CURRÍCULO

Políticos e seus currículos de araque. Por Ruy Castro

POLÍTICOS E SEUS CURRÍCULOS DE ARAQUE

RUY CASTRO

Nada como um doutorado que não se precisou cumprir ou um título de mestrado imaginário

CURRÍCULO

PUBLICADO NA FOLHA DE S. PAULO, EDIÇÃO DE 9 DE OUTUBRO DE 2020

Kassio Marques, escalado por Jair Bolsonaro para o STF a fim de votar com imparcialidade a favor de sua família, gabou-se em seu currículo de uma pós-graduação na Universidade de La Coruña, na Espanha. Faltou combinar com a universidade. Consultada, ela informou que Marques fez apenas um curso de quatro dias sem relação com qualquer pós, e, mesmo assim, como ouvinte. Para Marques, o encarregado de compor seu currículo “errou” ao traduzir o quesito. Seria mais honesto se dissesse “Desculpem, não colou”.

É um “erro” frequente na biografia dos homens de Bolsonaro. Vide seus notáveis indicados para o MEC, Ricardo Vélez Rodrigues, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli. Todos tinham em seus currículos cursos fictícios no exterior, plágios descarados ou autoria de livros alheios. Belo exemplo para os estudantes.

Ricardo Salles, destruidor do Meio Ambiente, disse-se aluno de mestrado em Yale, embora nunca tenha sido sequer matriculado. E Damares Alves, sinistra ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, intitulou-se “mestra em educação e em direito constitucional”. Não por uma universidade, mas por leituras da Bíblia. “Mestre é quem se dedica ao ensino bíblico”, decretou, do alto de sua goiabeira ardente.

Os espertos vêm de longe. A primeira a ter sua erudição desmentida foi Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, em 2009. Seu currículo Lattes incluía imaginários mestrado e doutorado em ciências econômicas pela Unicamp. Não corou ao ser apanhada.

Em 1967, aos 19 anos, ganhei um curso de língua e literatura portuguesa na Universidade de Coimbra. Era um curso de verão, sem valor acadêmico. Tentei cumpri-lo, mas, uma semana depois, achando-o chato, despedi-me dos colegas e fui saracotear em Paris. Mesmo assim, recebi depois um simpático certificado de inscrição.

Vou procurá-lo —está em algum lugar— e juntá-lo ao currículo.

__________________________

Ruy Castro Ruy CastroJornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.

1 thought on “Políticos e seus currículos de araque. Por Ruy Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter