
Vaca por via aérea. Por José Horta Manzano
Vaca voando …Vacas são dóceis. Bastou pôr uma na estrada, e as outras seguiram atrás como num cortejo. Mas uma delas não conseguia acompanhar as outras. Descobriram que estava ferida numa pata.
Tudo o que sobe acaba descendo um dia. Não é moral, é física. Cadeias de montanhas altas, como os Alpes, resultam da dança das placas tectônicas, que deslizam sobre o magma do interior da Terra. Essas elevações já foram, num passado geologicamente distante, fundo de mar. De lá, subiram aos poucos e chegaram até onde estão hoje. Mas a lei da gravidade, às vezes, fala mais alto – e um bloco de rocha se desprende lá de cima.
Faz uns dez dias, imensos blocos de pedra começaram a se soltar de um determinado ponto dos Alpes suíços. Se estivesse acontecendo em outro lugar, é possível que não fosse grave nem importante. Mas o caso é que, bem embaixo desse corredor de terra e rochas, está um vilarejo pequeno, de algumas centenas de casas. É pequeno, mas ali mora gente, cada um com seu lote de terreno, umas vacas e umas galinhas.
Com o passar dos dias, o agravamento da queda de pedras começou a ameaçar seriamente o vilarejo. Assim, as autoridades ordenaram a evacuação imediata. Todos tiveram de juntar alguma roupa, objetos pessoais e, o mais importante, seus animais. Vacas são dóceis. Bastou pôr uma na estrada, e as outras seguiram atrás como num cortejo.
Mas uma delas não conseguia acompanhar as outras. Descobriram que estava ferida numa pata. Ficar de pé e dar uns passinhos, até que conseguia, mas não aguentava longas caminhadas. O jeito foi chamar o resgate. É isso mesmo! Na Suíça, não é a primeira vez que se chama um helicóptero para transportar o animal. Precisa ter em mente que uma vaca pesa por volta de meia tonelada!
No final, salvaram-se todos. O povoado foi evacuado de gente e de animais. Uns moradores foram pra casa de parentes, outros procuraram hotel. Todos partem com a esperança de, na volta, encontrar a casa intacta. E de poder voltar logo. Parece que os céus atenderam aos apelos. A massa rochosa decidiu rolar montanha abaixo em pequenos blocos, sem soterrar as casas. Mais da metade já desceu.
É possível que, logo logo, os habitantes possam voltar. Com as vacas, naturalmente.
Um videozinho de 50 segundos mostra o transporte da vaca, que devia estar bem assustada. É interessante, não perca.
https://bbc.com/news/videos/cjdzz1klm3do
______________________
JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos, dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.
_____________________________________________________________