Assim falou Zaratustra. Coluna Mário Marinho

Assim falou Zaratustra

COLUNA MÁRIO MARINHO

Mil anos passarão, mas não será esquecido, de Jô, o gol de mão.

No café da manhã na padaria, nesta segunda-feira, não se falava de outra coisa.

Jô deveria ou não ter acusado que a bola bateu em seu braço?

Foi inevitável fazer comparação com o gesto do zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, quando no jogo contra o Corinthians, o juiz deu cartão amarelo injustamente para Jô e, prontamente, Rodrigo Caio se apresentou ao juiz dizendo que fora ele, o zagueiro, quem trombara com o goleiro.

Imediatamente, o juiz anulou o cartão dado ao jogador corintiano.

Não deveria Jô ter feito a mesma coisa?

Dentro de um plano ideal de vida e de comportamento, eu acho que sim, muito embora considere a comparação fora de propósito.

São dois lances diferentes, com gravidades absolutamente distintas.

O futebol é extremamente apaixonante, extremamente emocional.

A racionalização do futebol é como a justiça perfeita: trata-se de uma meta a ser alcançada; uma meta a ser perseguida. Vamos alcançá-la? Duvido, mas não podemos nunca deixar de tentar.

Gostaria de salvar aqui a atuação daquele auxiliar que fica ali na linha de fundo e que está sendo chamado de “Vigia”. O lance visto na câmara lateral, que é exatamente a visão do Vigia, mostra que a trave atrapalhou a visão dele.

Apenas como ilustração, segue uma coletânea se 10 gols feitos com a mão. Alguns, com tremenda cara de pau; outros inesquecíveis, como aquele da “mano de Diós” de Maradona, na Copa do Mundo de 1986.

Uma boa diversão.

https://youtu.be/bpAPbiEWHI4

Briga
lá em baixo

O São Paulo, finalmente, conseguiu ótima vitória em sua luta para deixar a pegajosa zona do rebaixamento: 2 a 1 contra o Vitória, lá em Salvador.

Foi resultado sofrido. Tão sofrido que faltando alguns minutos para o jogo terminar, jogadores reservas e comissão técnica pulavam e acenavam freneticamente à beira do gramado para que o juiz terminasse o jogo.

E quando veio o apito salvador, a comemoração foi digna de final de copa do mundo.

Mas, entende-se. Afinal, a situação na tabela não era nada favorável e o retrospectos os último jogos não era nada animador.

Some-se a isso o fato de o Vitória ser um adversário direto na luta da fuga do rebaixamento.

O São Paulo ainda está entre os quatro que caem. Porém, essa vitória pode ser um divisor de águas.

É possível que o Tricolor tenha atravessado o seu Rubicon.

Viagem
à Série B

A briga na segunda divisão continua forte e totalmente indefinida.

O líder é o Internacional que tem 45 pontos ganhos em 24 jogos. São 13 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. Já marcou 38 gols e sofreu 18.

Em segundo lugar vem o América-MG do meu coração também com bons números: nos mesmos 24 jogos, somou 45 pontos, com 12 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas.

O terceiro e o quarto lugares são ocupados pelo Vila Nova de Goiás (42 pontos) e o Paraná (40).

Qualquer vacilo pode ser fatal.

Veja os gols do Fantástico

https://youtu.be/T_cnmu60xlo

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter