A crise política. A violência. Os disparates. A imprensa cobre como pode e como não pode

c924048a-0298-415b-9c0d-8dd03b46cbfd_13Normalmente, as notícias são comentadas mais abaixo, mas, hoje, abrirei uma exceção tal é o descalabro de seu teor, foi publicada na Folha/UOL (21): “Ao STF, Dilma diz que Sergio Moro colocou em risco a soberania nacional”. Quer dizer, então, que o juiz ao mostrar as chicanas entre a presidente e o ex-presidente põe em risco o país e não os dois urdidores de uma tentativa fracassada de marmelada? É, sem dúvida, uma das maiores inversões dos fatos de que tive conhecimento na minha já não muito curta existência.  

Nada como um dia depois do outro. Leia-se o título: “Crise política se agrava e Tarso Genro propõe renúncia de FHC e convocação de nova eleição”, de 1999. As bancadas da oposição apoiaram a ideia, além de o jurista Eros Grau, nomeado ministro do STF no primeiro mandato de Lula, claro que contando com a gratidão dele. Durante seus dois governos, FHC sofreu 14 (na minha apuração, há quem diga que foram 17) pedidos de “impichamento”, 10 assinados por deputados do PT,  entre eles, José Genoino – então líder do PT, recentemente julgado e condenado como mensaleiro. Lula, José Dirceu e Agnelo Queiroz também assinaram vários dos pedidos, que eram  acompanhados de manifestações em que se bradava “Fora, FHC!”, mas não achavam que fosse golpe como alardeiam os petistas hoje em dia. Mas, infelizmente, os jornais não usam mais o ótimo “Para saber mais”, no qual fatos remotos eram relembrados, as idiossincrasias ficavam patentes.

Poder-se-á, mais abaixo, com a leitura de trecho da coluna da ombudsman da Folha de S.Paulo, como o bom senso está se transformando em artigo raro, um leitor reclama do horóscopo do jornal, diz que é governista! Mas, a coisa não fica por aí, Ancelmo Gois, conta em seu blog, que uma cachorrinha foi hostilizada no Rio porque estava com um lencinho vermelho na coleira…

Voltemeia sugiro que os jornais testem os serviços públicos pela internet, que repórteres comportem-se com pessoas comuns, mas, até hoje, não vi nada a respeito. Em um dos primeiros Mirando, no início de janeiro, contei que recorri ao falecomdetran pedindo o Aviso de Recebimento do documento de meu carro, já havia estourado o prazo regulamentar para chegar à minha casa. A resposta chegou agora(dia 21)…

Vale a pena ler, na Folha (21), pág 2, “Hamlet ou Macbeth?”.

A Petrobras anuncia prejuízo recorde, Dilma conseguiu repetir no país (por ação) o que fez na empresa (por omissão), quase destruiu ambos.

CACALO KFOURI

                                                             ***************

Na Folha

Na coluna da ombudsman

Quando até o Universo conspira

Por favor, comente o horóscopo de hoje (13), que pede a todos os signos que fiquem em casa, busquem a natureza ou se resguardem. Já passou da hora de a Folha assumir que é um jornal de esquerda, socialista e que tem lado, não acha? Ao menos seria  decente”, escreveu um leitor que havia lido a “denúncia” da suposta mensagem subliminar contra  a manifestação de domingo passado em rede social.

Obs.: – O parágrafo acima está na coluna da ombudsman, notem a que nível chega a procura de pelo em ovo por parte de militantes, sejam contra o governo (no caso), sejam a favor. Sinto a chamada vergonha alheia.

Há alguns dias,o decano Janio de Freitas, um dos colunistas mais antigos e identificados com o nome do jornal, noticiou em sua coluna a existência de um plano obscuro destinado a prender o ex-presidente Lula quando de sua condução coercitiva para depor. Um câmera havia “ouvido algo” e estranhou um jatinho com a porta aberta, parado próximo à área VIP de Congonhas, ao lado de um carro da Polícia Federal. O colunista não sabia por que não havia dado certo, mas estava convicto da culpa do juiz Sergio Moro e dos legionários da Lava Jato. Também aqui caberiam algumas perguntas básicas: jatinhos são presença estranha na área VIP do aeroporto?

Obs.: – O colunista sempre foi um  dos mais parciais a favor da situação, é o queridinho dos governistas, o antípoda de Reinaldo Azevedo, a diferença é que este não cai em balelas do tipo da acima relatada.

 Em crise, Dilma aposta em ‘matar ou morrer’

 Obs.: – Se depender de previsão dela, vai molê, vai molê… aposta sempre errado, não acerta uma.

 15% dos manifestantes em ato pró-Dilma eram funcionários públicos

 O percentual é cinco vezes maior que o declarado no município de São Paulo —só 3% declaram essa ocupação.

Obs.: – Ah….

 Assistir ao tênis hoje me dá um enorme tédio

 Brutalizado, esporte atingiu seu limite e deve ser repensado, antes que se torne mais chato que o vôlei de praia

Obs.: – Concordo 100%! O texto é de Rogério Fasano, acostumado às coisas com qualidade superior. Trabalhei na área durante dez anos, o jogo está cada vez mais físico e menos bonito. Se for feminino, então, não dá pra saber se o jogo é em uma quadra  ou em um motel tal é a gemeção.  No saibro, então, é tortura, demora mais.

 Agnelli levou Vale ao topo no ciclo das commodities

 Política agressiva para ganhar mercado no exterior foi uma de suas marcas; conflito com Lula custou seu cargo

Obs.: – Tragédia, morreu com a família em desastre de avião. Pessoa da mais alta competência, não concordou com as intenções demagógicas de Lula e foi apeado do comando da empresa, pois o governo é grande acionista.

 Governo busca nome para assumir comando da PF

 Atual diretor, Leandro Daiello perdeu a confiança do Palácio do Planalto

A missão do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, é encontrar nas próximas semanas um nome para apresentar a Dilma.

Obs.: – Pensei que tivesse de ser uma pessoa séria e competente, que ingênuo sou. Pelo jeito, vão procurar alguém que não seja ingrato, que não seja como o procurador-geral Janot, como a ele se referiu Lula na gravação. De qualquer forma, será mais um tiro pela culatra, quero ver o novo segurar a turma.

“A primeira atitude que tomo é: cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Eu não preciso ter prova.”.

Obs.: – A declaração acima é do novo ministro da Justiça… justiça…?

 Lula pede que investigações contra(XXX)(sobre)(*) ele sejam mantidas no Supremo

 (*) Contra, não não não, é sobre, se fosse contra seria viciada, deem uma zoiada no pai dos burros pra ver o que significa a preposição (sabem, pelo menos, que, no caso, é preposição? Se fosse advérbio, então…).

 Alckmin emplaca Dória candidato em SP

 Obs.: – Os candidatos adversários vibram. E os que já pensam nas eleições  presidenciais de 2018 também, Alckmin já começa tropeçando.

                                                     ***************

Na Folha/UOL

 Citada em grampo, Rosa Weber relatará pedido de Lula para evitar Moro

 Obs.: – Impressionante, não dão um tiro certo, saiu tudo ao contrário do que tramavam (tramar, o verbo correto, este para não usar trapacear). Ainda por cima, põe a ministra em uma sinuca, se aceitar o pedido, dirão (os anti) que foi para agradar Dilma, que a escolheu; se negar, alegarão vingança (os pró).

 No G1

1 – INTERIOR DE SP

Garota desmaia após apanhar em frente à escola

Jovem apanhou por falar com namorado de amiga da agressora.

2 – MINAS GERAIS

MP apura agressão contra três jovens em festa em Ouro Preto

Vítima alega que suspeito tentou beijar duas colegas à força.

3 – RIO DE JANEIRO

Jovem leva soco na boca após dizer  ‘não’(*) a rapaz que tentou agarrá-la

 (*) Será perda de tempo do leitor e minha continuar a apontar o erro, parece que foi  padronizado nos títulos e m toda a imprensa para economizar dois toques (um espaço de cada lado).

Vítima estava em boate em Petrópolis, no RJ, e registrou B.O.

4  – CEARÁ

Jovem mata dois após ter vídeo divulgado beijando outro homem

Ele matou homem que postou imagens e senhor de 50 anos, que tentou impedir crime.

5 – Menino de 14 anos é esfaqueado a caminho da escola no litoral

Garoto morreu; polícia diz que crime em São Vicente foi ‘atípico’

 Obs.: – Pela leitura dos cinco títulos acima, nota-se que o país não saiu da Idade da Pedra.

No Estadão

 Estudante reage a sequestro e mata ladrão

 Jovem estava com namorada em Pinheiros quando foi abordado por assaltantes

A reação de um estudante de 18 anos a um sequestro(-)relâmpago terminou com um suspeito(?) (…). De acordo com a Polícia Civil, o rapaz, (…),entrou em luta corporal com os suspeitos (?) dentro do carro, tomou a arma de um deles e o matou com um tiro (…).

(?) Estou confuso, meu “célebro’ ferve: no título é ladrão, na linha fina é assaltantes, no texto suspeito? E o rapaz briga com os caras dentro do carro, tira a arma de um deles e continuam a ser suspeitos? Uma aspirina, por favor.

 No meio do caminho, no Butantã, os sequestradores (?) pararam o carro

(?) Ah, como andaram com o carro, mudaram de categoria…

 Ele e o suspeito(?) que estava com a arma entraram em luta corporal, enquanto o sequestrador(?) que dirigia o veículo tentava impedi-lo dando socos em seu rosto.

(?) Então tá, o carro andou mais um pouco e o cara que estava com a arma voltou a ser suspeito e o outro, como estava com as mãos no volante, continuou a ser sequestrador. Começo a entender a trama agora.

 O assaltante (?) que morreu ainda não foi identificado.Os outros(?) dois foragidos não foram encontrados.

(?) Como morreu, deixou de ser suspeito, né mermo? Agora, me explica por que “outros” foragidos se o que morreu não consegue mais “foragir”?

 Obs.: – E pensar que o inadjetivável texto acima, teoricamente,  passou pelas mãos de quem outrora era chamado de editor…

 Rosberg vence GP e Alonso ‘vive de novo’

 Fernando Alonso(???), da Ferrari,completou o pódio.

(???) Foram dois milagres: ele não ter se machucado no acidente e ter completado o pódio mesmo tendo abandonado a corrida na 18ª volta. Quem chegou em terceiro foi Sebastian Vettel.

                                                        procura ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter