De volta, o velho filme. Blog do Mário Marinho

DE VOLTA, O VELHO FILME

BLOG DO MÁRIO MARINHO

Mais uma vez, o Corinthians é eliminado precocemente da Libertadores.

E, mais uma vez, em casa e contra o paraguaio Guarani.

Há que se dizer que o Corinthians até jogou bem, criou boas chances e venceu por 2 a 1. Vitória insuficiente. Ou, como diria um velho amigo do Jornal da Tarde, o Hélio Cabral, muito obrigado por nada.

Empurrado por 40 mil fiéis torcedores, o timão, como se esperava, foi logo ao ataque. E conseguiu resultado, pois logo aos 6 minutos fez 1 a 0, gol de Luan.

Aos 28 minutos, um fator complicador: a justa expulsão de Pedrinho que recebeu o segundo cartão amarelo. Logo ele que vinha de excelente e vitoriosa campanha com a Seleção Brasileira olímpica.

Mas, o time reagiu bem e cinco minutos depois chegou ao segundo gol com numa boa jogada de Vagner Love completada pelo argentino Boselli.

O começo do segundo tempo mostrou um Corinthians diferente, recuado.

Foi fatal. Numa cobrança de falta, aos 8 minutos, Fernando Fernandes marcou para o Guarani. Embora falta muito bem cobrada, em minha opinião o goleirão Cássio se atrasou e chegou na bola com as pontas dos dedos.

Daí, os paraguaios fizeram o dever de casa: se fechar na defesa e irritar o adversário com intermináveis momentos de cera.

O Timão passou do domínio consciente do primeiro tempo, ao domínio desesperado e improdutivo, principalmente com bolas cruzadas sobre a área.

Ao final, o Guarani foi premiado por sua resistência e o corintiano castigado por mais uma vez seu time cair em casa.

Os
prejuízo$

O maior prejuízo numa derrota como a de ontem, é o prejuízo moral.

É a lágrima derramada ou contida, é o sofrimento de uma dor imensa. É aquele sentimento de impotência.

É saber que vai virar alvo das gozações impiedosas e sem fim dos rivais.

Gozações que começaram assim que o juiz apitou o fim do jogo e que não tem prazo de validade.

Talvez termine com a chegada de um título.

Mas, fica a cruel dúvida: quando essa conquista virá.

Gols da quarta-feira

Histórico
de sofrimentos

Para lembrar as conquistas na Libertadores nos últimos 10 anos.

2010 – Eliminado pelo Flamengo. Perdeu o primeiro jogo, no Maracanã, por 1 a 0. O jogo de volta foi na noite de quarta-feira, 5 de maio, no Pacaembu com 35.561 pagantes.

Vitória do Timão, 2 a 1, gols de David (contra) e Ronaldo Fenômeno. A vitória não foi suficiente para garantir a classificação.

2011 – Mesmo com Ronaldo fenômeno, e dirigido por Tite, o timão foi eliminado pelo colombiano Tolima. No primeiro jogo, no Pacaembu, frustrante empate em 0 a 0. No jogo de volta, na cidade de Ibagué, na Colômbia, derrota por 2 a 0.

2012 – Campeão invicto.

2013 – Defendendo o título de campeão da Libertadores, acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors em jogo com desastrosa arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla. O empate 1 a 1, na noite de quarta-feira, 15 de maio, foi o bastante para eliminar o Timão.

2014 – Não participou.

2015 – Já na fase de grupos, o Alvinegro ficou no considerado “grupo da morte”, formado por São Paulo e San Lorenzo. Terminou como líder, mas foi eliminado pelo Guarani do Paraguai, perdendo as duas partidas. Uma por 2 a 0 e a outra por 1 a 0, em casa.
2016 – O primeiro jogo contra o Nacional, em Montevidéu, empate por 0 a 0. Na volta, em Itaquera, outro empate, 2 a 2, e a classificação do Nacional pelos gols marcados fora de casa.

2017 – Não participou.

2018 – Na noite de quarta-feira, 29 de agosto, jogando em Itaquera e sob a arbitragem do mesmo Nestor Pitana da noite de ontem, o Corinthians venceu o Colo Colo por 2 a 1. E, como aconteceu ontem, a vitória não foi suficiente e o Timão foi eliminado já nas oitavas de final.


Há 50 anos

Fatos que foram notícia no dia 13 de fevereiro de 1970, sexta-feira.


Israel ataca indústria do Egito: 70 mortos

A aviação israelense destruiu ontem uma usina siderúrgica em Abu Zabal, a 20 quilômetros de Cairo, matando 70 operários e ferindo cerca de 100.

O Egito acusou Israel de atacar um objetivo civil.

O governo de Israel respondeu que a usina foi atacada indevidamente por um “erro técnico”

A oposição não está à vontade

O líder do MDB na Câmara, deputado Humberto Lucena, afirmou, em Brasília, que a oposição não se sente muito à vontade diante do clima que ainda permanece no País de “ameaças latentes que decorrem da vigência dos Atos Institucionais”.

Nenê de Vila Matilde é tricampeã paulista

As escolas de samba Nenê de Vila Matilde, pelo primeiro grupo, Mocidade Alegre, pelo segundo, e o bloco Os Cabeções, pelo terceiro, foram os campeões do carnaval de 1970, segundo anunciou ontem o secretario Amadeu Papa, do Turismo da Prefeitura, em entrevista coletiva à Imprensa.

Tostão só volta dos Estados Unidos em março

Os 21 convocados para a Seleção Brasileira que começa sua preparação para a Copa do México, se apresentaram ontem no hotel Copacabana Palace, no rio de Janeiro.

A grande preocupação do técnico João Saldanha é Tostão que se encontra em tratamento nos Estados Unidos. Tostão sofreu um descolamento da retina no final do ano passado e só deverá estar apto para o futebol na primeira semana do mês de março.

Pelé quer Toninho a seu lado

Ontem, na apresentação, Pelé disse que se não puder contar com Tostão, que foi artilheiro da Seleção as Eliminatórias, gostaria de ter o artilheiro Toninho ao seu lado.

Disse ainda o camisa 10 que respeita a opinião de Saldanha, que fala em colocar Dirceu Lopes ou Rivelino ao lado do Rei, mas acha que a experiência não dará bons resultados.

—————————————————————————————–

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter