Pobre país rico. Por Antônio Melo

POBRE PAÍS RICO

ANTÔNIO MELO

Na Organização Mundial de Comércio o Brasil ocupa posição de liderança. Quando – e se – entrar para a OCDE, vai ocupar o último lugar nesse estranho “clube dos países ricos”.

Com toda pompa e um empurrãozinho dos Estados Unidos, o governo brasileiro prepara-se para entrar na OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento e Econômico e, em troca, o Brasil deixará a OMC -Organização Mundial de Comércio, troca que até Jair Bolsonaro nenhum outro presidente topara.

A OMC tem 164 membros e garante tratamento especial com prazos maiores e oportunidades diferenciadas a países em desenvolvimento – caso do Brasil – em acordos e compromissos internacionais, coisa que as nações desenvolvidas, as da OCDE são impedidas de acessar.

Na Organização Mundial de Comércio o Brasil ocupa posição de liderança. Quando – e se – entrar para a OCDE, vai ocupar o último lugar nesse estranho “clube dos países ricos”. Mas teremos que deixar a OMC, abrindo mão de todas as suas benesses e à posição de país líder. Talvez, de uma hora para outra, tenhamos ficado ricos e nem sabíamos.

Pouco importa que o nosso ministro da Economia diga alto e bom som que o Brasil está quebrado, no fundo do poço. Chegou até a sugerir que o parlamento não só autorize o orçamento, mas também diga em que o executivo pode gastar. Algo assim como você pagar ao seu empregado e dizer como ele vai gastar o dinheiro.

no Piauí, segundo a mesma pesquisa, 91% da população não tem nenhum tipo de esgotamento sanitário; que no “Brasil acima de tudo” mais de 15% da população ainda não tem acesso a abastecimento d’água, e 10% nem mesmo a coleta de lixo. No Acre, em pleno século XXI, 33% das moradias não têm banheiro.

Bom, mas deixa para lá. Estamos batendo à porta do clube dos ricaços, não importa que o número de pobres, segundo a última pesquisa PNAD, tenha passado de 53 para 55 milhões, dos quais 15 milhões são miseráveis. Fazem a mágica de sobreviver com menos de 140 reais por mês. Já os pobres têm situação melhor, sobrevivem com até 406 reais. Não esqueça que o número de desempregados ultrapassou em centenas de milhares a casa dos 13 milhões de brasileiros há bastante tempo.

O que importa é que estamos em marcha batida para o paraíso. Claro que seria muito bom que os quase futuros colegas não soubessem, por exemplo, que no Piauí, segundo a mesma pesquisa, 91% da população não tem nenhum tipo de esgotamento sanitário; que no “Brasil acima de tudo” mais de 15% da população ainda não tem acesso a abastecimento d’água, e 10% nem mesmo a coleta de lixo. No Acre, em pleno século XXI, 33% das moradias não têm banheiro.

 Enquanto isso, no Maranhão onde mais de 30 por cento das casas não têm coleta de lixo, os americanos e outros países vão lançar satélites da Base Espacial de Alcântara. Somos ricos, sim. Vamos entrar para a OCDE.

Ah, tem um pequeno detalhe. Para fazer parte da organização dos países mais ricos do mundo, a gente tem que pagar uma grana preta. Mas isso não é problema.

Dinheiro é que não vai faltar. O governo até cortou 1,4 bilhão do seu orçamento. Dando mais um apertinho na educação, na saúde… Com certeza tem. Tem sim.

Imagem abertura: "Retirantes"; de 1944; Portinari. Óleo (Foto: Divulgação/Acervo Projeto Portinari)

______________________________________________________________________________

Antônio Melo – Jornalista. Publicou recentemente o excelente “A Vingança”, pela Z Editora

1 thought on “Pobre país rico. Por Antônio Melo

  1. Mais um argumento a favor da tese de que somos ricos: não se consegue avaliar o quanto o PT desviou dos cofres públicos para o cofre do partido e afiliados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter