Adélio é louco e quem disso duvida, é, no mínimo, biruta.

Alguns desses birutas são membros do Governo Federal. É só ler os jornais com cuidado e muita atenção. Vejamos:

Resultado de imagem para biruta gif1) O capitão se reuniu para estabelecer um pacto com os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal. Pacto evidentemente vazio, já que nenhum desses senhores pode assinar um pacto entre esses poderes sem antes levar o tema do pacto a amplo debate. É o próprio Pacto Biruta.

2) O presidente Bolsonaro, com aquele estilo linguístico que adota desde capitão, declarou: “quantos aqui votaram em mim até eu sendo o mais ruim. O menos ruim, melhor dizendo…”. Ué, mas não foi o Carluxo 02, com sua enorme habilidade, quem elegeu o pai? E ele por acaso admite que seu candidato “era o mais ruim”? Duvido. Ao contrário, acho até que ele acha que seu pai é o máximo dos máximos. O 02 é um filho amoroso.

3) Em cinco meses de governo, quais as medidas positivas tomadas pelo capitão? Confesso que estou com dificuldade em recordar alguma medida que preste. Talvez porque tudo que é dito é desdito ou no mesmo dia ou no dia seguinte bem cedinho. O que impede o cidadão de gravar na memória as ideias do capitão.

Gravei as medonhas:

Resultado de imagem para biruta gifa) flexibilização da posse e do porte de armas. O que, por mais otimistas que sejamos, sabemos que isso vai permitir que milicianos e demais criminosos disponham de mais armas e munições do que já têm;

b) a remoção do COAF das mãos do ministro Moro para as mãos do ministro da Economia – é de custar a crer, já que o COAF foi uma das melhores armas da Lava Jato. Ainda é mais biruta ler que Sergio Moro não se aborreceu com essa mudança;

c) a proibição de mais lombadas nas estradas federais. Como não consigo acreditar que o objetivo seja a permissão de mais velocidade nas estradas, fico tentando imaginar qual seria o objetivo do capitão;

d) a criação de uma Cancún tupiniquim? Na Baía de Angra dos Reis? Quer dizer, estragar uma das mais lindas paisagens que existem no mundo? Para que? Para o Brasil arrecadar alguns dólares a mais? Quem seriam os afortunados proprietários dessa aberração, uma Cancún em Angra? Tudo isso corre muito risco enquanto houver canetas BIC em nossas papelarias;

e) falta mencionar a performance do ministro Weintraub que competiu com Gene Kelly sob um belo guarda-chuva. Ao som de uma das mais queridas músicas do cinema, o ministro queria mesmo era proibir os estudantes de se manifestarem em horário escolar. Ou simplesmente de se manifestarem.

E se a chuva virar uma tempestade, ministro? Seu guarda-chuva aguenta?

______________________________________________________

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.

2 thoughts on “O pacto biruta. Por Maria Helena RR de Sousa

  1. Maria Helena,
    seu texto, como sempre, vai direto ao ponto. O problema é que duvido que haja quem possa lê-lo entre os birutas: sabe como é, diplomas inexistentes, aulas de português vergonhosamente cabuladas, tudo indica que lhes falte a técnica e a arte da leitura…
    Um abraço
    Sonia
    PS.: a família de Gene Kelly e os fãs poderiam pedir reparação…

  2. Sonia, sabe que me deu um pouco de pena do Weintraub? O cara não se tocou do ridículo que fez imitando logo uma das cenas mais deliciosas do cinema americano… Um verdadeiro patusco!
    Obrigada pelo seu abraço, que retribuo,
    Maria Helena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter