Plurais, o mentirão, e muita falta de edição. Cacalo tanto bate até que …Kfouri!

maobobaNo livro de sua autoria, “Cozinha Confidencial”, o chef e apresentador de programa de TV norte-americano Anthony Bourdain escreveu que o principal indício de que um restaurante vai fechar é o enxugamento do cardápio, daí para o fim é um pulo. De certa forma, pode-se transferir o raciocínio para o que vem acontecendo com os jornais e as revistas, diminuem o número de páginas dos cadernos, eliminam alguns deles e, pior, demitem, demitem, demitem, cada vez mais resta a raspa do tacho. Como resultado, vemos falta de edição, é só notar como em uma página aparece a mesma palavra escrita de formas diferentes, erros crassos de gramática, termos usados com significado errado, leitura desinteressante, fatos mal apurados. Os que se salvam são os articulistas e cronistas. É nesses problemas que residem as magrelas edições dos diários e a triste situação da Editora Abril, até pouco tempo orgulhosamente chamada de “a maior editora do mundo abaixo da linha do Equador.” por Roberto Civita, seu ex-presidente, que morreu em 2013.

Água mole em pedra dura tanto bate até “kfouri”, sim, é comentário repetido e será assim na esperança de conseguir algum resultado. Escrevi várias vezes que os criticozinhos de TV se atêm às fofoquinhas e não cuidam de fazer jornalismo de interesse público. Ontem (18), por exemplo, no canal 658 da NET, segundo a informação estava sendo exibido o filme “Os Assassinos”, um clássico de 1946, com Burt Lancaster, Ava Gardner, aquela que levou Frank Sinatra à loucura, e Edmond O’Brien. Só que o filme exibido era “Os Assassinos”, de 1995, com Sylvester Stallone e Antonio Banderas… Nada a ver, como diz uma personagem do programa humorístico “A Praça é Nossa”. “Aforamente” que os intervalos comerciais em alguns canais estão maiores e mais frequentes que na TV aberta, os horários dos programas estão errados. Só imagino o tamanho do desastre que vai ocorrer a partir de domingo, pois já não haverá horário de verão. Infelizmente para o telespectador, a crítica de TV mais parece uma continuidade dos departamentos de divulgação das emissoras e programadoras.

Recomendo a leitura da coluna de Eliane Cantanhêde, na pág. A6, e da crônica de Ignácio de Loyola Brandão, na pág. C8, do Estadão de hoje (19). Eliane só se esqueceu de citar Rosemary Noronha, que, além de vários feitos, viajava à nossa custa no avião presidencial.

Vale a pena fazer um esforço e procurar a edição de hoje do Jornal GloboNews, edição das 10h, no Globosat Play para ter certeza de que se a CPMF vier a ser aprovada nenhum centavo será usado para o fim anunciado. A matéria trata do que deveria ter sido feito com os royalties do pré-sal e não foi cumprido.

Frase da semana, Bernardo Mello Franco, na Folha: Com as revelações da jornalista Mirian Dutra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descobriu o que Lula e Renan já sabiam. Na política brasileira, ex é para sempre.

(CACALO KFOURI)

***************

No UOL

Após repercussão, Claudia Leitte desiste de publicar livro via Lei Rouanet

Obs.: – Em 1977, o político Francelino Pereira perguntou “Que país é este?”. Pergunto eu agora, 39 anos depois, qual é ele, em que Claudia Leitte consegue grana para lançar sua biografia por meio de uma lei que, teoricamente, incentiva a cultura? Se fosse para financiar a de Elis Regina, Nara Leão, Elizeth Cardoso e outras da mesma importância, figuras marcantes da música brasileira, nada a opor, mas quem é a moça em termos de significância (e não faço juízo de valor, não se trata de gostar ou não)?

*****

Na Folha

Correção de erros e direito de resposta ainda são desafio, dizem ombudsmans (???)

(???) Que raios de plural é este? É ombudsmen. Abaixo a etimologia da palavra, segundo o Aurélio e dois dicionários americanos:

No Aurélio:

ombudsman
[ÈAmb«dzÇm«n] [Ingl., do sueco ombud, ‘representante’, ‘deputado’, + ingl. man, ‘homem’.]
Substantivo de dois gêneros.

Obs.: – Se a última sílaba é inglesa, man, o plural é men.

No Webster:

Full Definition of ombudsman
plural om•buds•menplay \-mən\

No Thesaurus:
ombudsman, noun, plural ombudsmen

[om-buh dz-muh n, -men, -boo dz-, awm-, om-boo dz-muh n, -men, awm-]

Obs.: – A ombudsman vai ter trabalho pra explicar isto em sua coluna no domingo…

***************

No Estadão

Para MSF, bombardeios são intencionais

Quase uma centena de colaboradores da ONG Médicos sem(*) Fronteiras

No box da matéria:

Pelo menos 46 pessoas morrem em bombardeios contra quatro hospitais – um deles mantido pela organização Médicos Sem (*) Fronteiras

(*) Cadê a edição? Resolvam, é em alta ou em baixa?

Jornalista Pimenta Neves vai para o regime aberto

Segundo as investigações, o jornalista não (teria aceitado)(XXX)(aceitou)(*) o fim do relacionamento com a vítima.

(*) Caramba, segundo as investigações a não aceitação foi o motivo do crime pelo qual foi condenado a quase 20 anos de cadeia, depois de vários recursos até decisão final do STJ.

***************

No Blog do Gois

Biografia sobre(de)(*) Moacyr Scliar deve sair ano que vem

(*) Biografia é, sim, um livro, mas é aquela história, livro é sobre, biografia é de.

A família de Moacyr Scliar planeja lançar em 2017, quando o autor de “A guerra no Bom Fim” completaria 80 anos, uma biografia (sobre o)(do) escritor.

O jornalista e romancista Inácio(Ignácio) Loyola de Brandão, Aliás…

O mestre Luis Fernando Verissimo, 79 anos, está a caminho do Rio para participar de um debate sobre Scliaar (Scliar).

Obs.: – Pelo jeito, falta de edição é doença generalizada.

Tentativa de assalto ao Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo

Sabe o Abrigo Cristo Redentor, aquele pobre de (marré-de-si)(marré deci), que fica em São Gonçalo?

***************

Na Folha

Petrobras não fecha patrocínio e deixa a Rio-16(*) sem gasolina

(*) Vixi, agora piorou, a marca é Rio 2016, sem hífen e com 20…

A maquiagem a favor do aedes

Moradores do Distrito Federal dizem que governo mudou pneus de lugar para criar cenário pior no dia da inspeção de focos do mosquito

Obs.: – Sim, eu sei, é desagradável usar isto, mas eu não disse que era mentirão?

***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter