Querem acabar com a história? Matem os velhos. Por Meraldo Zisman

QUER ACABAR COM A HISTÓRIA?

—  MATEM OS VELHOS —

MERALDO ZISMAN

O avanço dos meios de comunicação, e o galopante crescimento do conhecimento médico, fazem com que, seja urgente, se treinar os profissionais de Saúde, para que dominem a difícil arte de noticiar os fatos e educar a população. Não deve mais ser permitido o encastelamento, ou a omissão de notícias, às pessoas. A democracia é isso! Sem educação e sem liberdade de imprensa, inexiste a cidadania!

Um caso:

Eu presidi uma Mesa Redonda, na Sociedade Brasileira de Medicina Psicossomática/Regional de Pernambuco, a respeito de SIDA e suas repercussões sociais. Isso ocorreu na época do flagelo da síndrome da deficiência imunológica e, poucos, sabiam acerca de sua epidemiologia. Aquela era uma matéria importante, como, aliás, tudo o que envolve os desvios da sexualidade humana. Entretanto, naquele momento, considerava-se que a patologia afetava o homossexualismo (fato que mostrou se tratar de mero preconceito). A Mesa estava composta por três especialistas. Foi uma bela reunião, um auditório interessadíssimo, porém, quando fui dar o encontro por encerrado, eis que um dos participantes me fez uma pergunta:

– O colega, presidente da Mesa, como pediatra, poderia nos esclarecer se, o vírus da SIDA, é capaz de ser transmitido através da amamentação? Fez-se um enorme silêncio no auditório.

Por sorte, ou por azar, eu respondi:

– A Revista Time noticiou que, na Suécia, foram constatados dois casos de SIDA, por contaminação, através do leite materno. Com muito cuidado, respondi que havia a dúvida de outras secreções, que não a espermática, serem responsáveis pela transmissão da doença. E, esclareci, ainda, desconhecer, outras publicações médicas, indexadas sobre o assunto.

No dia seguinte ao ocorrido, eu li, estupefato, a seguinte manchete de Jornal:

PROFESSOR DE PEDIATRIA DECLARA QUE O LEITE MATERNO PRODUZ AIDS.

Para sair “dessa fria” não foi fácil!

Imagine agora… com a tal das fake news.

___________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

1 thought on “Querem acabar com a história? Matem os velhos. Por Meraldo Zisman

  1. Caro Dr. Meraldo,
    Pergunta traiçoeira, respsta jocosa:

    PROFESSOR DE PEDIATRIA CONVOCA VOLUNTÁRIOS DA IDADE PROVECTA COM SINAL
    AVANÇADO DE DEMÊNCIA COMPROVADO PARA
    EXPERIMENTO DO LEITE MATERNO
    DE AIDÉTICA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter