Todo político é corrupto? Por Meraldo Zisman

TODO POLÍTICO É CORRUPTO?

Meraldo Zisman

Narcisismo é o termo empregado, pela Psicanálise, para designar a fixação da Libido no próprio Ego.  A Libido, por sua vez, é uma forma de energia vital que dá origem à criatividade humana. O Narcisismo tem sua origem no mito de Narciso, o auto admirador que desprezou o amor da bela e graciosa ninfa Eco. Segundo a lenda, a beleza de Narciso era tamanha que ele julgava se assemelhar a um deus do Olimpo. Desprezando  o amor daquela ninfa, ele se apaixonou pela própria imagem, refletida na superfície de um lago. Ao ficar apenas admirando sua imagem, esqueceu de se alimentar e acabou morrendo de inanição.

 Nos adultos, um nível razoável de narcisismo pode ser até saudável, permitindo que a pessoa equilibre a percepção de suas necessidades de afirmação e de confiança. De acordo com a Psicologia e a Psiquiatria, o narcisismo, quando excessivo, vem dificultar uma vida mental satisfatória. Vale lembrar que, os termos narcisismo e narcisista, são utilizados, frequentemente, como pejorativos, denotando excesso de vaidade ou de egoísmo.

 Em se tratando de expressões pejorativas e/ou estereotipadas, a mesma cautela deve-se ter ao afirmar que “todo político é ladrão ou corrupto”, e “eu sou o único indivíduo honesto e perfeito”. Ao se separar o Eu dos outros, como se a própria pessoa fosse um gigante da moralidade, uma espécie de anjo, ao passo que os demais são imperfeitos, isto representa uma forma de narcisismo. Neste sentido, o próprio Self se torna o espelho da perfeição; e, a  razão da certeza narcísica é a de sermos os únicos indivíduos perfeitos, detentores de toda a Moral e Ética. E, se todos são imperfeitos, de que adianta se lutar?

 “O conformismo é o desespero de quem não luta mais” diz o adágio popular. Tal sensação de desespero, de batalha perdida, só contribui para aumentar a corrupção. Ao invés de lamentos, seria mais construtivo se tivéssemos esperança e um cuidado maior ao votar, pois aí está a oportunidade de melhorar o status quo.

Então, vamos lutar contra o Narcisismo Social, e fazer renascer das cinzas o Phoenix da liberdade e da justiça. É mais construtivo se pensar que nem todos os políticos são ladrões. Afinal de contas, bem que podem restar uns poucos cidadãos honestos na face da Terra!

_______________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

1 thought on “Todo político é corrupto? Por Meraldo Zisman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter