Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô. Por Maria Helena RR de Sousa

Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô

Por Maria Helena RR de Sousa

Em resumo: os trabalhadores do Brasil, em sua santa ignorância, foram generosos com os dirigentes de seu partido. É ou não é uma fogueira que ilumina a noite de São João?…

Artigo publicado originalmente no Blog de Ricardo Noblat, 24 de junho de 2016

Quantas fogueiras para pular neste São João! Precisamos ter muito cuidado, são fogueiras altas, nosso arraiá está ardendo em fogo!

A fogueira do ex-ministro Paulo Bernardo é das mais altas, das que mais espalham brasa: a Operação Lava-Jato abriu o leque e tchan-tchan-tchan!, surgiu a Operação Custo Brasil!

Parece mentira mas é verdade verdadeira: de grão em grão, de uma taxinha de R$1,25 cobrada da parcela paga por cada beneficiário do empréstimo consignado, ao fim do período que vai de 2009 a 2015, o Ministério do Planejamento amealhou 100 milhões de reais.

Não me compreendam mal: essa vaquinha não resultou em ganho para o trabalhador brasileiro, não. Essa quantia encantadora passou pelo crivo de João Vaccari, ex-tesoureiro do PT, atualmente hóspede da PF, que a dividiu entre o PT e o ex-ministro Paulo Bernardo.

Em resumo: os trabalhadores do Brasil, em sua santa ignorância, foram generosos com os dirigentes de seu partido. É ou não é uma fogueira que ilumina a noite de São João?

Não se avexe, há outras, há outras.

Por exemplo, a do deputado Eduardo Cunha. Pule essa com muito cuidado. O Cunha é um perito fogueteiro e nunca se sabe que tipo de fogos estão prestes a explodir na fogueira montada por ele.

E a do motoqueiro da Dilma? O homem de sobrenome que inspira um trocadilho? Será que ele se gaba da fogueira que armou? Certeza eu não tenho, mas essa eu prefiro nem arriscar pular.

E as fogueiras aqui do Rio? Estão todos os brasileiros aborrecidos com nossa pobre cidade e zangados com o governador Dornelles. O que é que vocês queriam que ele fizesse? Que pegasse o boné e nos deixasse à matroca?

Isso não seria de bom tom.

Mas tem algo que o governador deveria fazer. Numa entrevista coletiva lembrar ao Brasil quem teve a brilhante ideia de trazer a Olimpíada para o Rio. Isso mesmo, Ele, o Grande Líder, o Mito Trapalhão, o Rei dos Aloprados.

Copio aqui as palavras que ele disse em 2009 – que ano fatídico! – em Copenhagen, diante do Comitê Olímpico Internacional:

“Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”.

“O Rio está pronto. Os que nos derem esta chance não se arrependerão”, disse o presidente Lula ao finalizar o discurso.

Engraçado que ninguém pergunta ao povo o que ele quer. Perguntaram sobre a Copa? Não. Desandaram a construir arenas ou a reformar, a custo de ouro em pó, estádios que faziam parte de nossa história. Está aí esse novo e caríssimo Maracanã que não me deixa mentir. Não é mais o Maracanã tricampeão, é o Maracanã dos 7×1.

Que não me venham lembrar que a Inglaterra demoliu Wembley para construir outro Wembley. Cada país tem direito às suas burradas. Ontem mesmo a Inglaterra acendeu uma imensa fogueira para o Sinn Fein pular. Só quero ver no que vai dar…

O nosso arraiá é imenso, é um continente. Não seriam só essas fogueiras que poderiam iluminá-lo; há muitas outras que aos poucos irão se acendendo. Temos até a noite de

São Pedro para pular fogueiras e participar das quadrilhas…

Não se esqueçam de pôr sebo nas canelas!

___________________________________________________________________________
* Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa* Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.
https://www.facebook.com/mhrrs e @mariahrrdesousa

———————————————————————–

CHUMBO GORDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter