Nelson não tinha razão. Por Meraldo Zisman

NELSON NÃO TINHA RAZÃO

 Meraldo Zisman

Nas palavras de Nelson Rodrigues: “por ‘complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.

O caso da mentira do nadador americano Ryan Lochte fez ressurgir o nosso antigo complexo de vira lata…

 No Mundo todo, desenvolvido ou subdesenvolvido, existe toda qualidade de gente.  As pessoas são distintas entre si, não adianta estereotipar. Por isso não tolero quando alguém afixa um letreiro, quanto mais em se tratando de um país, de um povo ou de uma religião sobre suas supostas características, pois isso pode criar até um preconceito reverso: positivo ou negativo.

 Complexo é o sentimento que leva uma pessoa a acusar-se de ser inferior em face de outra pessoa ou – ao contrário- superior a outra ou outras pessoas. No Brasil já passamos por guerras, revoluções, escravatura e estamos maduros para assumir nosso lugar no consenso das nações do globo. Brasileiro não é diferente de nenhum povo, nação ou estado-nação. 

… Como inexiste bem-estar sem humor gostaria de lembrar que, acima do maior e melhor pedigree canino, o vira-lata é o melhor cachorro do mundo. Nem todos sabem que os vira-latas, cachorros sem raça definida, são mais saudáveis que os de raça pura.

 Atribuir a baixa autoestima nacional a um distúrbio mental é desejar submeter à psicanálise mais de duzentos milhões de pessoas, quando muitos dos que escrevem sobre o tema é que deveriam ser “ajustados” mentalmente. Ao invés de tentar encontrar uma explicação plausível sobre os motivos da nossa baixa autoestima, seria mais importante saber quem está lucrando com esse açodamento midiático provocado por falta de notícias desastrosas, quiçá terroristas, relacionadas às Olimpíadas de 2016. Em princípio, inexiste resposta simples para assuntos difíceis, mas vamos ao título deste artigo-crônica.

 Como inexiste bem-estar sem humor gostaria de lembrar que, acima do maior e melhor pedigree canino, o vira-lata é o melhor cachorro do mundo. Nem todos sabem que os vira-latas, cachorros sem raça definida, são mais saudáveis que os de raça pura. Não são produtos de cruzamentos genéticos artificiais e sim da seleção natural. Cruzam com todas as raças. Dificilmente são consanguíneos. Quanto menos ‘puro-sangue’ mais resistentes, mais fieis, mais dóceis e sinceros.  Como psicoterapeuta pergunto: será que esse tal de complexo de vira-lata não é preconceito de invejosos que não conseguem ser como nós?

 Em oposição a um Mundo dominado por verdades científicas, Mundo tecnológico, estatístico, cibernético, globalizado e líquido, talvez sejamos mais autênticos.  Se fôssemos alimentos seriamos os mais procurados e caros. Basta ir a um supermercado e ver como os alimentos orgânicos (naturais) são mais dispendiosos que os manipulados geneticamente.

 Quer ver uma coisa, o departamento de ciências animais da Universidade de Aberdeen* chegou à conclusão que os vira-latas tendem a ser mais inteligentes do que os ‘puros-sangues’. Se não bastasse, eles costumam também ser mais saudáveis do que os cachorros de raça.

… Ser vira-lata, na realidade, é uma vantagem. Então pergunto: por que devemos nos sentir inferiores por sermos vira-latas?

Essas características se devem, em parte, ao fato de que os vira-latas estão sujeitos à seleção natural e só os mais espertos acabam se dando bem nessa jogada, enquanto cães de raça costumam ser o resultado de anos e anos de cruzas que visam preservar algumas características específicas. Para conservar a aparência ideal, os criadores costumam realizar acasalamentos entre animais consanguíneos e isso faz com que eles tenham uma maior predisposição a desenvolver doenças genéticas.

Com isso, é tão natural que um Yorkshire seja pequeno e dócil como que ele desenvolva problemas de dentição dupla ou de luxação da patela. Ou seja, pesquisas indicam que quanto mais puro é o seu pet, mais problemas à vista. E os animais são realmente as maiores vítimas destas cruzas. O resultado é assustador e mostra como um século de seleção genética artificial afetou a aparência e a saúde dos cachorros.

Ser vira-lata, na realidade, é uma vantagem. Então pergunto: por que devemos nos sentir inferiores por sermos vira-latas?

Nelson não tinha razão.  

 Conferir no site:

http://criciumanews.com.br/2014/07/18/estudo-indica-que-vira-latas-sao-mais-inteligentes-e-saudaveis-do-que-caes-de-racas-pre-definidas/

_______________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter