Em busca de 28 pontos. Coluna Mário Marinho

28 pontos

Em busca de 28 pontos

COLUNA MÁRIO MARINHO

Seguinte: o futebol não é matemático, muito menos uma ciência exata. Não é sequer uma ciência.

É uma arte.

Mas, uma arte que envolve números. O número 7, por exemplo, dizem, tem propriedades cabalísticas; se ele for seguido pelo número 1, certamente nos remeterá aos sofridos e malditos 7 a 1; se for precedido e, ao mesmo tempo, seguido do 1, terá outro significado: 171 que nos remete a políticos, à corrupção; a um conhecido partido e a um conhecido guru desse mesmo partido, anteriormente muito pobre e se autodeclarado o mais honesto de todos os brasileiros. Sabidamente e subitamente, um ex-pobre dono de uma pequena fortuna de 10 milhões de reais.

Enfim, números são números.

O matemático Tristão Garcia, conhecido por suas contas futebolísticas, publica no Estadão de hoje que o São Paulo precisa de 28 pontos para não cair para a Segunda Divisão.

Temos ainda 19 jogos neste Brasileirão, o que totaliza 57 pontos em jogo.

Alcançar 28 será moleza, diz o confiante são paulino.

Até que em condições normais de temperatura e pressão, realmente não é difícil.

Mas, para um time que neste primeiro turno mostrou futebol de baixa pressão e temperatura garabulhenta esses 28 pontos podem se tornar inatingíveis.

O São Paulo tem hoje 19 pontos conquistados em 57 possíveis.

Pode ser apenas a tal má fase. Será?

Mas isso vem desde janeiro, quando começou a temporada. Não é só no Brasileirão.

Anunciado técnico com pompas e circunstâncias, Rogério Ceni logo viu que estar no banco é muito mais difícil do que defender pênaltis, fazer defesas espetaculares e ainda se tornar o goleiro que mais marcou gols na história do futebol mundial.

O Mito teve o destino dos mais reles mortais: a rua.

Depois de uma espetacular virada em cima do Botafogo, no Rio de Janeiro, 4 a 3, num dos mais espetaculares jogos do Brasilerão-2017, o Tricolor caiu no Morumbi e logo depois em Salvador, contra times que também lutam para não cair.

Chegou a botar o nariz para fora do seleto e indesejável Clube dos Quatro Pífios, mas logo voltou.

Daí, total incerteza vigia as plagas tricolores.

E por que 28 pontos?

Para entender o presente, nada melhor que conhecer um pouco de história.

Em 2015, o Avaí caiu com 42 pontos, na 17ª colocação; em 2014, o Vitória tinha 38 pontos; em 2013, a Portuguesa caiu com 44; em 2012, o Sport foi rebaixado com 41; o Atlético-PR, em 2011, alcançou 41 pontos e caiu.

Finalmente, no ano passado, o Internacional, grande campeão gaúcho, caiu com 43 pontos.

Portanto, aos 47 pontos, indicam a matemática e o passado, o time estará livre da triste viagem pelos campos às vezes minados da Série B.

Essa é a missão do Tricolor paulista.

0 TRANSPARENTE…16585971…

…098735241283044…

Por falar em números, lá no alto da tabela, em folgada e binocular distância, está o Corinthians com 47 pontos, 9 a mais que o Grêmio, segundo colocado.

Mas não é só em pontos que a campanha corintiana se destaca.

Vitórias – O Timão tem 14 vitórias nesse primeiro turno, contra 12 do vice Grêmio;

Número de gols – Foram 32 gols marcados até agora, mas fica em 2º lugar porque o Grêmio marcou 35. Só que os gaúchos levaram 18 gols, com saldo positivo de 17; o Timão levou apenas 9 gols, tem saldo de 23.

Gols tomados – É corintiana a defesa que levou menos gols, 8, seguida do Santos que levou 13.

Artilheiro – Também é de Itaquera quem mais marcou gols no Brasileirão: Jô, 11, seguido de Henrique Dourado, do Fluminense, 10 gols.

Invicto – O Corinthians está há 19 jogos sem perder; seu mais perto perseguidor é o Santos que ficou 9 jogos sem conhecer derrota.

Público – A Fiel foi a que mais compareceu nos estádios em jogos de mando de seu time: média de 37.918 pagantes com público total de 379.177. Em segundo, vem o Palmeiras com média de 33.065 e público total de 297.585

São números impressionantes.

Outros
Números

Na Série B, quem lidera? Quem? Quem?

O América mineiro, o meu Coelho forte.

COELHO DO America_MGTerminou o primeiro turno com 36 pontos ganhos conquistados em 10 vitórias, 6 empates, 3 derrotas. Marcou 26 gols e sofreu 14, com o saldo positivo de 12 pontos. Aproveitamento total: 63.2%

Em 2º lugar, em o valoroso Internacional com 33 pontos, 9 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Marcou 24 gols e sofreu 13, saldo positivo de 12 e aproveitamento total de 57,9%

Mais
números

chove-dinheiro

Mais de um bilhão de reais foram envolvidos na miliardária transferência de Neymar para o Paris Saint Germain.

O garoto vai receber a módica quantia de 9 milhões de reais por mês – uma boa megasena todo mês.

Somam-se ainda outros benefícios e bônus por títulos alcançados, número de gols marcados e muito mais. Parece, entretanto, que ele não ganhará vale transporte.

Dizem as más línguas que assim que esses astronômicos números foram divulgados, Neymar recebeu a seguinte mensagem de La Marquezine;

“Oi, sumido”.

Veja os gols do
Fantástico

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

About

Brickmann & Associados Comunicação - B&A / Tel. (11) 3885-6656 / www. brickmann.com.br / E-mail: contato@chumbogordo.com.br / Twitter: twitter.com/ChumboGordo / Facebook: facebook.com/chumbogordo

2 Comments

  • roberto de moura silveira

    07/08/2017 - 20:51

    São Paulo produzir tudo isso de ponto, depois da “pelada” de ontem! Impossível. Já caiu. Para o meu sofrimento.

  • Clóvis Costa

    09/08/2017 - 12:01

    A missão do tricolor paulista, pelo futebol até agora apresentado , a princípio não parece muito fácil como alguns alegam .
    Concordo , exceto se o sobrenatural de Almeida atuar ,mas como sei q é tricolor carioca ,não atuará com certeza. Salve-se quem puder.
    Abraços,
    Clóvis Costa

Leave a comment

Your email address will not be published.