Broxa ou brocha? Culpado ou inocente? Tantas dúvidas que temos… Mira só

Resultado de imagem para comb animated gifsAprovada, ontem (3), a MP do pente-fino em pagamentos do INSS. O pente-fino é o que deve ser feito, assim como a cobrança de dívidas, antes de se propor uma reforma do tamanho da que está sendo analisada. Há muita coisa a fazer antes de se aprovar mudanças tão radicais.

 Trump na Grã-Bretanha é o mesmo que uma manada de elefantes junto com uma de rinocerontes em loja de cristais, já no caminho distribuiu ofensas para o prefeito londrino – aproveitou e atacou o prefeito de Nova York – e Meghan Merkle, mulher do príncipe Henry. Neste caso, como é de seu costume, desmentiu que tenha ofendido, apesar de indesmentível.

O escritório de advocacia que representava a mulher que acusa Neymar de estupro desistiu da cliente, alega como motivo o fato de ela ter mentido, pois havia se queixado somente de agressão. Como a outra parte também não é confiável, vou me abster de tratar do assunto até que as informações fiquem mais claras.

 A dúvida surgiu-me ao ler um texto de Ruy Castro, escriba de texto irreprochável, ele escreveu brochar. Broxar ou brochar, eis a questão, problema que todo homem já enfrentou – menos Anselmo Duarte, segundo ele contou em entrevista ao Pasquim em novembro de 1969 – e, agora, surgiu outro,  broxar/brochar virou, também, problema léxico. O Aurélio sustenta que é broxar, 

broxa:
v1. Pincel grande, de pelos ordinários, empregado em caiação e noutros tipos de pintura pouco apurada.
Substantivo masculino.
2. Bras. Chulo Indivíduo sem potência sexual.

Já Houaiss não concorda,

brocha:

pincel grande, de cerdas grossas de qualidade inferior, todas de mesmo tamanho, us. em pinturas corridas, pouco apuradas, em caiação etc.

que ou quem não consegue ter ou manter ereção; impotente

 Poder-se-ia imaginar que o assunto teria solução com Viagra, mas, não, é desnecessário, o Volp já resolveu, não consta nele broxa, portanto, nem broxar, o Aurélio está errado.

 Uma repórter da Globo confundiu “agora há pouco” com “daqui a pouco”, disse que a “sessão vai começar agora há pouco”.

  (CACALO KFOURI)            

                                                                  ***************

Que falta faz um celular…

                                                                  ***************

 N’O Globo

 Maioria dos brasileiros é contra a flexibilização das regras de armas, diz Ibope; rejeição é maior na periferia

 Uma pesquisa do Ibope mostra, porém, que o Palácio do Planalto não goza do apoio da maioria da população nesta seara: 61% dos entrevistas são contra afrouxar as regras de posse e 73% se disseram contrários ao porte de armas para cidadãos comuns, conforme antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim . A rejeição é maior entre mulheres(*).

 (*) É um “cala a boca, Magda” para Onyx Lorenzoni, que declarou que a maioria das mulheres apoia. Neste governo só chutam, às vezes, números, às vezes, baldes.

                                                        ***************

No ntv

Em seis meses, novo chefão da Globo só demitiu e acabou com programas

 bolsonaro II!

                                                       ***************

No UOL

 Chefe da Câmara diz que Crivella é inocente um dia após festa com prefeito

 O Rio é um caso sui generis, é um compêndio de tudo de errado que é possível acontecer em qualquer área.

Ex-subsecretário de Crivella confirma a comissão que assinou contrato nas férias

O que ele fez, confirmou que foi uma comissão a assinante ou que foi ele quem assinou? Se tivesse escrito à comissão, não ficaria com duplo sentido, cara-pálida.

Economistas já veem inflação negativa em junho

São mágicos, enxergam o que não existe, assim como crescimento negativo. Há quem diga que o crescimento para baixo existe, o do rabo de cavalo e da raiz. Cara-pálida, já ouviu falar em deflação?

 ‘Também é uma função do STF ser moderador’, diz Toffoli sobre pacto dos 3 Poderes

 Mas não ter “o STF do nosso lado”, como disse bolsonaro. Além de que, como disse o ministro Marco Aurélio, ninguém passou procuração para Toffoli fazer o tal do pacto.

                                                        ***************

No Estadão conteúdo

 ‘Lula Livre e Educação são pautas inseparáveis’, afirma Gleisi

 A ideia só poderia sair de uma cabeça oca  como a da falante, isto é tudo  que bolsonaro e Weintraub querem. Além de, provavelmente, esvaziar o movimento, pois muitos dos estudantes e seus pais não querem misturar alhos com bugalhos.

 Mulher que invadiu final da Champions brinca com montagem na Libertadores

 É óbvio o intuito de quem faz isto é promoção, porém se a web não der cobertura, as invasões acabam. Além de a aplicação de multa pesadérrima, cana seria exagero.

 

                                                       ***************

No G1

 Brasil é o país que mais altera leis que deveriam proteger a Amazônia, indica estudo

 A questão não é mudar muito, é que sempre muda para pior.

                                                        ***************

Na Folha

 Nike e Mastercard se dizem preocupadas com acusação contra Neymar

 Por que também não ficaram quando das notícias sobre as grandes dúvidas em relação à venda dele ao Barcelona – sob investigação até hoje –;  quando finge que sofreu falta e faz um teatro pra lá de ridículo? Quando agrediu um torcedor recentemente? Só agora começaram a perceber com quem estão lidando, mesmo que se confirme que a acusação de estupro é uma tentativa de golpe? O que precisa ser estudado por especialistas é por que um camaradinha destes influi em venda de produtos, diz muito sobre o público.

 Nova regra de portabilidade de planos de saúde entra em vigor; entenda as mudanças

 A principal novidade é que, a partir de agora, os beneficiários de planos coletivos empresariais também poderão mudar de plano ou de operadora sem cumprir carência.

 Só tem um problemazinho, como uma pessoa sem vínculo empregatício poderá ficar em um plano empresarial? Planos individuais, atualmente, são uma raridade.

                                                        ***************

No Voando Baixo

Ford vs. Ferrari: filme sobre a rivalidade será lançado em 2019

Uma das histórias mais legais do automobilismo vai virar filme em Hollywood. Com estreia marcada para o segundo semestre deste ano no Brasil, “Ford vs. Ferrari” vai contar a história de uma das maiores rivalidades do esporte a motor, entre a marca americana e a italiana.

O filme de Claude Lelouch, “Um Homem e Uma Mulher”, de 1966, tratou do assunto, mas de forma diferente, é considerado o primeiro merchandising da história do cinema. O filme tem quatro personagens principais, Jean-Louis Trintignant, Anouk Aimée, o Ford Mustang e o Ford GT40. E uma trilha sonora maravilhosa, com músicas de Francis Lai, Vinicius de Moraes e Baden Powell.

                                                         ***************

No JovemPan

 Gravações telefônicas relatam sete jogadores da equipe de Ronaldo Fenômeno comprados

Gravações telefônicas comprovam que 7 jogadores do Valladolid, time presidido por Ronaldo Fenômeno(1), foram comprados na fabricação do resultado da partida entre a equipe e o Valencia, na última rodada do Campeonato Espanhol, segundo informações do jornal El Mundo.

“Olha, irmão”, (o ex-jogador de futebol)(2) diz a um amigo dele. “Valência vence a primeira metade e a segunda, certo? Ouça-me, quem ganha a primeira parte e a segunda, ok? (…).

Ninguém Ninguém é ninguém, ninguém, nem seus amigos, nem ninguém.”, (teria dito)(*) o ex-jogador Carlos Aranda(3), segundo as escutas interceptadas pela polícia espanhola.

(*) Ah, a polícia espanhola não sabe o que escutou? Disse, cara-pálida, interceptou, ouviu, gravou e divulgou.

(1), (2), (3) O texto deveria ser mostrado a todos os alunos de escola de jornalismo como exemplo do que não se deve fazer, é de uma falta de clareza monumental. Ronaldo é ex-jogador e isto é usado no início de um parágrafo (2) e o nome do ex-jogador envolvido na falcatrua só é citado em outro parágrafo, dando a impressão de que foi Ronaldo o vendedor até que se chegue ao ponto em que está o nome do falante (3).

                                                            ***************Resultado de imagem para comb animated gifs

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter