dificuldades

por Benjamim Cafalli

Dificuldades vendem facilidades. Agora, mais robôs

dificuldades
por Benjamim Cafalli

Na política e na administração pública o lema é um

É criar dificuldades para vender facilidades. Na vida atual, devido à Informática, sem dúvida um recurso fundamental, é outro: criar facilidades para ampliar a mediocridade. O problema que  envolve as ferramentas não são elas e, sim, o uso que se faz delas.

Primeiro surgiu o corretor automático, cuja função maior é errar automaticamente. Ninguém mais consulta um dicionário, uma gramática, confiam nele e absurdos são publicados como se pode ver diariamente no “Mirando”.

Agora, com a ajuda da Inteligência Artificial, vem o ChatGPT, uma ferramenta que tem tudo para levar a Ignorância Real a patamares nunca imaginados, nem com o uso dos milagrosos recursos que anunciam que ela tem.

As pessoas leem cada vez menos, informam-se de jeito cada vez mais inadequado e, com o Chat, deixarão de escrever também, de fazer uso da criatividade delas, deixando tudo por conta da ferramenta.

Quer escrever uma redação para ganhar um 10 na escola? Insira cinco ou seis palavras relativas no Chat e zaz, pronto, um texto que não tem nada a ver com o autor.

Quer uma foto? Esqueça o click, junte pedaços de várias que estão disponíveis no Dall 2.0 e pronto. Esta, abaixo, foi criada por um amigo:

dificuldades - robôs - artificial

 Já pensou, leitor, se o “Mirando” optasse por ilustrações feitas automaticamente em vez de publicar as geniais criadas pela Inteligência Natural de Benjamim Cafalli? Que decadência seria causada?

 O mundo caminha a passos largos para um desastre do qual será difícil sair, as pessoas se deixarem comandar pela I.A. em vez de pelos próprios cérebros. As pessoas estão ficando descartáveis, se alguém está com algum problema em qualquer tipo de serviço que seja não consegue contato humano para resolvê-lo, é um tal de clique aqui, clique acolá, digite isto e aquilo outro. E o que antes era resolvido em cinco minutos passa a levar horas. E isso se o problema for resolvido.

É importante não perder de vista que, conforme já demonstrado por Darwin, o que não tem uso nos animais – racionais ou irracionais – atrofia-se  e desaparece.

Nefelibata agressivo

Ao dar posse a Aloizio Mercadante como presidente do BNDES, Lula, mais uma vez, não conseguiu segurar a língua. “Este banco  foi vitima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada”.

Pelo jeito, o país viverá mais quatro, pois completou ele que “Eu tenho certeza que, no nosso governo, esses países [Cuba e Venezuela] vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES”.

Quando, sr. presidente, no dia 31 de fevereiro?

 E, no caso da Venezuela, também vai acertar as contas da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco? Com custo previsto de R$ 12 bi, saiu por R$ 101 bi, e é um fracasso total? Sem que tenha entrado um centavo de dinheiro venezuelano da cota prevista de 35%?

Para o desastre ser total, só falta criar a moeda única com a Argentina, a inflação lá está “sob controle” em 94,8%…

E continua a praticar seu esporte predileto

Apesar do discurso em contrário, cada vez que abre a boca joga gasolina e lenha em uma fogueira que já está pra lá de inflamada.

Comenta-se à boca grande que ele está conseguindo irritar até os seus com o falatório sem nexo contra o BC e os juros altos, O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e mais gente da equipe, por mais que tentem esconder, mostram  irritação com as frequentes bobagens que o “boquirrouco” dispara.

Não comparando as pessoas, há diferenças fundamentais, mas os métodos são muito parecidos com os do homiziado em Orlando.

¡¿Por qué no te callas?!

silêncio“O que aconteceu no Palácio do Planalto, no Congresso e no STF foi uma revolta dos ricos que perderam as eleições. Nós não podemos brincar, porque um dia o povo pobre pode se cansar de ser pobre e fazer as coisas mudarem nesse país.”.

A capacidade dele de criar conflitos desnecessários é infindável. O que farão os pobres, darão o golpe de Estado que os ricos não conseguiram?

Não, o “Mirando” não é anti-Lula, é antiburrice! Ele, apesar de sua conhecida inteligência, está deixando que seu ódio incontrolável a supere.

O coraçãozinho cheio de maldades deste mirandeiro chega até ao ponto de sugerir ao otorrinolaringologista dele o proíba de falar por seis meses. Quem sabe a situação se acalme, escrever não faz parte de seus costumes.

Medida acertada

Lula declarou que uma das condições necessárias para o recebimento do Bolsa Família será ter a vacinação das crianças em dia.

Ótima decisão, acompanhada de mais um ataque ao ignaro ignóbil devido ao seu negligente comportamento diante da pandemia. Por quê? Todo mundo sabe disso, parece que atacar o i.i. transformou-se em causa vivendi de Lula.

Será o eterno “nós contra eles”.

 Uma sugestão do “Mirando”: a volta da comprovação da frequência escolar das crianças como existia quando da criação do programa original por FHC e que foi abolida por Lula.

Disfarçam, disfarçam, mas a verdadeira intenção logo vem à tona

Durante o governo anterior um dos fatos mais criticados pela bancada do PT foi a interferência exercida sobre a EBC.

Uma das primeiras providências tomadas pelo novo governo foi demitir toda a bolsonalha em cargos de direção e substituí-la por uma diretoria provisória. A seguir foi escolhido o presidente definitivo, o jornalista Hélio Doyle.

Em sua primeira entrevista (“Folha”, 2) disse em relação ao impeachment de Dilma Rousseff: “Se depender de mim, vai continuar falando que foi golpe. Gostem ou não gostem. Agora, a linha editorial da empresa, a gente tem que discutir melhor. Estou falando de caráter pessoal. Nós teremos que discutir melhor com a diretoria. Para mim, foi golpe.”.

 Entra governo, sai governo, a situação na EBC é sempre a mesma, pressão, pressão, pressão, às vezes com resistência, às vezes com aceitação.

Este mirandeiro, ex-analista de conteúdo da Agência Brasil, foi demitido no final de 2014 por apontar em seus relatórios que a empresa estava aparelhada e trabalhando pela reeleição de Dilma.

 A empresa, que antes era a Radiobrás – com acento à época – só resistiu e não cedeu em momento algum a pressões durante o primeiro governo Lula (2003/2006) quando presidida por Eugênio Bucci. A história pode ser lida no livro de sua autoria “Em Brasília, 19 horas”.

 Era só o que faltava!

Os garimpeiros, que agora se viram em palpos de aranha e estão fugindo das terras dos yanomamis que, criminosamente, invadiram e devastaram, estão pedindo ajuda do Exército.

Não bastou a que tiveram no governo anterior? As Forças Armadas deixaram de atuar no combate a eles, ao menos, por sete vezes.

Citando só  uma, o Ministério da Defesa (de quem?) vetou o fornecimento de aviões e helicópteros para operações da PF feitas para cumprir  decisão do STF. E quando resolveu ceder, os militares apresentaram a conta!

Que coincidência

 O “ex-político” João Doria, em entrevista ao “Estadãozinho” (6), declarou que “Não tenho nenhum desejo de retornar à vida pública”.

Viva! A vida pública também não tem nenhum desejo de que volte.

 Outra coincidência

O tenista  Gilbert Klier Jr. – alguém já ouviu falar nele?  – o patridiota mesmo que postou uma foto todo sorridente  durante a invasão ao Congresso nos atos terroristas de 8 de janeiro. foi suspenso por um ano devido ao uso de doping. O castigo foi anunciado ontem pela  Agência Internacional de Integridade no Tênis.

Todos os patridiotas se assemelham, têm ficha suja.

 A patrulha, de novo

É, não tem jeito, a turma gosta de achar – não se trata mais de procurar – pelo em ovo.

Agora foi um leitor da “Folha de S.Paulo” ao encontrar um na fala do ministro do STF Gilmar Mendes  quando descreveu a súcia que esteve no Poder até 31 de dezembro último – “Éramos governados por gente do porão.”

Disse o reclamante que “Meu pai foi carregador do mercado de Campinas, morava em porão, mas foi como expedicionário servir na Itália.”.

Que falta de noção. Nunca ouviu falar, por exemplo, em porões da ditadura? Local onde as pessoas eram torturadas, assassinadas? É a esse tipo de porão a que se referiu o ministro, não foi a moradias de quem quer que seja.

Mas, é aquela situação clássica, antes ouvir do que ser surdo. Aliás, pessoX em situação de incapacidade auditiva…

 Ouvido na Record News

 “Tudo o que o carioca gosta…”. Cagosta, cara-pálida? Uau!

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Viva o Info!

 O nosso inesquecível Gordo teria um ataque se visse isto, “a equipe o entrega”, “o forçando”… Anarfa de pai e mãe, entrega-lhe, forçando-o!

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

Londrinos ganham processo contra o Tate Modern

 Um caso inusitado e que tem tirado o sono de londrinos residentes em um prédio ao lado do Tata(?) Modern chegou à justiça(X)

(?)(X) Então são dois casos inusitados, cara-pálida. O nome do museu é Tate e você trocou por Tata. E é Justiça, em caixa-alta, a instituição.

Daniel Alves tem problema também com o Fisco da Espanha

(…). Uma das alegações de defesa do jogador preso é que o seu patrimônio está sendo lapidado(???) em função de sua detenção preventiva.

(???) Lapidado, cara-pálida, tá ficando mais caprichado, mais bonito? Dilapidado, escriba!

                                                                   ***************

Copiada do g1

 Feminicídio na UFPI: mestrando estuprou estudante após matá-la e fez fotos de vítima sangrando, conclui inquérito

Conforme a polícia, o ato foi cometido de forma bastante cruel, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

A polícia informa com todas as letras que o preso é o criminoso, mas o vaselinista que cuida da capa achou um jeito de chamar o assassino de suspeito:

“Suspeito estuprou aluna após matá-la na Federal do Piauí, diz polícia”

E ainda demonstra que está na profissão errada, não é capaz de entender o que lê. Está escrito “estuprou aluna após matá-la na Federal do Piauí, diz polícia”.

 Então, como pode ser suspeito, cara-pálida? Olha, dizem que fábricas de desentortar bananas estão oferedendo vagas pra quem quer moleza em vez de enfrentar os problemas que a atividade escolhida apresenta.

                                                                  ***************

Copiada do UOL

Polos de saúde yanomamis têm fezes e remédios vencidos(!!!), aponta relatório

 (!!!) Uólico capista, o “e” cria um problemão, as fezes também estão vencidas (remédios obriga o masculino, não tem saída)? Haja duplo sentido!

Olha o título da Folha, tem vírgula e não “e”:

 “Polos de saúde yanomamis têm fezes, remédios vencidos e seringas reutilizadas, aponta relatório”

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
 errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.
Cantinho del jefe

1 – O juiz Gustavo Kalil acolheu o pedido do Ministério Público, que se mostrou contrário a(X)(à) solicitação dos advogados de ambos.

(X) Contrário “o” pedido, jefe?

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Com o objetivo de dar visibilidade à atuação do Lixo Zero, da Comlurb, a fiscalização do programa passa a ser feita, a partir de amanhã, em forma de bitz(X)(blitz). As ações, que serão realizadas com até 30 fiscais em três pontos simultaneamente(!!!) diferentes da cidade,

(X) Errador, começou com o “ele” indo pro lixo?

(!!!) Pontos simultaneamente diferentes é uma obra-prima da Engenharia! O errador não aprendeu ainda que, diferentemente da multiplicação, na escrita, a ordem dos fatores altera o produto… Simultameamente em três pontos diferentes da cidade, escriba.

 2 – Na próxima semana, eles chegam de vez à Dona Zulmira, em frente ao tradicional Siri, nas imediações da Praça Varnhagen, com tudo o(X)(a) que têm direito:

Cantinho da mistake/miss Caixa
 Cara-pálida anônimo

 1 – Segundo levantamento da ABEAR(X)(Abear),

(…), mas o desempenho do setor segue abaixo (X)(do) de 2019.

2 – . A querida Rita Fernandes, (…). É o reconhecimento do trabalho de 30 anos em pró(XXX)(prol) do Carnaval(!) carioca.

(!) Só pra contrariar…

 O número de notas publicadas vem caindo dia após dia. Infelizmente, o número de erros nelas, não. Na verdade, a porcentagem cresce exponencialmente.

                                                                   ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter