Coisinha porreta

COISINHA PORRETA

Por Josué Machado

Clichês como “olha só” e “veja bem” podem frequentar a inocência das previsões do tempo e o veneno das justificações políticas.

  Uma das moças do tempo da TV Globo, Maria Júlia, que sofreu estúpidos ataques raciais há algum tempo, tem graça e boa desenvoltura, mas gosta de uma das expressões da moda: “olha só”.

   É assim que ela começa as frases explicativas das ameaças do tempo aqui e ali.

   — Olha só, Bonner…

   — Olha só, Adelaide…

   — Olha só, Maricota…

  Daí nada, só que o “olha só” virou muleta, como outras tantas palavras e expressões que ponteiam o linguajar de todo dia.

E aí chegam as esperadas previsões, todas com sorrisos e deferências porreiras (*) de parte a parte. Tudo como deve ser, aliás, porque a vida já é dura sem alguma graça.

   E daí? Daí nada, só que o “olha só” virou muleta, como outras tantas palavras e expressões que ponteiam o linguajar de todo dia. Como uma, pouco edificante, com que o breve ministro Romero Jucá, agora ex-ministro, temperou a conversa porreta(**) que teve com o ex-senador Sérgio Machado, o gravante, sobre processos, investigações, lava jatos e outros bichos.

   Jucá usou “porra” (clava com saliência arredondada num dos extremos), entre outras coisas desairosas, como palavra-ônibus, a que pode ter vários significados e  serve para exprimir muitas ideias vagas. Pau para toda obra, enfim.

   No entanto, muleta das mais frequentes também é a expressão “veja bem”, com que Romero, o Jucá, tentou se explicar na entrevista coletiva que deu no dia seguinte ao vazamento de sua reveladora boquirrotice.

   (Os políticos gostam muito de “veja bem” para ter tempo de  pensar como dizer a verdade acima de tudo, doa a quem doer.)

   Esquecendo Jucá, o brevíssimo ministro caceteiro (sinônimo de porreta), sempre a serviço do bem do povo, e voltando à moça do tempo, é preciso admitir que ela jamais deixa de ser porreira, apesar do inocente “olha só” com que tempera suas intervenções porretas.

   Não há o que fazer.

NOTA: Porreta e porreiro são sinônimos quase sempre, como lembram o Aurélio e o Houaiss, com exemplos e tudo.

(*) PORREIRO: afável, simples, prestativo.

2  bonito, lindo; porreta, caceteiro.

3  bom, excelente; porreta, caceteiro.

 (**) PORRETA: palavra-ônibus que designa boas qualidades, tais como:

1.1 bom ou muito bom: um filme porreta.

1.2 confiável, leal: amigo porreta.

1.3 muito bonito, lindo: um vestido porreta; você está porreta.

1.4 simpático, afável, comunicativo:  que avô porreta você tem!

1.5 prestimoso, prestativo: a secretária do departamento é porreta

________________________________________________________________________

JOSUE 2Josué Rodrigues Silva Machado, jornalista, autor de “Manual da Falta de Estilo”, Best Seller, SP, 1995; e “Língua sem Vergonha”, Civilização Brasileira, RJ, 2011, livros de avaliação crítica e análise bem-humorada de textos torturados de jornais, revistas, TV, rádio e publicidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter