Alma de burocrata. Por Meraldo Zisman

Alma de burocrata

MERALDO ZISMAN

Imagine quando um juiz atua burocraticamente

 Burocrata: [Do fr. bureaucrate.], significa: substantivo de dois gêneros.
Funcionário que faz parte da burocracia, em especial aquele que segue mecanicamente as normas impostas pelo regulamento da administração ou da Justiça. Funcionário ou empregado administrativo ou de qualquer outro Poder que, imbuído da importância do cargo que ocupa, abusa de sua posição nos contatos com o público. Dicionário Aurélio (5ª Edição)

Dificilmente o Poder, qualquer Poder, não deixe de ser arbitrário diante do cidadão comum. Dependendo da tradição histórico-cultural de um País, Nação, Povo ele poderá ser menos ou mais autoritário, despótico. Com isto não quero dizer que vai depender do tipo de governante (regime), da ocasião.

Como tudo no indivíduo dependerá da sua personalidade. Não saberia explicar a causa do perfil de um burocrata onde o Estado é mais forte.  Ninguém melhor que o burocrata mais será por esta contingência influenciado. 

 Certamente uma descrição do burocrata, e sua maneira de atuar é expressa por seres humanos constrangidos levados a se comportar como engrenagem de uma máquina. A diferença é que o burocrata voltar-se para o que realmente o oprima, tornando-o verdadeiros robôs e que lhe impuseram este tipo de servidão, que lhe apequenou ainda mais do que nasceram e despejam suas frustrações sobre o infeliz que venha a cair no seu pequeno naco de poder.

…Correto será dizer que não poucas vezes a função burocrata consiste em nada fazer ou tudo impedir.

 Neles, mais que nas outras pessoas possui uma qualidade de ter conduta a respeito do mundo e do modo que experimentam o que particularmente neles agudizam como se estivessem privados de qualquer discernimento verdadeiros.

 São movidos por um temor terrível ao qual estão subordinados tornado almas de autômatos molestados pelo valor de um poder que cujo valor exagera.

Seguem mecanicamente as normas impostas pelos regulamentos da administração e imbuídas da importância do cargo que ocupam e abusam da sua posição com o público.

Não é à toa que verbo burocratizar significa adquirir hábitos de burocrata; tornar-se burocrata ou dar caráter ou função de burocrata.

Correto será dizer que não poucas vezes a função burocrata consiste em nada fazer ou tudo impedir. Se este é, efetivamente o seu papel, deve-se  reconhecer: ele preenche da maneira irrepreensível as suas funções, sendo este o momento do orgasmo da alma do burocrata.  

Impedir e criar entrave em tudo que venha a depender no seu pequeno mundo.

____________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter