ansiedades

Ansiedades e mídias. Por Meraldo Zisman

ANSIEDADES E MÍDIAS

MERALDO ZISMAN

…Bastaria essas indagações para entender o cognome de nosso tempo como “era das ansiedades”, para ficar na minha praia como terapeuta e médico…

Facing My Anxieties During the Coronavirus Crisis | Everyday Health

A violência online, ou digital, existe hoje como no passado e é agravada agora pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, plataformas de mídia social e e-mails, o que torna mais perigosa e intensa a sua disseminação.

Bastaríamos olhar para o passado recente e lembrar do Joseph Goebbels (1897-1945), ministro da Propaganda da Alemanha nazista que fundou o jornal Der Angriff (O Ataque) e logo em seguida assumiu o posto de diretor nacional de propaganda do Partido Nazista utilizando cartazes, filmes, agitações na rua e outras formas de aproximação entre aquilo que era defendido pelos nazistas e a população alemã por meio dos jornais, rádios, filmes, teatros, literaturas, músicas e artes enfim, todas as formas de mídia disponíveis a época.

 A máquina de propaganda nazista apesar de não dispor das facilidades técnicas deste século XXI resultou em milhões de mortes ocorridas na Segunda Grande Guerra. Imaginem agora com os meios virtuais que dispomos?

Bom será recordar do perigo que estamos todos vivenciando e sofrendo quando as desigualdades sociais são transferidas para as esferas digitais e, por sua vez transferidas para fora da rede.

As agressões que se manifestam no mundo virtual têm efeito direto no corpo e na mente de quem as vive e levando a ser um dos motivos fulcrais da denominada era da ansiedade. Portanto cabe indagar:

— Que tipos de violência a violência digital cobre?

—Quais são seus efeitos?

— Como agir se nos encontramos em situações de violência online?

Bastaria essas indagações para entender o cognome de nosso tempo como “era das ansiedades”, para ficar na minha praia como terapeuta e médico.

Para os interessados em ansiedade, procurar no CID10 (Código Internacional de Doenças) pelos números F 064, F 411, F 932.

____________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

 

_________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter