verdade

A Verdade. Por Meraldo Zisman

A VERDADE

MERALDO ZISMAN

Dizem que a verdade era um sólido com muitas faces e planos, muito belos e feitos do mais puro cristal lapidado. Lapidado em mil facetas. Em cada face refletia a luz diferente e esplendorosa. Uma vez por ano, um dos sábios, retirava-o de seu invólucro protetor, almofadado e protegido…

 

Costuma-se comparar a verdade a um poliedro. Não se pode ver simultaneamente todas as suas faces. Da mesma maneira é impossível perceber de instante todos os componentes da verdade. Dependendo da posição em que está o observador, ela apresenta um de seus aspectos diversos. É uma questão de ângulo. Mas, se juntarmos todas as percepções, poderemos alcançar o pleno significado daquilo que está a nossa frente. Eis a razão da necessidade de inúmeros observadores, comentários, opiniões sobre qualquer assunto e mesmo assim, é impossível par a uma só pessoa tudo abranger.

Dizem que a verdade era um sólido com muitas faces e planos, muito belos e feitos do mais puro cristal lapidado. Lapidado em mil facetas. Em cada face refletia a luz diferente e esplendorosa. Uma vez por ano, um dos sábios, retirava-o de seu invólucro protetor, almofadado e protegido, para não sofrer nenhum arranhão. O reluzente cristal era mostrado na sua perfeição aos 70 sábios do Universo. Certo dia as mãos do ancião-mor tremeram e o Cristal da Verdade caiu ao chão, espatifando-se em mil pedaços.

Até hoje todos os 70 sábios tentam apanhar os cacos do quartzo e não conseguem achá-los, e muito menos juntá-los. Por mais que tentem, não conseguem resolver aquele quebra-cabeça. Chamaram as crianças, elas sabiam como juntar os cacos, porém não possuíam coordenação motora para realizar tal trabalho. Cada um dos circunspectos anciões, com base no pedaço da verdade que lhe coube, diz ser o dono da verdade principal. Portanto, nem aos sábios é ofertado o poder de enxergar a verdade por inteira. Somente as crianças a enxergam, e isso quando muito pequenas.

Já os loucos, podem.

____________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

 

1 thought on “A Verdade. Por Meraldo Zisman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter