A fumaça pós-eleitoral, os afundados, e os apoios mais rápidos do Oeste

Poucas vezes que me lembre um partido saiu, no sentido literal da palavra, tão partido como o PSDB. E desvalorizado, boa parte de seus componentes negando e traindo os princípios que, teoricamente, defendiam. Alles kaputt, os poucos coerentes que restaram melhor farão se saírem e fundarem outro, esse afundou.

 

Sonho de uma noite de outono: “Ah, se fosse possível #Elesnão”. Entre um e outro, não voto em um e nem no outro.

 

Alguém acredita, acho que nem ele mesmo, no que disse “Luladdad”na entrevista de ontem (8) ao Jornal Nacional quando disse que reformulou seu ponto de vista sobre uma Constituinte e que José Dirceu, aquele que disse  que era “questão de tempo para o PT tomar o poder”, não participa da campanha? E o “capitão” bolsonaro batendo no general mourão, seu vice? Quebra de hierarquia!

 

Trecho de artigo na Folha de S.Paulo (9): “O problema é que o “politicamente correto” tem resultados desastrosos no longo prazo. Isso se deve a uma reação emocional dos eleitores: cansados das restrições impostas pelos sacerdotes do “politicamente correto”, os indivíduos reclamam a sua liberdade e votam no candidato que nunca se submeteu aos ditames da polidez. Mesmo que esse voto seja contrário aos melhores interesses da democracia.

Por outras palavras: Donald Trump não foi eleito apesar dos seus defeitos. Ele foi eleito por causa deles. Quando o presidente americano afirmava, com típica soberba, que podia matar qualquer pessoa na 5ª Avenida e ser eleito na mesma, ele não exagerava.

Aliás, podemos dizer mais: quanto maiores os defeitos, maior o apoio. Isso explica o motivo por que Trump, depois de eleito, não adotou uma postura mais “presidencial”.

Essa metamorfose seria o suicídio de uma carreira triunfal. Seria tão absurdo como Coutinho (o jogador de futebol, não eu) dar um tiro no próprio pé.

Mas não é apenas o “politicamente correto” que leva muitos eleitores a experimentar o cheiro de napalm pela manhã. Desconfio que a “sinalização da virtude” também tem um papel relevante.”. Para quem quiser ler todo, “O cheiro de napalm pela manhã”, https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2018/10/o-cheiro-de-napalm-pela-manha.shtml

 (CACALO KFOURI)

 

                                                          **************

No YouTube

Imperdível, no Last Week Tonight, John Oliver, comediante inglês radicado nos EUA, fala sobre as eleições de 2014 no Brasil:

                                                         ***************

Ontem

 

 

Obs.: – O nome é capicua, um “palíndromo numeral”.

 

                                                           ***************

No Facebook

“Quando discutimos o conceito de EBC, que depois foi criada por lei, tínhamos como referência a BBC. Lá ninguém se mete a besta, principalmente o governo. Seus princípios são claros e respeitados e já teve até suicídio de ministro por causa disso.
O conceito da EBC mirava esse caráter, coisa nova no Brasil. A subordinação ao governo federal foi tolerada para que a novidade tivesse proteção. Mas não evoluímos. Chegaram a criar uma porta rotativa com a Comunicação do governo federal e ficavam atravessando pra lá e pra cá – diretores, assessores…- pra quebrar galhos das conveniências políticas. O profissionais competentes e engajados tiveram pouco ou nenhum espaço. E aí não se conseguiu construir caráter nem conquistar relevância. Se alguém estiver preocupado em salvar a EBC do desmonte,  que leve isso em conta. Temos que saber responder honestamente pra que existe a EBC.”

Obs.: – Trabalhei com o autor do texto, comandou a equipe que elaborou novo Manual de Jornalismo da empresa e fui um dos participantes. Infelizmente, a EBC foi aparelhada para fazer campanha para Dilma e, depois de sua queda, ficou pior ainda, pessoas sem capacidade assumiram a presidência da empresa e que, por sua vez, nomearam gente sem competência para ocupar postos-chave. Respondendo ao autor: ou se retoma o projeto de Eugênio Bucci ou é melhor acabar com a EBC.

                                                  ***************

No JovemPan

 Para vencer 2º turno, Doria admite busca por apoio de Skaf, mas principalmente de seus eleitores

 Obs.: – Existe uma regra em matemática que diz que “se A é igual a C e B é igual a C, então A e B são iguais. É o caso, se merecem, não será estranho se o escafedido apoiar o “coisinho”.

 

                                                            **************

No UOL

 Mara Gabrilli diz que nunca apoiará PT, mas espera “melhora” de Bolsonaro

 Obs.: – Começou… Pelo jeitão, até o dia 28 não escapará um.

 PSL elege 52 deputados federais e terá 2ª maior bancada; PT lidera

 Obs.: – Isto significa que qualquer que seja o eleito não conseguirá governar sem fazer alianças, em geral, escusas.

 Senado americano em guerra após indicação de Kavanaugh

 Obs.: – Complicado, complicado, o FBI investigou o caso e não encontrou o que chamou de terceira via que confirmasse a denúncia de abuso sexual feita por  Christine Blasey Ford. Não é a primeira vez que um suspeito de comportamento inadequado é nomeado juiz da Suprema Corte, Anita Hill declarou que  Clarence Thomas, indicado por George W. Bush  em 1990, tinha feito comentários de natureza sexual, o que ela considerou assédio sexual. O juiz foi nomeado em 1991. As duas indicações e nomeações aconteceram sob presidentes republicanos, mas é a primeira vez que ocorre sob um “machista” da pior espécie.

 

Após eleição, dólar cai a R$ 3,766, menor valor em 2 meses; Bolsa sobe 4,6%

 

Obs.: – Certos candidatos não têm a exclusividade no “abjetismo”, o tal do mercado faz companhia a eles.

 

Haddad diz que convidará Bolsonaro para assinar “protocolo ético”

Obs.: – O boneco de ventríloquo ignora que bolsonaro não sabe o que é ética ou está querendo ser o “Haddadinho paz e amor”?

Bolsonaro rebate Haddad sobre carta compromisso e o chama de “canalha”

Obs.: – Taí um adjetivo que Haddad não merece nem com muito esforço.

                                                          ***************

No Universa

 

“Saio com homens que conheço em sites e aplicativos. E meu marido sabe”

 Mais que um ouvinte dos relatos pós-aventuras, é ele quem ajuda a esposa a criar as contas, sugere as fotos mais provocantes (sempre sem mostrar o rosto) e dá dicas de segurança quando ela sai sozinha.

 Obs.: – São os deste tipo que chamam de corno manso? Ou é o tal do casamento aberto? Eu, hein?

                                                          ***************

Na Folha

 Kim Kataguiri anunciará candidatura à presidência da Câmara

 Obs.: – Miséria pouca é bobagem, a Câmara vai virar o Armagedom. Evangélicos, uni-vos, será um prato cheio para pregações!

 

São Paulo elege palhaço, general, príncipe e ator pornô

 

Obs.: – As pessoas elegem “issos” e depois reclamam da política. Vai entender…

 

Publicitário ataca nordestinos por votação e é suspenso de agência

 

No Instagram, diretor da Africa postou que região vota no PT e ‘vem pro Sudeste procurar emprego’

Obs.: – Típico eleitor de bolsonaro, “educado”e preconceituoso, sinal de que estudo, muitas vezes, não dá bom senso a ninguém.

 

                                                          ***************

No Estadão conteúdo

 

Vice de Alckmin, Ana Amélia declara apoio a Bolsonaro no 2º turno

 Obs.: – Alckmin, que triste fim. Viu no que dá fazer alianças espúrias?

 

Por traição, diretório do PSDB expulsa Goldman, Saulo e mais 15

 

PSDB nacional critica diretório municipal e recusa expulsão de Goldman

 

Obs.: – Ingenuidade minha, pensei que traição ao partido fosse apoiar bolsonaro e que o traidor-mor fosse o “coisinho”, vulgo doria.

 

                                                         ***************

No Estadão

Amoêdo elogia ideias liberais de Guedes

Candidato derrotado do Novo diz que propostas do assessor econômico de Bolsonaro ‘se assemelham’ às pautas defendidas pelo partido

Obs.: – Novo??? Mais velho impossível… Que “amoêdo”!

IC vê falha de instalação em vidros na raia da USP

Quebras são investigadas; laudo ainda lista problemas de transporte e armazenamento

Obs.: – O Mirando, tempos atrás, citou a possibilidade de haverem esquecido de fazer juntas de dilatação.

Promotoria denuncia 3 por morte de PM

 Após o início das buscas pela desaparecida, Juliane foi levada para o porta-malas de um carro e executada com um tiro à queima(-)(*)roupa na cabeça.

(*) Cara-pálida, elimine o hífen que o jornal, inexplicavelmente, passou a usar em assembleia geral – não tem – e ponha em queima-roupa, que tem.

Coluna do Estadão

PT vai cobrar do TSE ação contra fake news

Só agora. Apesar de reclamar da inatividade do tribunal hoje, em junho o PT se recusou a assinar termo de compromisso proposto por Luiz Fux contra fake news.

Obs.: – Eta turminha pândega. Não assinou o documento da ONU e quis interferência de uma comissãozinha nas eleições. Agora, não assina o pacto e cobra o TSE. Oportunistas, né mermo?

Direto da Fonte

Câmara terá ao menos 13 partidos pegos na cláusula de barreira

Em 2019, a Câmara terá ao menos 13 partidos pegos na cláusula de barreira – ou seja, que não terão tempo de TV nem verba do fundo partidário. São eles: Rede, PC do B, PPS, PSC, PV, Avante, PHS, Patriotas, PRP, PMN, PTC, DC e PPL.

O PRTB, de Levy Fidelix, nem precisou de barreira: não elegeu ninguém.

Obs.: – Finalmente uma boa notícia!

                                                     ***************

No Blog do Ancelmo (Gois)

Filha do técnico Cuca republica mensagem preconceituosa contra nordestinos

Obs.: – É a lelé da cuca…

                                                     ***************

1 thought on “A fumaça pós-eleitoral, os afundados, e os apoios mais rápidos do Oeste

  1. “canalha”
    “Obs.: – Taí um adjetivo que Haddad não merece nem com muito esforço.”
    Taí uma observação que eu não entendi, nem com muito esforço! “NÃO MERECE”?, Cacalo??? “Que é isso?, companheiro!” – Diz-me com quem… etc, etc, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter