inimigo - ansiedade

Sintomas de estresse, ansiedade ou depressão. Por Meraldo Zisman

SINTOMAS DE ESTRESSE, ANSIEDADE OU DEPRESSÃO

(Coronavírus)

MERALDO ZISMAN

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo.

Conforme o levantamento da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. E esse levantamento não inclui o recente aumento dos casos de ansiedades no nosso país, a partir de março do ano passado, quando a OMS declarou o estado de pandemia.

Pandemia é declarada quando qualquer epidemia de doença infecciosa contagia a população de uma grande região geográfica, como um continente ou até mesmo todo o mundo. Em apenas alguns meses a doença se espalhou pelo mundo de forma exponencial, em parte devido à demora dessa organização, responsável pela saúde mundial, em decretar o estado de Pandemia. Neste artigo tratarei apenas de como essa decretação pode atacar e perturbar a saúde mental.

Precisamos estar cientes do fato de que o coronavírus pode afetar psicologicamente. Destaco que uma parte dos indivíduos que sobrevivem à infecção pode apresentar distúrbios do sistema psíquico como parte da infecção pelo COVID-19. Os estudos mostram que menos da metade dos pacientes hospitalizados por COVID-19 grave apresentam sinais de ansiedade mais ou menos intensa. Mas as que a mostram podem vir a ser afetadas por algum ou vários dos seguintes motivos, que devem ser evitados:

1.    Além da tensão causada pela epidemia, aqueles que assistem os noticiosos oficiais e sociais sofrem um aumento na sua ansiedade ao ver notícias sobre os danos causados pelo coronavírus. Evite assistir, ler ou ouvir notícias relacionadas ao tema.

2.    Procure informações apenas para se proteger ou para se atualizar, de tempos em tempos. Ver notícias diariamente ou a todo momento pode provocar maiores preocupações.

3.    Foque também nos fatos provenientes de sites oficiais e jornais com credibilidade de modo a fugir das “fake news” (notícias falsas).

4.     É importante estar bem informado e cuidar da saúde mental para não se estressar. Evite ler ou ver notícias que causem estresse. É fundamental saber filtrar as informações recebidas, atentando para a qualidade e veracidade delas. Fuja também do bombardeio de notícias ruins ou desfavoráveis o tempo todo.

5.     Durante períodos de crise ou quarentena, idosos, principalmente aqueles com idade mais atacante ou com demência, podem ficar mais agitados, ansiosos, brabos ou estressados.

6. É, portanto, importante receber apoio emocional através de familiares ou profissionais. Converse e mantenha contato com as crianças. Se a criança tem dúvidas sobre o novo coronavírus, esclarecê-las pode aliviar a ansiedade e manter uma comunicação honesta. Em tempos de crise, crianças observam o comportamento e emoções dos pais para entender como lidar com seus próprios sentimentos.

7.    Compartilhe fatos positivos. Procure amplificar vozes, imagens e histórias positivas. Compartilhe a experiência de pessoas que se recuperaram do novo coronavírus (COVID-19) ou de quem ajudou uma pessoa próxima a se recuperar.

Então, nesse cenário, para evitar a ansiedade decorrente de ficar preso na própria residência, saia de casa (não esquecendo dos cuidados decretados), nem que seja só para melhorar a ansiedade. Agora, com esta nova guerra das vacinas, as ansiedades estão aumentando e suas sequelas podem vir a ser mais danosas do que a pandemia que estamos vivendo. Isso, sem falar nos efeitos da polarização política entre brasileiros.

Vale recordar que o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (T.E.P.T.) continua a ser sentido pelos que estão severamente ansiosos por meses ou mesmo anos após o evento, contraindo ou não a doença. A psiquê humana age como uma divindade que representa a personificação da alma.

Pesquisa realizada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) nos meses de maio, junho e julho de 2020 revela um aumento da ansiedade entre brasileiros durante a pandemia, indicando que 80% da população daquele estado tornou-se mais ansiosa. Nessa pesquisa foram consultadas 1.996 pessoas maiores de 18 anos e seus resultados permitem afirmar que neste período de pandemia as pessoas desenvolveram ou aumentaram – quem já tinha – sintomas de estresse, ansiedade ou depressão.

Cuidem-se…

ANSIEDADE

____________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter