40 anos de um dia de terror na PUC. De uma época de terror. Cacalo Kfouri tem registro de família

 Hoje, 22, faz quarenta anos que a PUC-SP foi invadida por tropas comandadas por um desequilibrado de nome Erasmo Dias, então secretário de (in)Segurança Pública. Minha tia, Nadir Gouvêa Kfouri, reitora da universidade, mulher destemida, recusou-se a apertar-lhe a mão, “Não dou a mão a assassinos”, disse-lhe ela.

 

Na foto, tia Nadir diante do coronel, atrás dela, semiencoberto, de óculos, meu pai, dr. Carlos Alberto Gouvêa Kfouri, então procurador de Justiça. A Folha de S.Paulo trata do triste aniversário, o Estadão ignora. Para quem quiser mais detalhes:

http://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/nadir-kfouri/index.html

 O ministro Agiumar Mendes deve estar feliz, olha só quem concorda com ele sobre Janot e que coisa fazer com a denúncia apresentada pelo ex-PGR: Carlos Marun e Darcísio Perondi. Não se merecem? Já seus colegas de STF o desprezam: “Por 10 votos a 1, STF decide mandar denúncia contra Temer à Câmara”.

 Pessoal da Globo, ateia-se fogo “a”, não é “em”. Mas, se falarem no “popular”, pôr fogo em, não errarão, tá?

 Por falar em Globo, quanto tempo será que a turma vai levar para perceber que é ridículo colocar um repórter no meio da multidão em um show de rock, música alta, e o indigitado berrando para tentar ser ouvido? Será que se narrar em off as pessoas não vão acreditar que a matéria é “no vivo e em cor”, como diziam na Rádio Camanducaia, aquela que falava para o interior?

 OAB, explica pra nós, simples mortais: o advogado de Temer foi, também, o de Funaro, diz que vai se afastar  da defesa do presidente, mas que continuará como seu conselheiro informal (e vai indicar gente para substituí-lo). Só agora teve uma epifania ética?

 (CACALO KFOURI)

                                                          ***************

No UOL

 Jungmann e Exército decidem não punir formalmente general Mourão

Ficou acertado entre os dois que o general não sofrerá uma punição formal, para que não se transforme em um herói interno.

Obs.: – Herói interno? Perguntas inocentes: há clima golpista no Exército? Dar mau exemplo externo pode? Não sei se em tempos de politicamente correto ainda se pode usar a expressão “desculpa de aleijado é muleta”. Atitude covarde de ambos. Como foi  mesmo  que o outro Mourão lamentável, o da ditadura militar, se apelidou? Vaca fardada?

Ação de Doria para embelezar SP tira esporte de bairro e revolta moradores

Na primeira semana de sua gestão, em janeiro deste ano, o prefeito João Doria (PSDB) fez um mutirão para limpar a praça 14 Bis no centro de São Paulo. Durante o processo, ele também retirou da praça pessoas em situação de rua e as realocou provisoriamente em uma quadra poliesportiva que fica embaixo de um viaduto na avenida Nove de Julho. A ocupação foi crescendo e tomou uma segunda quadra poliesportiva, o que vem impedindo crianças e adolescentes de praticar esportes em um bairro carente de espaços públicos.

Obs.: – É o jeito “Doria” de administrar… E pensar que é outro pretendente à Presidência…

                                                          ***************

No ParanáPortal

 STJ e TRF4 negam pedidos de suspeição do juiz Sérgio Moro

Obs.: – Surprise, a defesa de Lula perdeu mais uma! Agora, falta a da “prova secreta” (Defesa de Lula pede suspensão de processo até esclarecimento sobre “prova secreta”).

                                                          ***************

N’O Globo

‘Eles estão mexendo com um político que não roubou’, diz Lula sobre investigações

 

Obs.: – A quem ele se refere? Há que dizer, fiquei sem saber.

 Rodrigo Maia defende fundo eleitoral de até R$ 1 bilhão

Obs.: – Por quê, além de ser obrigado a votar, o brasileiro tem de financiar a eleição de políticos que pensam mais neles próprios do que no brasileiro? Virem-se, uai!

Kim adverte que Trump pagará caro por ameaçar Coreia do Norte

Obs.: – Os cães ladram e a caravana passa…

Após reunião, Pezão e Jungmann anunciam retomada das ações das Forças Armadas no Rio

Obs.: – Balela, não tem nada acertado, manda o general golpista pra lá, quem sabe, seja útil em alguma coisa. Em tempo, houve mais um tiroteio na Rocinha nesta manhã (22). Nesta, viu Globo, na hora em que noticiavam, presente.

                                                           ***************

No Estadão

Caso Gurman: atropeladora não vai a júri

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu ontem que a acusada de atropelar e matar o administrador de empresas Vitor Gurman não vai a júri popular. A conduta de Gabriela Guerrero Pereira foi alterada para homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O crime foi em 2011, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, quando Gurman tinha 24 anos. Em outubro de 2016, a juíza Eliana Cassales, da 5.ª Vara do Júri da Capital, definiu que ela teria de responder a júri popular por homicídio doloso (intencional), por ter atropelado pós ingerir bebida alcoólica. Ontem, a 14.ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP decidiu, por maioria, desclassificar para homicídio culposo a conduta de Gabriela. O relator, desembargador Fernando Torres Garcia, disse que não há indícios suficientes para comprovar que a ré agiu dolosamente. “Para que se admita a figura dolosa nos crimes de trânsito, culposos em regra, exige-se que haja nos autos elementos concretos a indicar que o causador do acidente assumiu o risco de produzir o resultado danoso.”

Obs.: – Deixa-me ver se entendi: há lei que determina “se beber, não dirija”; bebo, dirijo em alta velocidade por uma ruazinha estreita, acerto uma pessoa na calçada, mato a vítima e não assumi risco algum? Viva, já, já, alguém vai usar o argumento da piada, “só dei o tiro, quem matou foi Deus”. Assim, este país não vai ter conserto nunca. Faz seis anos que a morte aconteceu e a motorista continua impune e, se condenada, vai comprar três cestas básicas e tudo ficará por isso mesmo.

Palestra sobre gênero em escola vira alvo

Evento com Drauzio Varella motiva críticas ao tradicional Colégio São Luís na internet; reitor diz ter apoio de pais e confiança da Arquidiocese

As críticas, porém, não ficaram restritas às redes sociais. No site O Fiel Católico, ligado à Fraternidade Laical São Próspero, um texto fazia a mesma acusação ao colégio e criticava Varella. Pedia que os católicos incomodados enviassem e-mail para a Arquidiocese de São Paulo, solicitando que o evento fosse cancelado.

Obs.: – Eta nós, voltamos ao século 15. Católicos incomodados? Não assistam, não participem, mas não tentem impor seu atraso aos outros. Admiro cada vez mais a opinião de Umberto Eco, “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade.”. O aspecto positivo é que o reitor não se acovardou como fez a diretoria do Santander (cancelou uma exposição de arte em Porto Alegre devido a protestos reacionários).

                                                          ***************

Na Folha

Trens novos prometidos por Alckmin tomam sol e chuva à espera de testes

Superlotação, atrasos e falhas constantes. Esses são ingredientes conhecidos por qualquer usuário frequente das linhas da CPTM, na Grande São Paulo. Enquanto isso, a 110 km da capital paulista, vagões novos, já pintados com o símbolo da companhia, acumulam poeira e tomam sol e chuva no pátio da fábrica. São cerca de 80 vagões (o equivalente a dez trens inteiros).

Obs.: – E quer ser presidente…

 Após infestação de baratas, Palácio do Planalto tem reforço na dedetização

Insetos saíram de suportes de energia elétrica que ficam perto da galeria dos presidentes

Obs.: – Epa, opa, metalinguagem!

                                                         ***************

1 thought on “40 anos de um dia de terror na PUC. De uma época de terror. Cacalo Kfouri tem registro de família

  1. Apenas um registro sobre a matéria do Cel. Erasmo. Por ordem do governo, estavam proibidas manifestações, portanto, o Secretário da Segurança de então, nada mais fez senão cumprir ordens, como faz um bom “soldado”. Porém, deu prazo aos alunos para se retirarem. Eu conheci o Cel., foi o homem de íntegro e de respeito, como militar e como político o que falta nos dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter