Nenhum País é uma ilha

                                              Nenhum País é uma Ilha

Por Meraldo Zisman

Do jeito que a coisa está parece que o Brasil está fora do nosso velho planeta.  Acautelo: cuidado com quem fica olhando somente para o seu umbigo.

Boato é notícia que corre publicamente, de boca em boca, sem procedência conhecida e sem veracidade confirmada. Rumor. Conhecido também por balela, mexerico, fofoca. Boato é coisa que se espalha rapidamente e pode causar muitos aborrecimentos.

Notícia, do ponto de vista jornalístico, significa o relato de acontecimento real e atual, de interesse do público em geral ou de determinado segmento da sociedade, veiculado em jornal, rádio, televisão e agora pela Internet. Em uma sociedade pós-moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre todo e qualquer assunto.

A mídia impressa, o rádio e a televisão estão aparentemente perdendo a importância que tinham. Nem sei se isso é verdade. Depende da preferência do anunciante que é, no fim, quem paga a conta. A espécie humana não mudou e continua a mesma, com ou sem perigos.

Nesses dias em que o senado acata o impeachment da Presidente da República tenho a esperança que possa voltar aos meus programas favoritos e saber como vai o Mundo lá fora.

Do jeito que a coisa está parece que o Brasil está fora do nosso velho planeta.  Acautelo: cuidado com quem fica olhando somente para o seu umbigo.

Quando eu morava na Inglaterra e havia mais neblina (fato costumeiro) no Canal da Mancha, os ingleses diziam que o continente europeu estava isolado.

A História demonstra que, mesmo sendo geograficamente uma ilha como no caso do Reino Unido, nenhum país ou nenhuma pessoa é uma insula separada do resto de Mundo.

Nenhuma nação é uma ilha, completa em si própria; cada país faz parte de um conjunto, de todo este pequeno planeta que habitamos. Toda essa lenga-lenga é para lembrar que o Brasil é muito importante para o Mundo, mais do que pensamos…

 _________________________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter