Alguns pensadores de nossos dias…Por Maria Helena RR de Sousa

ALGUNS PENSADORES DE NOSSOS DIAS

MARIA HELENA RR DE SOUSA

… Ernesto Araújo: Nem Freud explica os meandros do pensamento desse senhor. A respeito das mudanças climáticas, imagino que todos tenham lido essa informação fantástica...

Imagem relacionada

(PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DO NOBLAT,
VEJA ONLINE, 9 DE AGOSTO DE 2019)

Donald Trump: O cara que convenceu os eleitores a votar nele para juntos “Make America Great Again”. Conheci os EUA em 1954 e lá passei um bom tempo. Ao comparar aquele país com este de Trump sinto que ele conseguiu exatamente o contrário. O que ele está fazendo com famílias de imigrantes é de uma crueldade que não combina, em absoluto, com a imagem do país que significou, durante tantos anos, o acolhimento generoso que, sem slogans hipócritas, mas com ações positivas, fez dos EUA uma grande nação.

Diante dos terríveis e repetidos massacres em seu país: “As armas não cometem crimes. São os homens que os cometem”.

Ele é uma pessoa tão formidável que consegue reconhecer no filho do presidente brasileiro um rapaz bem preparado e inteligente que será um excelente embaixador do Brasil nos EUA. Conviveram largamente? Passaram um tempo juntos? Eduardo fez longas visitas aos Trump? Não, não foi isso. Toda essa simpatia surgiu por osmose. Não é sensacional?

Ernesto Araújo: Nem Freud explica os meandros do pensamento desse senhor. A respeito das mudanças climáticas, imagino que todos tenham lido essa informação fantástica que ele nos deu e que aqui copio por medo de que algum leitor tenha perdido a oportunidade de ler, com calma, suas palavras geniais: “Não acredito em aquecimento global. Vejam que fui a Roma em maio estava tendo uma onda de frio enorme. Isso mostra como as teorias estão erradas. Isso a mídia não noticia”.

Imagem relacionadaMas nenhum foi capaz da síntese perfeita de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao ser perguntado se era comunista: “Não sou comunista nem nunca fui. Sou torneiro mecânico”.

E que tal esta frase sobre os direitos da Mulher: “Você tem um bolo e dentro desse bolo tem uma gilete. Eu quero abrir esse bolo e tirar a gilete. O que é o bolo? A saúde da mulher, os direitos da mulher. Agora, tem uma gilete lá dentro, que é o aborto, que tem de ser discutida em outra discussão, de acordo com a legislação nacional, que pune o aborto”.

Jair Bolsonaro: esse merece uma antologia. É um espanto. Mas é só ter um pouco de paciência que logo teremos nas livrarias uma coletânea das mais estapafúrdias frases que jamais saíram do Planalto. Abaixo dois pequenos exemplos: “O que é que tem nomear meu filho para embaixador em Washington? De alguém o embaixador tem que ser filho, não é? Por que não meu?”. Ou “Daqueles governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”. São palavras de um presidente da República, de um capitão do Exército, de um ex-parlamentar. Acreditem, se quiserem…

Mas nenhum foi capaz da síntese perfeita de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao ser perguntado se era comunista: “Não sou comunista nem nunca fui. Sou torneiro mecânico”.

Inteligência não é para qualquer um…

______________________________________________________

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *