DRAMA - brasileiro

Fim de um terrível drama. Blog do Mário Marinho

brasileiro

O brasileiro Robson Nascimento de Oliveira, que estava preso na Rússia desde 2019, acusado de tráfico de droga, foi libertado ontem, domingo, pelo presidente Vladimir Putin. O dia 2 de maio é o dia da Páscoa ortodoxa russa e, dentre as comemorações, o governo russo promove a anistia a alguns presos.

O nome do brasileiro foi incluído depois de negociações da embaixada brasileira na Rússia.

Robson era motorista do volante Fernando, do Internacional, de Porto Alegre, que havia se transferido para o Spartak, de Moscou.

Atendendo a um pedido do Fernando, Robson viajou até a Rússia, levando uma mala que lhe foi entregue, fechada, no aeroporto por parentes do jogador.

Na alfândega, em Moscou, a polícia identificou na mala duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). A substância é vendida legalmente no Brasil, com receita médica. Na Rússia, por sua vez, é proibida por ser considerada um tipo de narcótico. O medicamento era para o sogro de Fernando, que já estava na Rússia e sofre de dores crônicas. Na época, o jogador atuava pelo Spartak Moscou. Isso aconteceu em março de 2019.

Robson foi preso e processado por tráfico de entorpecentes.

Fernando se mudou para a China e Robson ficou abandonado.

Imagina a situação de uma pessoa humilde que viaja para o exterior pela primeira vez, não fala nenhuma língua além do português e é colocado numa cadeia de Moscou.

Fernando só deu a devida atenção ao caso quando a imprensa brasileira noticiou o fato, principalmente o Fantástico que fez uma grande matéria.

O jogador contratou um advogado russo que passou a acompanhar o caso.

Robson correu o risco de ser condenado a 15 anos de prisão, o que, segundo as leis russas, ele não teria direito a liberdade condicional: cumpriria integralmente os 15 anos.

A ameaça depois ficou um pouco mais branda: caiu para a possibilidade de 12 anos de prisão.

Finalmente, foi condenado a 3 anos, sentença que terminaria em março de 2022. Felizmente, com o trabalho da Embaixada Brasileira, ele acabou sendo incluído no grupo de perdão da Páscoa.

Robson já está livre em Moscou, hospedado na Embaixada e deverá voltar ao Brasil na próxima quarta-feira.

O tabu

continua

Tabu no futebol não ganha títulos, mas, é um prato cheio para torcedor zoar os adversários.

Assim, o tabu que envolve Corinthians e São Paulo continua: é o 14º jogo entre os dois, na Arena corintiana, sem vitória do São Paulo. São 10 vitórias do Corinthians e 4 empates.

Ontem foi dia de mais um empate, num jogo que começou no domingo e terminou na segunda-feira. Num horário muito esquisito o jogo começou às 22,15 e terminou pouco depois da meia-noite, quando a calendário já marcava segunda-feira.

Foi um jogo razoável.

O São Paulo, com mais time e favorito, saiu na frente.

Miranda, de cabeça, fez Tricolor 1 a 0, aos 15 do primeiro tempo.

Luan (aleluia!) empatou com um golaço, aos 41.

Gustavo colocou o Timão na frente aos 39 do segundo tempo e Luciano, cobrando pênalti, empatou aos 51 minutos.

Resultado justo pelo futebol que ambos apresentaram, mas, que deixou os dois frustrados: o São Paulo porque não quebrou o tabu; o Corinthians porque deixou escapar a vitória.

Veja os melhores momentos:

Ainda pelo Paulistão, o Palmeiras venceu o Santo André por 1 a 0 e ainda tem chances de classificação.

O Verdão é o terceiro colocado no Grupo C, com 15 pontos. O líder, já classificado para a próxima fase, é o Bragantino com 22 pontos, seguido do Novorizontino que tem 18.

Ambos têm dois jogos pela frente. O Novorizontino enfrenta o Botafogo, de Ribeirão Preto, e o Corinthians.

O Palmeiras terá pela frente o Santos e a Ponte Preta.

Não está fácil a missão palmeirense.

Já o Santos empatou com o Red Bull, 1 a 1, no sábado, resultado que classificou o Red e deixou o Santos em situação delicadíssima no Grupo D.

O Grupo é liderado pelo Mirassol, em 17 pontos; em segundo, Guarani, com 14. O Santos tem 10.

O Guarani vai enfrentar a Ponte Preta e, depois, a Inter, de Limeira.

O Santos pega o Palmeiras e o São Bento.

Nada fácil, também, a vida do Peixe.

Os gols do Fantástico

____________________________________________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

_____________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter